Realizado de 15 a 17, o seminário é uma das atividades da programação de aniversário de 5 anos do equipamento, que acontece ao longo de todo o mês de julho.

 

Rodas de Conversas para refletir sobre empreendedorismo cultural, inovação e novos modelos de negócios no campo da economia da cultura vão marcar a 5ª edição da Jornada de Pensamento, um dos programas desenvolvidos pelo Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Esta edição acontecerá de 15 a 17 de julho com o tema “Inovações e Futuros!”.

 

A atividade é parte das comemorações de aniversário do Hub Porto Dragão, que completa 5 anos. Desde seu surgimento, em 2019, o equipamento atua na valorização da arte e da cultura produzidas no Ceará, especialmente nas periferias e nos municípios do interior, articulando estratégias que ultrapassam o seu espaço físico, por meio de programas, ações e parcerias que resultam na criação de oportunidades, na geração de renda e na potencialização de uma economia criativa no estado.

 

Ao longo de todo o mês de julho, o espaço cultural festeja a data com shows, espetáculos de teatro, dança, circo, performances, entre outras atividades. Na mesma semana do Seminário, também como parte programação de aniversário, haverá a oficina Música e Acessibilidade, conduzida por Berg Menezes na sexta-feira (19), e dois espetáculos teatrais em parceria com o Sesc: “Chorume”, da Companhia Ortaet de Teatro, no sábado (20), e “O Mundo Incompleto de Maria”, do Grupo Harpia de Teatro, no domingo (21). Tudo com acesso gratuito. A programação completa pode ser consultada no site do equipamento: hubportodragao.cultura.ce.gov.br.

SEMINÁRIO JORNADA DE PENSAMENTO: INOVAÇÕES E FUTUROS!

 

Com a curadoria de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme, o seminário receberá convidados da Bahia, da Paraíba e do Ceará em Rodas de Conversa, que prometem ser um intercâmbio rico de ideias e experiências. As rodas com os participantes de cada estado vão acontecer, respectivamente, nos dias 15, 16 e 17, das 14h às 17h, no Teatro B. de Paiva, com transmissão simultânea pelo canal do Hub Porto Dragão no YouTube, garantindo acesso amplo e democrático às discussões.

 

As conversas serão marcadas pela heterogeneidade de conhecimentos e práticas de seus participantes, que observarão a inovação, a partir de perspectivas ao mesmo tempo distintas e conexas. Trata-se de pensar a inovação a partir de três dimensões: gestão de empreendimentos criativos, governança de territórios e imaginação de futuros possíveis. “A ideia é promover encontros e provocar reflexões a partir da compreensão da inovação como transversal aos nossos modos de ser e criar e às formas e tecnologias de conviver e coexistir nos territórios, integrando visões ancestrais e contemporâneas para a construção de futuros sustentáveis e regenerativos”, explica a curadora Luciana Guilherme.

 

OS CONVIDADOS DAS RODAS DE CONVERSA

 

A RODA BAHIA, no dia 15, terá a participação de: Filipe Ribeiro (Idealizador da Aoca Game Lab e do ÁRIDA, a premiada série de games ambientada no sertão brasileiro. Com mais de 15 anos no setor, atua como produtor, game designer e diretor criativo), Ananias Viana (Quilombola ativista, professor de dança, compositor e vocalista do Samba de Roda Suspiro do Iguape. É idealizador da criação do Turismo Quilombola Rota da Liberdade. Recebeu em 2022 o título de Doutor Honoris Causa, concedidos pela Ordem dos Capelães do Brasil – OCB com a parceria da Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania – FEBRAICA para personalidades que se destacam em suas atuações na Cultura, na Religião e causas Humanitárias) e Eli Odara Theodoro (Ativista de movimento negra e feminista negra, educadora social, administradora, gestora de instituição de ensino, poeta, extensionista em história da África, educação quilombola, direitos humanos, tecnóloga em teatro, produtora cultural, licencianda em teatro na UFBA. É liderança quilombola na comunidade Santo Antônio e Vidal – São Félix, integrante do Conselho Estadual das Comunidades e Associações Quilombolas do Estado da Bahia – CEAQ/BA e da Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas da Bahia – CENAQ/BA).

