São mais de 5 mil vagas abertas no Ceará. Gerentes, sushiman, churrasqueiro, pizzaiolo e cozinheiros são as funções mais difíceis de serem ocupadas, aponta pesquisa da Abrasel.

 

O mercado de trabalho brasileiro enfrenta uma série de desafios em diversos setores, refletindo os impactos econômicos e sociais pós-pandemia. Em meio a essa complexidade, o setor de bares e restaurantes tem se destacado por enfrentar problemas particulares na contratação de profissionais. Empreendimentos deste ramo, que está com aproximadamente 5 mil vagas abertas no Ceará,  relatam uma crescente escassez de mão de obra qualificada e comprometida, impactando diretamente no funcionamento e na qualidade do estabelecimento.

 

Entre os principais obstáculos enfrentados pelos donos de bares e restaurantes está a dificuldade em encontrar profissionais com a qualificação adequada para as funções disponíveis. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, as ocupações de gerentes, especializados (sushiman, churrasqueiro, pizzaiolo) e cozinheiros são mais difíceis de se contratar no setor. Numa escala de 1 a 5, em nível de dificuldade, as ocupações têm 4,4; 4,35; 4,29 respectivamente. Atualmente, cerca de 5 mil vagas estão em aberto no ramo de bares e restaurantes.

 

No Ceará, mesmo com 22% dos empreendimentos do setor querendo contratar, ainda segundo dados da Abrasel, as organizações enfrentam dificuldade no recrutamento de novos colaboradores. Pedro Leite, CEO do Grupo Azilados e conselheiro da Abrasel, lamenta o atual cenário.

 

“A demanda por ocupar novos postos existe, mas quando realizamos nossas seleções estamos com dificuldade de encontrar pessoas que cheguem para somar. Costumamos realizar mutirões para contratação, e muitas vezes as pessoas sequer aparecem para as entrevistas. Além disso, hoje, nem todos estão dispostos a construir uma carreira, muitas vezes focam na busca por um salário alto, mas esquecem que existe todo um processo de crescimento dentro da empresa”, explica Pedro.

 

O gestor ainda ressalta que, apesar dos desafios, o empreendimento abre as portas para pessoas sem experiência. “O que mais tem sido difícil é encontrar pessoas com o perfil necessário para exercer as funções. Mas aqui, estamos sempre dispostos a ensinar e oferecer o ambiente adequado para a capacitação profissional, gostamos muito de abrir portas para pessoas que gostam de aprender, muitas delas até mesmo que estão em busca do primeiro emprego”, concluiu.

 

Adoção de estratégias pode facilitar o processo seletivo

 

Em um mercado tão difícil de se recrutar talentos qualificados e dispostos a desempenhar diversas funções, as estratégias de seleção e retenção podem ser cruciais na busca pelo colaborador certo para as ocupações em aberto.

 

De acordo com a diretora geral do Grupo Controller, Solange Marinho, ações tomadas pelos empreendimentos podem mudar o cenário de dificuldade nos processos seletivos. “Diante da escassez de talentos qualificados, as estratégias de recrutamento mais eficazes têm sido o employer branding e a utilização das redes sociais. Investir em uma marca empregadora e na cultura organizacional para atrair colaboradores de qualidade é essencial. Além disso, a criação de programas de desenvolvimento interno e parcerias com universidades para treinar e capacitar futuros profissionais também têm se mostrado eficazes.”

 

Ainda de acordo com a especialista, a tecnologia é um dos grandes facilitadores e deve estar presente também como estratégia nos processos de recrutamento. “ Ferramentas como a Inteligência Artificial e a machine learning são utilizadas para analisar grandes volumes de currículos e identificar colaboradores com maior potencial. Plataformas de recrutamento online, como LinkedIn, Glassdoor e Indeed, têm se destacado por atrair um maior número de postulantes qualificados. Ainda podemos citar, também, softwares de gerenciamento de candidatos (ATS) que ajudam a organizar e automatizar o processo seletivo”, concluiu Solange.