O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciou no último domingo (5), com as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação. No próximo dia 12, a prova continua com Ciências da Natureza e Matemática. Para garantir um bom êxito neste concurso que garante vaga em universidades públicas e privadas de todo o Brasil, a professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Karen Crisostomo, dá dicas de como manter o equilíbrio mental e organização durante a resolução das questões.

1. Mantenha-se relaxado nos dias que antecedem a prova

Nos dias que antecedem o Enem e no intervalo entre as duas provas, segundo Karen, é de fundamental importância que o estudante utilize seu tempo para descansar. Mesmo que muitas pessoas achem que precisam revisar o conteúdo, a psicóloga defende que é necessário compreender que o processamento das informações já foi realizado ao longo de todo o ano letivo de estudos.

“A importância do descanso se deve ao fato de que seu corpo e sua mente precisam estar conectados, para assim conseguir acessar os conhecimentos adquiridos. É ideal assistir a um filme, escutar as músicas preferidas e encontrar com pessoas que passam segurança. Importante também não esquecer do sono durante os dias que antecedem as provas e principalmente no dia anterior. Mente descansada, memória a todo vapor”, indicou a professora.

2. Caso o nervosismo apareça, escute seu corpo e respire fundo

Conhecer como funciona a prova ajudará a reduzir o nervosismo: tempo de duração, quantidade e formato das questões. Karen explica que o nervosismo geralmente vem devido a inseguranças e ansiedades frente ao possível resultado.

“Em um momento de nervosismo, seu corpo pode acreditar que esteja em perigo real, ou seja, sinais físicos como sudorese, respiração mais espaçada, podem aparecer. Por isso, nessa situação, o ideal é soltar a caneta, perceber como está sua respiração, e inspirar e expirar quantas vezes for preciso, até seu corpo se acalmar novamente. Escutar seu corpo é a solução mais adequada”, defendeu a psicóloga.

3. Comece pelos conteúdos que percebe ter mais facilidade

O tempo do Enem segue as regras contidas no Edital, por isso é importante que o candidato vá até o local de prova já sabendo disso. Todas as questões são objetivas, sendo assim, seguem o mesmo formato: leitura dos textos de apoio e depois análise dos itens.

“Caso você perceba que tem mais facilidade com um conteúdo, busque começar por ele. Tendo essa facilidade, poderá acabar primeiro e dedicar maior tempo aos conteúdos que para você são mais complexos. Essa dica também vale para as questões nas quais você percebe que compreendeu rapidamente o texto de apoio e o enunciado. Nesses casos, pode partir logo para a análise dos itens”, indicou Karen.