Em uma mobilização para fortalecer a educação para o trânsito e defender pautas essenciais para o setor, representantes do Sindicato das Autoescolas do Ceará (Sindcfcs/CE) estiveram em Brasília nesta semana. A agenda incluiu reuniões com parlamentares e entidades de representatividade nacional, visando influenciar debates e políticas públicas para 2025.
A agenda contou com a intermediação do deputado estadual Fernando Santana, que viabilizou o encontro do presidente do Sindcfcs/CE, Eliardo Martins, e do vice-presidente, Alisson Maia, com a senadora Augusta Brito (PT/CE). A parlamentar é relatora de um Projeto de Lei que propõe a autorização do uso de veículos automáticos na formação de condutores, o que pode viabilizar a adoção de carros elétricos nas autoescolas.
Os representantes do sindicato também se reuniram com o deputado federal José Guimarães (PT/CE), que fez um pacto pela educação no trânsito no país através das autoescolas, além de uma possível implementação da CNH Social a nível Brasil (PL 3.965/2021). Além disso, o deputado federal Luís Gastão (PSD/CE), reconhecido defensor do setor, esteve entre os interlocutores da entidade durante as articulações na capital federal.
A programação incluiu ainda reuniões institucionais na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e na Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto). De acordo com Eliardo Martins, a presença do Sindcfcs/CE em Brasília reforça o posicionamento da entidade no debate nacional e contribui para a construção de políticas públicas voltadas à qualificação da formação de condutores no Brasil.
“Nosso objetivo é garantir que a educação para o trânsito seja tratada como prioridade, com investimentos e atualizações que acompanhem as mudanças do setor. Hoje nós somos mais de 14 mil autoescolas espalhadas pelo Brasil que geram mais de 200 mil empregos diretos, estando presente em quase todos os municípios do País, contribuindo com a renda local e a geração de emprego, além de principalmente educar o cidadão para o trânsito. Essas articulações são fundamentais para que possamos avançar em medidas que fortaleçam a formação de condutores, tornem o trânsito mais seguro e eficiente e chegue cada vez mais acessivel para a população”, destaca Eliardo Martins, presidente do Sindcfcs/CE.