Em outubro, o VI Encontro Mestre & Aprendiz, projeto promovido pela Tapera das Artes, terá como tema “A Expressão da Música Instrumental Brasileira na Linguagem de Nema Antunes e Roberto Sion”. O evento contará com a participação dos renomados músicos, que irão conduzir workshops e apresentações em uma residência artística envolvendo diversas formações musicais de 14 a 17 de outubro.

O VI Encontro Mestre & Aprendiz está em sua terceira etapa e é uma oportunidade para o desenvolvimento técnico e artístico dos jovens atendidos pela Tapera das Artes, fortalecendo a música instrumental no Ceará. “A programação deste mês promete explorar a multiplicidade de estilos e formações que fazem parte da carreira de Roberto Sion, natural de Santos (SP) e Nema Antunes, mineiro radicado em Brasília (DF),  destacando suas contribuições ao cenário musical brasileiro”, pontua Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

A Banda de Música Municipal de Aquiraz Virgílio Coelho, a Camerata LAR (SP), o Quinteto de Cordas Tapera das Artes, a Camerata Tapera das Artes, a Aquiraz Big Band e a Orquestra Popular de Repertório estarão entre os grupos participantes, com a direção artístico-pedagógica e regência de Ênio Antunes, além de arranjos e regência de Willian Ciriaco.

Durante os encontros, os músicos Nema Antunes, no contrabaixo, e Roberto Sion, no saxofone e regência, atuarão como mestres convidados e vão compartilhar suas experiências com os participantes, integrando as diferentes formações musicais. O evento busca promover o intercâmbio entre músicos experientes e jovens talentos, além de explorar as diversas vertentes da música instrumental brasileira.

Para o evento Mestre & Aprendiz, Sion selecionou um repertório diversificado que reflete sua ampla atuação como músico e compositor, como a peça solo “Canto Triste”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, a peça para saxofone e contrabaixo “Chorinho Para Keith”, de Roberto Sion, já para Big Band, a escolha foi Palpite Infeliz, de Noel Rosa.  Para Big Band e Orquestra Sinfônica, destaca-se Rio Amazonas, de Dori Caymmi; Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque; e Chico & Adelermo, de Roberto Sion.

O encerramento da terceira etapa da edição deste ano será marcado pelo concerto “A Expressão da Música Instrumental Brasileira na Linguagem de Nema Antunes e Roberto Sion”, programado para o dia 17 de outubro, às 19h, no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz, com entrada gratuita.

O Encontro Mestre & Aprendiz pretende impactar diretamente cerca de seis mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e educadores, reafirmando a música como um instrumento essencial para o desenvolvimento cultural da região.

O projeto é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e empresas como Fresenius Kabi, ENEL, M Dias Branco, Azul, Beach Park, Grupo Fornecedora, Benel, Norsal, Freitas Varejo, Roca, Avine, Grupo Marquise, Acal, Ecofor, Grupo FAN, GNR Fortaleza, Petrorecôncavo, Cerbras e Casa Freitas.

Residência Artística

O evento “Mestre & Aprendiz” na Tapera das Artes receberá 16 alunos e quatro professores do Lar da Bênção Divina, instituição parceira do Programa Voz no Olhar, com sede em São Paulo. A Camerata do Lar, formada por jovens atendidos pelo projeto, será residente do evento, participando de trocas com mestres e alunos, além de um concerto. O Lar, fundado em 1956, atua em projetos de educação e cultura para crianças e adolescentes, promovendo a inclusão social.

“Nossa participação no Mestre & Aprendiz será como residentes, e a expectativa entre os alunos músicos é enorme. Todos estão ansiosos pela oportunidade e têm se dedicado intensamente ao estudo do repertório, buscando se superar e aproveitar ao máximo o aprendizado oferecido ao longo do projeto”, afirma Fernanda Lancellotti, Presidente da Associação Lar da Bênção Divina.

 

Saiba Mais

A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens há 41 anos. A instituição desenvolve um trabalho modelo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, atendendo aproximadamente 2.500 pessoas em 14 ateliês de artes. Para isso, emprega uma metodologia específica para promover a arte, em colaboração com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda. Além disso, as iniciativas proporcionam oportunidades de profissionalização para os jovens envolvidos.

Sion

Com uma trajetória musical ampla, Sion é reconhecido como saxofonista, flautista, clarinetista, compositor, arranjador, maestro e professor. Iniciou sua formação musical aos cinco anos no piano, evoluindo para o clarinete e saxofone aos 14. Estudou solfejo, harmonia, canto coral e regência no Conservatório Lavignac. Aos 25, formou-se em Psicologia, ingressou na Berklee School of Music e estudou saxofone com mestres como Joseph Viola. Sion integrou importantes turnês internacionais, incluindo apresentações ao lado de Vinicius de Moraes, Toquinho e Antonio Carlos Jobim. Ao retornar ao Brasil, fundou a Orquestra Jovem Tom Jobim, onde foi maestro até 2014, e atualmente é regente da Big Band do Projeto Música Cidadania, em Atibaia (SP).

Nema Antunes

Nema Antunes é um contrabaixista brasileiro reconhecido por sua versatilidade na música instrumental e popular. Ao longo de sua carreira, tocou com grandes nomes como João Bosco, Rosa Passos, Ivan Lins, Toquinho e Dori Caymmi. Com habilidade no contrabaixo acústico e elétrico, transita por estilos como samba, bossa nova, jazz e MPB. Além de músico de apoio, é arranjador e diretor musical, contribuindo em inúmeros álbuns e turnês. Sua trajetória inclui colaborações internacionais, disseminando a música brasileira pelo mundo e consolidando-se como um dos principais contrabaixistas de sua geração.

 

Ênio Antunes

Referência de um dos mais significativos intérpretes da música brasileira camerística e sinfônica interagindo com um conjunto de compositores brasileiros e do exterior, com prêmios nacionais e internacionais. Autor de trabalhos para a educação musical do público Infanto-Juvenil, como “Arte do Som-escola e estilos”, “Pulso Integral de casa para a escola…, pra vida!”, “Método alla Corda”, entre outros. Violinista e maestro convidado em festivais e seminários no Brasil e exterior, representando a música brasileira. Criador da Sinfonietta Tapera das Artes, Aquiraz Big Band, Camerata Tapera das Artes e Orquestra Popular de Repertório.  Suas produções incluem o CD “João Carlos Martins – PAIXÕES” pela gravadora Atração Fonográfica, bem como 24 Programas de TV no canal do Youtube, realizado pela TVCE. Interagiu com vários mestres-artistas do Brasil e exterior no Encontro Mestre & Aprendiz desenvolvido na Tapera das Artes.