Nos últimos anos, o sistema de ensino em tempo integral tem se consolidado como uma tendência crescente nas escolas particulares do Brasil, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental I. Segundo dados recentes do Censo da Educação Básica, a adesão a essa modalidade aumentou em 35%, entre 2020 e 2023.

Esses dados refletem uma mudança significativa na abordagem educacional adotada pelas instituições de ensino, que vão muito além do simples aumento do tempo de permanência na escola, com impactos positivos no desenvolvimento das crianças e na rotina das famílias, que, muitas vezes, não têm com quem deixar os filhos.

Na Rede Multiverso de Educação, em Fortaleza, o ensino em tempo integral se destaca como uma opção viável e benéfica para os alunos. “Quando as crianças passam o dia na escola, têm a oportunidade de aprender com tempo de qualidade. No tempo complementar, podem desenvolver habilidades diversas que, frequentemente, não recebem a mesma atenção do período regular, devido às restrições de tempo e ao número de alunos”, explica Rosemary Pontes, diretora pedagógica da Rede Multiverso Educação.

Durante o chamado “turno oposto”, os alunos recebem atenção personalizada e contam com o suporte de especialistas, como monitores, que atendem às suas demandas específicas de aprendizado. “As crianças fazem todas as refeições, almoço, lanche e pré-janta, eles saem com roupa trocada e banho tomado, fazem lição de casa, tem um momento que dormem além de modalidades diferentes de esportes, como ballet, ginástica, handebol, futebol e  outros, garantindo ainda uma maior autonomia para eles”, complementa.

Essa abordagem garante que suas necessidades sejam atendidas de maneira mais eficaz. Além disso, a socialização se torna mais rica neste período, uma vez que os estudantes participam de atividades coletivas em um ambiente menos formal, o que favorece o desenvolvimento.

“Ao proporcionar um ambiente que prioriza a atenção e o cuidado com os alunos, as escolas que possuem tempo integral como a nossa também oferecem um alívio significativo para os pais. Após um longo dia de trabalho, muitos deles enfrentam a falta de tempo e o cansaço, e contar conosco como rede de apoio, com uma educação de qualidade e integral para seus filhos, torna-se um verdadeiro alicerce para o futuro”, afirma ainda a professora Rosemary.

Tempo Integral em Números

Censo da Educação Básica 2023: O número de instituições de ensino particular que adotam o sistema de tempo integral subiu de 20% para 27% entre 2020 e 2023.

Aumento do Número de Alunos: No período, a quantidade de alunos matriculados em escolas de tempo integral saltou de 1,2 milhão para 1,7 milhão, representando uma adesão crescente das famílias a esse modelo.

Resultados Acadêmicos: Pesquisas apontam que alunos em tempo integral têm, em média, 15% mais desempenho em avaliações nacionais em comparação com seus colegas em regime parcial.