A Pré-Bienal segue com programação diversificada na segunda semana de atividades, levando literatura e cultura para Fortaleza e para o interior do estado, com destaque para o Cariri, onde iniciam nesta semana as ações no Crato, Centro Cultural do Cariri, equipamento público da Rede de Espaços Públicos da Secult Ceará, gerido pelo Instituto Mirante.

O evento, que é um aquecimento para a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, já percorreu vários espaços, promovendo encontros literários e incentivando a leitura em diferentes comunidades. Entre as atividades, destacam-se as Cozinhas Ceará Sem Fome e outras diversas iniciativas que integram cultura e educação, como contação de histórias, saraus e rodas de conversa.

Goreth Albuquerque, gestora cultural, educadora e pesquisadora de culturas e infâncias destaca a importância das cozinhas como ambientes de transformação social. “As ações realizadas nas cozinhas Ceará Sem Fome são vitais para ampliar o acesso à literatura e à leitura, permitindo que histórias e saberes sejam compartilhados, especialmente entre crianças e adolescentes, fortalecendo nossa cultura e identidade”, diz.

A programação da Pré-Bienal inclui a produção literária feminina, promovendo discussões sobre a trajetória de mulheres na literatura e a resistência no universo literário.

Primeira semana da Pré-Bienal

A primeira semana da Pré-Bienal trouxe um circuito de atividades, incluindo a participação no evento Social Massa, realizado em parceria com a Associação União de Jovens do Vicente Pinzón (UJVP), no dia 14 de fevereiro, e uma edição especial da Quadra Literária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) no dia seguinte. As ações do Ceará Sem Fome e os espaços de leitura marcaram o início do evento, com importantes encontros literários e culturais.

Bienal do Livro 2025

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Os patrocinadores desta edição incluem Rede Itaú, Cagece e Cegás. O evento acontecerá, gratuitamente, de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal será um espaço de encontro e diálogo sobre a literatura e suas múltiplas formas de expressão.

Com uma programação diversa e abrangente, a Bienal do Livro deste ano de 2025 promete ser um marco na valorização da literatura e no fortalecimento da leitura como instrumento de conhecimento, inclusão e resistência. Reafirmando seu compromisso com o protagonismo feminino, esta edição contará com uma curadoria inteiramente feminina, composta pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório. Durante o evento haverá encontros e diálogos que vão ampliar vozes e perspectivas no cenário literário.

Confira a programação da Pré-Bienal:

18/2, terça-feira, 14h

Cozinha Ceará Sem Fome – UG ACFLOR

R. Luiz Guimarães, 642 – Floresta

Contação de história “Era uma vez, três contos para vocês”

com Raimundo Moreira

Contação de história – Era uma vez, três contos pra vocês – Um programa de contação de histórias que intercala brincadeiras cantadas e desafios rítmicos levando diversão de forma leve e lúdica. Os três contos que dão nome ao programa são histórias populares que atravessam o tempo levados pela oralidade que mantém viva a cultura de um povo.

18/2, terça-feira, 18h

Bibliotecas Comunitárias – Bate Palmas

Endereço: Avenida Val Paraíso 673, Conjunto Palmeiras, Fortaleza

Contação de história “Era uma vez, três contos para vocês”

com Raimundo Moreira

Contação de história – Era uma vez, três contos pra vocês – Um programa de contação de histórias que intercala brincadeiras cantadas e desafios rítmicos levando diversão de forma leve e lúdica. Os três contos que dão nome ao programa são histórias populares que atravessam o tempo levados pela oralidade que mantem viva a cultura de um povo.