 

No dia 16, participam da RODA PARAÍBA: Leonaldo Alves (Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ecologia pela UFV, Professor titular aposentado da UFPB, empresário do Setor de Hotelaria, Presidente da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia – ATURA), Maria Júlia Baracho (empresária no ramo do Turismo, cofundadora do Fórum do Turismo do Brejo Paraibano, cofundadora da ATURA, associada Rede de Experiência e Economia Criativa – RECRIA, membro da Comissão Nacional das Mulheres do Agro e Presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro) e Tiago Castro (Prefeitura de Cabaceiras – Roliúde Nordestina).

 

Os participantes da RODA CEARÁ, no dia 17, são: Celina Hissa (Designer, atua no desenvolvimento de produtos artesanais junto a grupos de artesãs. É fundadora e diretora criativa da Catarina Mina, presente no Reino Unido, Estados Unidos e França), Marcos Levi (Educador social, Mestre em Sociologia (UFC), Licenciado em Filosofia (UECE), com MBA em Gestão de Projetos (USP). É gestor executivo do Centro Cultural do Bom Jardim) e Tércia Montenegro (escritora, fotógrafa e professora da Universidade Federal do Ceará).

 

PROGRAMAÇÃO CRIATIVA

 

Nos três dias haverá uma programação criativa que integra o Projeto Nós no Batente, promovido pelo Hub Cultural Porto Dragão, que convida fazedores de arte a compartilhar suas vivências e potências criativas. Na ocasião, coletivos artísticos vão compartilhar com o público a sua arte e suas criações.

 

Nos três dias, participam da programação criativa jovens do Balanço do Coqueiro, grupo de jovens da comunidade de Sítio Coqueiro, filhas e filhos de Assentados da Reforma Agrária do Assentamento Maceió,  no município de Itapipoca, que trabalham com a valorização da cultura alimentar através da produção do óleo de coco, coco ralado in natura, farinha de coco, manteiga de coco, cocada, sabonete de coco e outros derivados. Também estarão nos três dias o agricultor e cineasta popular Josafá e sua esposa Noélia Duarte, compartilhando suas experiências ao longo da produção de mais de 30 filmes, entre longas, médias e curtas metragens. Em 2023, Josafá foi homenageado no 33° CINE CEARÁ, com o troféu “Eusébio Oliveira”, como uma das 5 personalidades do audiovisual nacional.

 

Na terça (16) e quarta-feira (17), Joélho Caetano, jovem quilombola, articulador cultural do quilombo de Conceição dos Caetanos apresentará sua criação peculiar: um sorvete à base de mandioca intitulado sabor farinhada. Formado em gastronomia, Joélho é também pesquisador em cultura alimentar pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

 

Integrante do Povo Tremembé, em Itarema, Rodrigo Tremembé, estilista, arte educador, artista visual e ativista pelos direitos dos povos originários, participa da programação criativa na quarta-feira (17), expondo peças inspiradas no vestuário indígena.

 

A quinta edição da Jornada de Pensamento não apenas celebra o aniversário do Hub Cultural Porto Dragão, mas também reafirma seu compromisso em impulsionar o empreendedorismo cultural e novos modelos de negócios na economia da cultura.

 

OFICINA MÚSICA E ACESSIBILIDADE COM BERG MENEZES

 

Como parte das comemorações de aniversário do Hub Cultural Porto Dragão, no dia 19 de julho (sexta-feira), o músico Berg Menezes conduz a oficina Música e Acessibilidade, que tem como proposta dialogar sobre comunicação, música e acessibilidade, percebendo a importância da sensibilização e da inclusão em todas as dinâmicas sociais, inclusive na arte e na música.

