O grande destaque do evento será a exibição do filme O Presente de Cecília, que combina entretenimento com educação ambiental. O filme faz parte de um projeto realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Marquise, Marquise Ambiental, EcoFor , EcoCaucaia, MDC e Grupo Três Corações, em parceria com a House Cultura. Além disso, as crianças também terão acesso ao jogo interativo O Presente de Cecília, um projeto via Lei de Incentivo à Cultura patrocinado pela Marquise Ambiental e suas empresas Ecotaubaté, Ecofor, EcoOsasco e Ecocaucaia. O jogo, disponível gratuitamente para Android, iOS e web, transporta os jogadores para o universo de Cecília, onde aprendem de forma divertida e envolvente sobre práticas sustentáveis.
“Na House Cultura, estamos sempre criando e adaptando ideias que promovem a diversidade e inclusão. O Presente de Cecília é um exemplo disso: a primeira peça bilíngue em português e Libras no Brasil, onde o intérprete de sinais participa ativamente da trama. Esse projeto se tornou um grande case transmídia, transformando-se em um filme de animação e em um jogo, ampliando o alcance dessa história e impactando ainda mais pessoas”, afirma Gustavo Wanderley, diretor da House Cultura.
“Transmitir mensagens de cuidado com o meio ambiente, especialmente sobre o descarte correto de resíduos sólidos, por meio da arte é uma estratégia poderosa. O público-alvo, formado por crianças e jovens, tem a capacidade de absorver essas lições de forma lúdica e transformadora. Além disso, eles se tornam multiplicadores dessa mensagem, levando o aprendizado para casa e influenciando seus pais e outros adultos. Isso pode provocar um verdadeiro choque cultural, gerando uma mudança efetiva de comportamento e ajudando a criar uma nova geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade.”, pontua Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.
O Programa Ecocidadão
Há mais de 25 anos, a Marquise Ambiental desenvolve o Programa Ecocidadão, uma iniciativa de conscientização socioambiental voltada para as gerações futuras. Em 2023, o programa impactou cerca de 1 milhão de pessoas, com o apoio de lideranças comunitárias, promovendo a educação sobre a separação correta de resíduos para evitar que toneladas de lixo cheguem aos oceanos.
Além de campanhas e oficinas, o Ecocidadão oferece soluções práticas que melhoram o cotidiano das comunidades e fortalecem o sentimento de pertencimento. Um dos principais destaques é a combinação de arte e educação ambiental, com peças teatrais que, em 2023, engajaram mais de 6.700 crianças.
“Gestos que parecem pequenos, como colocar o lixo no dia e horário corretos na calçada, têm um impacto imenso — ações individuais juntas podem evitar que toneladas de lixo cheguem aos rios e mares, por exemplo. O meio ambiente está mais perto do que pensamos, ele é nossa casa, nossa rua. Por isso, o Programa Ecocidadão não é apenas uma ação pontual, mas uma iniciativa contínua, para que nunca nos esqueçamos de que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada por todos nós”, afirma Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.