Em sua primeira edição, o Conecta reuniu gestores de grandes empresas e estudantes para discutir temas relevantes ao mundo dos negócios no Hoots Gastropub.

 

No primeiro momento do evento, os estudantes puderam conversar, de forma informal, com professores e representantes do meio empresarial.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência enriquecedora de integração e aprendizado aos alunos, a Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz -, promoveu a primeira edição do Conecta. O evento, realizado na última terça-feira (28), no Hoots Gastropub, é uma ação do Programa de Mentoria do bacharelado em Negócios, voltado para os alunos mentorados, com a presença de líderes empresariais e mentores da universidade, promovendo uma interação dinâmica entre todos os participantes.

 

“Pensamos esse evento porque vínhamos sentindo cada vez mais a necessidade de aproximar o mercado desses alunos e essa rede de networking, por isso o nome Conecta, afinal a ideia é promover conexões. Esse evento é um encontro das quatro turmas de mentoria, de culminância das disciplinas. A ideia é que ele faça parte do calendário semestral do curso, para conectar essas pontas”, detalha Josimar Costa, coordenador do curso de Negócios.

 

O evento contou com um primeiro momento em que os participantes foram divididos em grupos e direcionados para mesas compostas por um professor da Unifor (líder de integração), responsável por conduzir a conversa, e por uma liderança empresarial. Participarão dessa dinâmica, Rômulo Bezerra, superintendente de TI da Unimed Fortaleza; Edson Ferreira, diretor-geral do Grupo Cidade de Comunicação; Carlos Mororó, CEO do Grupo Camarmo; Wagner Barbosa, sócio-proprietário da rede de escolas de oratória VOX2YOU; Janete Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Ceará (ABRH-CE); além de João André Teixeira, executivo global, consultor em inovação, autor e consultor em gestão humanística, com vasta carreira como executivo e CEO de empresas em seis continentes.

 

O superintendente de TI da Unimed Fortaleza destacou a satisfação de participar da iniciativa e contribuir com sua vivência de mais de 30 anos no mercado da tecnologia. “Eu particularmente gosto de trocar ideias com as gerações mais novas, em especial sobre a questão da inovação, de novas ideias e passar um pouco da minha experiência, especialmente da parte corporativa, para os alunos que estão começando. Acho esses momentos extremamente importantes e é gratificante poder participar disso, poder contribuir”, afirmou.

 

Caio Cavaletti, estudante do primeiro semestre, que, desde o início, o curso trabalha importantes competências exigidas pelo mercado de trabalho atualmente e que o Conecta é uma oportunidade para desenvolver algumas dessas “skills” como o networking e a oratória. Aluna do 4º semestre, Nikole Aguiar também celebrou a oportunidade oferecida pelo Conecta. “Achei muito interessante, acho que é bem importante esse tipo de encontro, principalmente para um curso como esse em que é bastante importante o networking, tanto da gente com os próprios alunos, quanto com os professores e líderes que já têm mais conhecimento, só tem a agregar à nossa formação e preparação para o mercado”, sublinhou.

“Fiquei feliz por ter essa oportunidade, porque pudemos nos conectar com empresários e também com professores que têm muitas experiências para agregar. Na sala de aula a gente até tem vontade de conversar mais com os professores para entender melhor as experiências deles, e eu acho que ter um espaço assim para a gente, para interagir todo mundo é muito bom, é um diferencial do curso que tem muito a agregar para a gente que está se preparando para o mercado de trabalho” – Caio Cavaletti, aluno do 1º semestre do curso de Negócios

 

No segundo momento do evento, todos os grupos foram convidados a participar de talk-show com o empresário Abelardo Queiroz acerca da sua trajetória profissional e carreira como empreendedor. Abelardo agradeceu a participação no evento e elogiou a iniciativa do curso.