 

A ideia da oficina nasceu da experiência do músico e sua banda ao realizar, desde 2019, shows com tradução e interpretação em Libras, para proporcionar acessibilidade musical. A ação acontece na Sala 08 do Hub Cultural Porto Dragão, das 14h30 às 17h. Com 25 vagas, a atividade é gratuita e tem classificação livre. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho no link: https://docs.google.com/forms/d/1Os6h85Hv0qFrK6ucRNiwB-YLpCleIejoXR2fNi_GfEU/viewform?edit_requested=true.

 

ESPETÁCULOS TEATRAIS

 

No sábado (20) e domingo (21), dois espetáculos serão apresentados no Teatro B. de Paiva, às 19h. As peças vão trazer para o público reflexões que vão do consumo, a alienação e a valorização do trabalho desenvolvido por mulheres catadoras, às escolhas da mulher sobre seu próprio destino. As apresentações teatrais são parcerias do Hub Cultural Porto Dragão com o Sesc.

 

No sábado (20), a da Companhia Ortaet de Teatro apresenta “Chorume”. O espetáculo foi criado a partir de estudos, oficinas, visitas e encontros com os catadores e catadoras do lixão que fica em um dos principais acessos rodoviários do município de Iguatu, no Centro-Sul cearense.  A montagem reflete sobre o binômio consumo/alienação e seus desdobramentos, sem receio de fazer uma autocrítica sobre seus próprios preconceitos.

 

No domingo (21), o espetáculo é “O Mundo Incompleto de Maria”, do Grupo Harpia de Teatro. A peça mistura ficção existencialista e realismo fantástico ao mostrar a luta de Maria, uma mulher que luta contra a Morte para poder fazer escolhas sobre seu próprio destino, antes mesmo do seu nascimento. Isso afetará todas as dimensões de sua existência. Atravessando possibilidades de vida, Maria vai descobrindo os prazeres e dores de viver. Com texto e direção de Iuri Cintra, a história começou a ser escrita e pensada em 2018 e é o espetáculo de estreia do Harpia de Teatro, grupo criado em 2022 na cidade de Fortaleza.

 

ANIVERSÁRIO DO HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO – 5 a 27 de JULHO de 2024

PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE JULHO

 

DIAS 15, 16 E 17 DE JULHO (SEGUNDA A QUARTA)

Seminário Jornada de Pensamento 5ª Edição: Inovações e Futuros! + Programação Criativa

Local: Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão

Dia 15: Roda Bahia

Dia 16: Roda Paraíba

Dia 17: Roda Ceará

Horário: 14h às 17h | Livre

 

Programação Criativa

15, 16 e 17 de julho – Balanço do Coqueiro e Josafá e Noélia Duarte

16 e 17 de julho – Joélho Caetano

17 de julho – Rodrigo Tremembé

 

DIA 19 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

Oficina “Música e acessibilidade”, com Berg Menezes

Local: Sala 08 – Hub Cultural Porto Dragão

Horário: 14h30 às 17h | Livre

Gratuito | Capacidade: 25 vagas

Inscrições:  de 01 a 15/7 no link: https://docs.google.com/forms/d/1Os6h85Hv0qFrK6ucRNiwB-YLpCleIejoXR2fNi_GfEU/viewform?edit_requested=true

 

DIA 20 DE JULHO (SÁBADO)

Espetáculo “Chorume”, da Companhia Ortaet de Teatro

Local: Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão

Horário: 19h

Gratuito | 16 anos

 

DIA 21 DE JULHO (DOMINGO)

Espetáculo “O Mundo Incompleto de Maria”, do Grupo Harpia de Teatro

Local: Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão

Horário: 19h

Gratuito | 12 anos

 

SERVIÇO

Programação de aniversário de 5 anos do Hub Cultural Porto Dragão – De 5 a 27 de julho de 2024. Endereço: Rua Bóris, 90c – Centro. Acesso gratuito. A programação pode ser conferida no perfil do instagram @hubportodragao e no site https://hubportodragao.cultura.ce.gov.br/