O mês de outubro traz uma programação diversificada e bastante especial para as crianças no Espaço Mais Infância, localizado na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. São atividades gratuitas proporcionadas pelo Sesc Ceará, no projeto idealizado pelo Governo do Estado, especialmente voltadas para as crianças de até 12 anos. A programação é realizada das 14h às 20h, em espaços fixos, como Biblioteca, Sala Multimídia, Espaço Gourmet, Sala de Cinema e Brinquedoteca, de terça a domingo.

Entre as atividades para o mês de outubro, o espaço traz o projeto Brincar é D+ Primeira Infância, para crianças de 01 a 06 anos, com o intuito de promover aos pequenos e suas famílias momentos e espaços para o fortalecimento da cultura do brincar, da criatividade e da fantasia. O projeto acontece entre os dias 29 de outubro a 1 de novembro, das 14h às 19h.

Para os menores
O Espaço Mais Infância oferece ainda as Oficinas Baby, para crianças de até 03 anos, que terão atenção especial nas atividades lúdicas, circuitos psicomotores, musicalização, sensoriais e nas atividades de educação nutricional. Neste mês, elas ocorrem em duas quintas-feiras, nos dias 17 e 31 de outubro, com a participação de acompanhantes e o agendamento prévio sendo necessário.

Serviço: Espaço Mais Infância
Local: Praça Luíza Távora, na Avenida Santos Dumont, 1589 – Aldeota
Horário: 14h às 20h
Evento gratuito

Programação:

ESPAÇO GOURMET

Terças-feiras

Aquarela Nutricional (Quanto mais colorido, melhor!)

Na 1ª semana, em comemoração ao Dia do Nordestino, faremos uma atividade lúdica desenhando os alimentos típicos do Nordeste. Na 2ª semana, em comemoração ao Dia Mundial do Dentista, faremos uma atividade de pintura colorindo os alimentos que fazem bem aos dentes. A 3ª e 4ª semana repetem as atividades da 1ª e 2ª na mesma ordem.

Imagens: Alimentos Típicos do Nordeste / Dentes e Alimentos Variados

Quartas-feiras 

Oficina Criativa (Atividades Lúdicas Dinâmicas ou Jogos e Orientação e Educação Nutricional).

Na 1ª semana, faremos uma oficina criativa, utilizando cascas de ovos e vamos aprender os benefícios do consumo desta proteína. Na 2ª semana, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, faremos um jogo com a temática “Aproveitamento Integral dos Alimentos” como podemos aproveitar os alimentos de forma integral. A 3ª e 4ª semana repetem as atividades da 1ª e 2ª na mesma ordem.

Oficina Criativa Sustentabilidade / Jogo: Aproveitamentos Integral dos Alimentos Brincadeiras.

Quintas-feiras 

Vídeo Debate (Alimentação Infantil) Na 1ª semana, teremos exibição de vídeos sobre alimentação saudável e, após isso, realizaremos um debate para dúvidas. Na 2ª semana, as crianças irão assistir a um vídeo com a temática Sustentabilidade e Meio Ambiente e, após isso, realizaremos um debate para dúvidas. A 3ª e 4ª semana repetem as atividades da 1ª e 2ª na mesma ordem.

Vídeos: Alimentação Saudável / Sustentabilidade e Meio Ambiente

Sextas-feiras 

Oficina Culinária (Receita do Dia) Será realizada a apresentação dos itens da receita do dia, seus benefícios para a saúde e o modo de preparo. Ao final, as crianças serão convidadas a auxiliar na preparação e, após isso, realizaremos a degustação.

BIBLIOTECA 

Terças-feiras 

Minha Leiturinha: Uso do acervo e incentivo à leitura.

Dia 15 – Tudo por um pacote de amendoim

Dia 22 – Chapeuzinho Amarelo

Quartas-feiras 

Leitura Livre: Nas datas 2 e 9, as crianças serão incentivadas a escolherem livros da seção de Fauna e Flora, em alusão ao Dia da Natureza e ao Dia Mundial dos Animais, ambos celebrados no dia 4/10. Já as datas 16 e 23 serão do livro livre, a criançada poderá fazer a leitura de sua própria escolha e gosto, de forma individual. Para aquelas que ainda não sabem ler, escolha e leitura coletiva.

Quintas-feira 

Jogos Literários: Uso dos jogos “analógicos” que possuem nexo com a leitura.