 

“Fiquei muito feliz com o convite, achei a ideia do evento bem diferente. Esse momento inicial das mesas, com bastante gente conversando, acho que quebra um gelo da turma e vai gerando um know-how antecipado, alguns já têm isso por natureza, outros que são mais tímidos vão aprendendo. Estou aqui para uma troca. Quero entender o que eles buscam, escutar as perguntas, mais do que sair falando, estou aqui para entender qual é a necessidade deles e, dado minha experiência, poder ajudar ou direcionar por alguma vivência que já tive”, reforçou na ocasião antes de iniciar o bate-papo, que foi conduzido pelos mentores do Programa e idealizadores do Conecta, Ana Cristina BarrosJoão Batista BarrosHercília Correia e Marcelo Pinheiro.

 

Sobre o Programa de Mentoria

 

O Programa de Mentoria é um diferencial do curso e atua com base no desenvolvimento de habilidades importantes para o profissional da área de negócios. Essas competências, conforme Ana Cristina Barros, coordenadora e mentora do Programa, estão alinhadas com o que é preconizado  no Fórum Econômico Mundial e se exige dos profissionais de sucesso hoje em dia.

 

“O programa é dividido em quatro etapas: a júnior, pleno, sênior e master, durante os três anos do curso. Em cada uma dessas etapas, mentoramos os alunos nas suas carreiras, seja para empreendedorismo ou para serem líderes nas empresas, reforçando algumas competências. Neste semestre, estamos trabalhando quatro competências: storytelling, empatia, networking e oratória”, detalha Ana Cristina.

Além dos monitores, contribuíram com o evento outros professores do curso de Negócios, bem como o coordenador, Josimar Costa.

A coordenadora explica que as competências são trabalhadas em todas as atividades do programa, que contempla também mentorias individuais. Além disso, a partir desses momentos individualizados, os mentores elaboram com os alunos um plano de desenvolvimento individual. O Conecta, segundo ela, é uma iniciativa relacionada à competência “networking”, em que os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos com executivos de empresas locais e internacionais.

 

Sobre Abelardo Rocha

 

Abelardo Rocha é graduado em Ciências Econômicas pela Unifor, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Finanças pela COPPEAD/UFRJ, e cursos de formação complementar de Conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e em Finanças pela Fundação Dom Cabral (FDC). Iniciou sua carreira participando de programas de trainee em comércio exterior e planejamento financeiro, logo após, acumulou vasta experiência como coordenador do projeto INDG, quando implementou o modelo de gestão matricial GMR/GMD na Esmaltec, onde posteriormente foi gerente administrativo e financeiro.

 

Em 2010, assumiu a Diretoria Financeira, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação do Grupo Edson Queiroz (GEQ), e foi responsável pelos projetos de implementação do ERP (EBS Oracle) e implementação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Apoiou a reestruturação e evolução do processo de governança do GEQ. Em 2017, assumiu a Presidência do GEQ, reportando-se diretamente ao Conselho de Administração, onde conduziu a aquisição da divisão de águas da Nestlé no Brasil pela Minalba e aquisição de parte da Liquigás no consórcio Itaúsa e Copagaz. Em 2021, fez a transição da presidência do GEQ para a gestão de mercado e atualmente atua como empreendedor.

 

Quer cursar Negócios na Unifor?

 

Com duração de três (3) anos, o bacharelado em Negócios da Unifor é voltado para quem deseja obter experiências de gestão que fomentam a autonomia do profissional e as habilidades para o trabalho colaborativo focado em resultados e orientado a prover soluções para a sociedade pautadas no empreendedorismo e inovação.

 

Ao longo da graduação, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências socioemocionais e humanísticas que habilitem à tomada de decisões assertivas, orientadas por dados, com empatia, comunicação efetiva de forma gráfica, oral e escrita, emprego de análise de ambiente externo e interno, apoio de inteligência humana e artificial, mitigação de riscos sociais, ambientais e econômicos.

 

A Unifor está com processo seletivo aberto para ingresso no semestre 2024.2. Como forma de ingresso, o candidato pode optar por utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Unifor, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação. Para mais informações, consultar o edital.

 

Inscreva-se aqui!