19/2, quarta-feira, 9h

Centro Cultural do Cariri

[Programa Formação Leitora]

Ação de Difusão, Livro e leitura

Histórias de Mulheres Inspiradoras: Criação de dedoches que representam figuras femininas históricas

Com mediação de Natália Alves

Local: Biblioteca Pública Pe. Agostinho Mascarenhas (Rua da Matriz, 25, Centro, Barbalha)

Público Alvo: criança e adolescentes

19/2, quarta-feira – 14h

COZINHA Ceará Sem Fome – UG CURUMINS – USPR Associação Comunitária Amigos do Parque Iracema – ACAPI

Rua Araújo Torreão, 128 – Messejana

Roda de conversa para criança e adolescente.

Anna K. Lima, autora do livro Claviculário

19/2, quarta-feira – 19h

Bibliotecas Comunitárias – Livro Livre Curió

Endereço: R. George Sosa, 109 – Lagoa Redonda, Fortaleza

Roda de conversa com mulheres adultas.

Anna K. Lima, autora do livro Claviculário

20/2, quinta-feira – 14h

Escola Estadual de Ensino Médio Michelson Nobre da Silva

Av. Oscar Araripe, 3037 – Granja Lisboa, Fortaleza – CE, 60540-442

Talles Azigon (escritor e produtor cultural)

Roda de conversa para adolescentes de 15 a 17 anos

O projeto Sarau, além de diversas participações em projetos coletivos, exposições e antologias. Durante esse bate-papo o poeta vai compartilhar os processos de sua escrita e comentar um pouco sobre a profissão de escritor.

20/2, quinta-feira – 17h

Bibliotecas Comunitárias – Cabinhas Leitores

Rua Senador Álvaro Adolfo, 1369  – Padre Andrade – Fortaleza

Talles Azigon (escritor e produtor cultural)

Roda de conversa para crianças de 6 a 11 anos

O Bicho Singular, livro de Lia Sanders, nos leva em uma jornada de autodescoberta e aceitação, a personagem do livro tenta se encaixar em um grupo social e vai descobrir que nem sempre as coisas acontecem automaticamente e leva um tempo para sabermos realmente quem somos. Para conversar sobre o livro, o mediador de leituras vai entrevistar junto com as/os participantes da atividade a Escritora, Cientista e Artista Visual Lia Sanders.

21/2, sexta-feira – 14h

Cozinha Solidária – 14h

UG Arte e Cidadania – Instituto Vidança AV L, N°400, Vila Velha

Contação de histórias com Paula Iemanjá

Público: infantil

Mnemosine: Porque a Memória é Feminina!

A performance articula Memória, Oralidade e História. Abrangemos desde a republicana Barbara de Alencar [1760-1832] até os dias atuais. Partindo destas narrativas autobiográficas, o espetáculo reconstrói as transformações sociais garantidas pelos direitos adquiridos através das reivindicações das mulheres ao longo dos anos. Rever a trajetória de luta de tantas mulheres fantásticas nos ensina que é constante a luta para manutenção de direitos adquiridos

21/2, sexta-feira – 17h

Bibliotecas Comunitárias – Papoco de Ideias

Endereço: Tv. Piauí, 387 – Pici, Fortaleza

Contação de histórias com Paula Iemanjá

Público: infantil

Mnemosine: Porque a Memória é Feminina!

A performance articula Memória, Oralidade e História. Abrangemos desde a republicana Bárbara de Alencar [1760-1832] até os dias atuais. Partindo destas narrativas autobiográficas, o espetáculo reconstrói as transformações sociais garantidas pelos direitos adquiridos através das reivindicações das mulheres ao longo dos anos. Rever a trajetória de luta de tantas mulheres fantásticas nos ensina que é constante a luta para manutenção de direitos adquiridos

22/2, sábado – 16h

Centro Cultural do Cariri

[Programa Formação Leitora]

Círculo de Leitura

Ciclo “Contos de Amor e Cura na Experiência Negra Feminina” da Escritora Elizandra Souza

Com mediação de Eduarda Teles

22/2, sábado – 16h

Local: Biblioteca Baobá, Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (R. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gisélia Pinheiro)

Público Alvo: interessados em geral