O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Ceará (Sindcfcs) anunciou a ampliação do projeto SINDACESSIBILIDADE, iniciativa que visa reforçar a acessibilidade e a inclusão para alunos surdos que buscam obter a sua Carta de Condução. Entre as principais novidades está a disponibilização de professores especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as aulas teóricas compartilhadas, beneficiando autoescolas de todo o Estado.

 

Este projeto inovador teve início com a aquisição de uma motocicleta adaptada, tornando o Ceará o primeiro estado do Nordeste a implementar tal estrutura inclusiva no âmbito estadual. Agora, além do recurso de mobilidade, todas as autoescolas do Estado contam com a possibilidade de oferecer tradução em Libras para os alunos com deficiência auditiva durante as aulas teóricas, facilitando, assim, o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

A ampliação do SINDACESSIBILIDADE tem reforçado a necessidade de que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) contem com profissionais especializados em acessibilidade, conforme previsto na legislação. Pensando em ajudar as autoescolas a atenderem a essa demanda de forma viável, o Sindcfcs estruturou este projeto com o objetivo de reduzir custos para os associados e proporcionar suporte a toda a rede.

 

“Com esse projeto, estamos dando um passo significativo em prol da inclusão nas autoescolas do Ceará. Este projeto pioneiro reflete nosso compromisso em garantir que todos tenham acesso à educação no trânsito, independentemente das suas necessidades específicas. É uma vitória para o setor e um grande avanço para a sociedade”, afirmou Eliardo Martins, presidente do Sindcfcs.