Sextas-feiras 

Oficina Criativa: É dia de fazer arte!

Dia 11 – Ateliê de mosaicos

Dia 18 – Jogo: Palavras Escondidas

Dia 25 – Atividade: desenho coletivo

OFICINA BABY

Dia 17/10 – Objeto escondido: com ajuda do responsável, as crianças serão orientadas a manusear a escultura de massinha para encontrar o objeto escondido. Essa atividade tem o objetivo de estimular a curiosidade e promover o desenvolvimento da coordenação motora, além de trabalhar com texturas.

Dia 31/10 – Sol Interativo: o responsável manuseia o material utilizado, seguindo orientação dos assistentes pedagógicos, a fim de obter a figura de um sol giratório. Essa atividade tem o objetivo de melhorar a fala e a respiração da criança.

SALA MULTIMÍDIA 

Terças-feiras 

  1. Túnel humano: é uma espécie de corrida. No “já” do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Objetivo: Coordenação motora e percepção espacial.
  2. Desafio cooperativo: bola na testa O desafio é colocar 3 (três) bolas dentro do balde, mas para isso eles tem que levar a bola encostada na testa dos dois, pode ser de dupla ou individual acrescentando tempo. Objetivo: Percepção espacial e trabalho em equipe.
  3. Quente ou frio Muito semelhante à cabra-cega (ou cobra-cega), no “quente ou frio”, a criança vendada busca encontrar algum objeto. Para isso, é guiado pelos colegas apenas com as orientações sobre estar quente (próximo ao objeto) ou frio (distante do objeto). Objetivo: Atenção, curiosidade e diversão.

Quartas-feiras 

  1. Gato e rato Após combinar um horário e selecionar quem será o “gato” e o “rato”, as crianças começam a rodar e o gato vai perguntando: “Que horas são?” e as crianças respondem: “Uma hora” – “Que horas são?” – “Duas Horas” e assim até chegar ao horário combinado. As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o gato passa a perseguir o rato. A brincadeira acaba quando o gato pega o rato. Objetivo: Coordenação motora.
  2. Abdominal lúdico Nessa dinâmica, um aluno fica de frente para o outro, com o cone entre eles. Ao comando do professor, eles devem fazer um abdominal e tentar pegar o cone primeiro. Quem conseguir, vence. Objetivo: Força, atenção e coordenação motora.

Quintas-feiras 

  1. Passa o bambolê Cada aluno precisa de agilidade e coordenação para passar os bambolês. O objetivo é passar todos os bambolês até o último da fila. Objetivo: Agilidade e coordenação motora.
  2. Jo Ken Pô no bambolê Cinco bambolês no chão e dois alunos de cada lado. Inicia 1×1. Tiram Jo Ken Pô e quem vencer avança um bambolê a frente. A criança que chegar ao lado oposto primeiro somará um ponto para si. O próximo da fileira então reinicia o jogo. Objetivo: Agilidade e atenção.

Sextas-feiras: 

  1. Vai e volta Utilizando rolo de papel e linha de barbante, com a linha suspensa eles irão percorrer até a outra ponta amarrada, direcionando o rolo de barbante até o final. Objetivo: Coordenação motora e percepção de direções.
  2. Boneco articulado Trabalhando as formas geométricas através de uma brincadeira, formando o boneco com peças em formatos geométricos, utilizando peças feitas de material reciclado (papelão). Objetivo: Trabalhar a percepção das formas geométricas.
  3. Três cones em um dos cantos Nesta atividade, é disponibilizado ao centro do local, um bambolê onde dentro estarão 8 (oito) pequenos cones, com 4 (quatro) participantes ao seu redor, a uma distância aproximada de 10 metros do centro e no canto em diagonal da quadra, se encontram outro círculo no qual cada um pertence a um participante. O objetivo é levar três cones para o seu bambolê. Você pode pegar os cones dos demais participantes. Objetivo: Velocidade, agilidade e estratégia

SALA DE CINEMA 

Terças-feiras – Curtas: Diversos. Música para os Babys

Quartas-feiras – Animações sobre literatura infantil brasileira Músicas diversas

Sexta-feiras – Animações sobre contos clássicos infantis. Músicas diversas.

BRINQUEDOTECA 

Terças-feiras: Brincadeira livre.

Quartas-feiras: Brincadeira livre e com tabuleiros.

Quintas-feiras: Brincadeira livre e brincadeira com bexigas.