A Mostra “As Mil Noites – O Cinema de Paula Gaitán” segue em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza até domingo (23), com acesso gratuito.
O evento reúne longas, curtas e médias-metragens, videoclipes e a videoinstalação inédita “Duas Beiras”, disponível para visitação no Foyer Superior do espaço, das 10h30 às 20h (terça a sábado) e das 12h30 às 18h (domingos e feriados). A programação completa pode ser conferida no site da CAIXA Cultural e no perfil @caixaculturalfortaleza.
Com curadoria de Ava Rocha, o público tem a oportunidade de conhecer a obra de Paula Gaitán, cineasta cuja carreira é marcada por uma profunda investigação das relações entre imagem e som, sendo um dos principais nomes do cinema brasileiro e latino-americano contemporâneo.
Entre os destaques da Mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán estão “Uaka” (1988), primeiro longa-metragem de Gaitán, filmado na aldeia Kamayurá, no Alto Xingu; “Exilados do Vulcão” (2013), vencedor do Festival de Brasília; e o épico “Luz nos Trópicos” (2020), exibido no Festival de Berlim e premiado no Olhar de Cinema. Este filme terá sessão com acessibilidade na sexta-feira (21), às 15h.
Após a temporada em Fortaleza, a Mostra seguirá para a CAIXA Cultural Rio de Janeiro, onde permanecerá de 6 a 16 de março de 2025.
Sobre a cineasta
Paula Gaitán é um dos nomes mais marcantes do cinema experimental contemporâneo. Nascida em Paris, na França, em 1952, filha de pai colombiano e mãe brasileira, passou parte da sua infância e adolescência na Colômbia, onde estudou artes visuais e filosofia, e em 1975 decidiu morar no Brasil e reside em São Paulo. Sua trajetória no cinema começou em 1987, com a direção de seu primeiro longa-metragem, “Uaka”. Desde então, construiu uma filmografia extensa e diversificada, que inclui 10 longas-metragens, inúmeros curtas, séries televisivas e instalações. Entre seus trabalhos de destaque estão “Diário de Sintra” (2008), “Agreste” (2010), “Exilados do Vulcão” (2013), “É Rocha e Rio, Negro Léo” (2020), “Luz nos Trópicos” (2020), “Ostinato” (2022), “Se Hace Camino al Andar” (2022) e “O Canto das Amapolas” (2023).
Movendo-se constantemente entre diferentes territórios, Paula Gaitán fez do estado de motus perpétuo o cerne de sua criação artística. Sua obra reflete sua atuação como poeta, fotógrafa e artista visual, transitando entre linguagens e explorando as possibilidades do cinema como espaço de experimentação. Repletos de fragmentos literários, imagens de arquivo e performances marcantes, seus filmes reafirmam o cinema como um território de fronteiras fluidas, onde imagem, som e narrativa se encontram em composições únicas e instigantes.
SERVIÇO:
[CINEMA] Mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 12 a 23 de fevereiro de 2025
Horários e Classificação: Consultar em CAIXA Cultural e no perfil instagram @caixaculturalfortaleza
Acesso gratuito
Informações: (85) 3453-2770 / Site CAIXA Cultural / @caixaculturalfortaleza
Acesso para pessoas com deficiência