Abertura oficial das festividades carnavalescas do Ceará acontece nesta sexta-feira (7), às 17h, com homenagem à Escola de Samba Império Ideal e a participação do Encontro dos Estandartes do Maracatu Cearense.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza, no dia 7 de fevereiro (sexta-feira), o lançamento do Ciclo Carnavalesco 2025, que este ano traz como tema “No enredo do Ciclo Carnavalesco construímos um império” – uma homenagem à Escola de Samba Império Ideal, agremiação carnavalesca mais antiga em atividade no Ceará, desde 1949, e uma das mais antigas do Brasil. A solenidade de lançamento acontecerá no Theatro José de Alencar, às 17h, com acesso gratuito.

Na programação, a Escola de Samba Império Ideal, homenageada desta edição pelo seu trabalho de fomento às festividades carnavalescas no Ceará, fará uma apresentação especial. Além disso, as agremiações de maracatu do Estado se reunirão no Encontro dos Estandartes do Maracatu Cearense, um desfile com os estandartes dos grupos selecionados na categoria Maracatu do Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2025. Esta ação inovadora no ciclo carnavalesco deste ano contará com a participação do Mestre Almeida Rainha, Tesouro Vivo da Cultura, que abrirá alas para a festa ao som do Batuque do Maracatu Nação Iracema, evidenciando toda a força e beleza dos maracatus cearenses.

“O Ciclo Carnavalesco promovido pela Secult Ceará é uma ação estratégica consolidada da política de Patrimônio Cultural que visa o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do período do Carnaval das várias regiões do Ceará. A Secult tem avançado com diversos incentivos por meio da estruturação da sua política de editais que cumpre uma função social e econômica no que diz respeito ao fomento à economia artística, criativa e cultural, de forma descentralizada. É uma forma de o Governo potencializar o setor e valorizar os trabalhadores da cultura, assumindo um papel na permanência das diversas atividades culturais realizadas nas macrorregiões”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Ações Formativas

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural, promove ações formativas dentro do Ciclo Carnavalesco 2025. Entre elas, destaca-se a Formação: Seleção Simplificada dos Pesquisadores(as)/Avaliadores(as), que acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, de forma virtual, com carga horária de 8 horas. Durante o ciclo, pesquisadores(as) acompanharão as apresentações dos 90 projetos apoiados pelo edital, registrando e documentando as expressões da cultura popular do Carnaval, reforçando a importância da preservação e difusão desse patrimônio imaterial.

O Processo de Seleção Simplificado para Pesquisadores(as)/Avaliadores(as) busca contribuir com o fortalecimento da pesquisa e avaliação a partir da produção/coleta de dados no âmbito do acompanhamento dos projetos aprovados nos editais de ciclos da cultura tradicional popular da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

O Ciclo Carnavalesco 2025 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, e produção da EnCena Produções.

Homenageada

A Escola de Samba Império Ideal foi criada em 1949 por um grupo de pescadores e estivadores do Porto do Mucuripe que encontraram na música e na dança uma forma de expressão cultural e resistência. Sua primeira apresentação oficial no Carnaval de Fortaleza foi em 1950, ganhando destaque e tornando-se referência no carnaval cearense.

Este ano, a Escola de Samba Império Ideal completa 76 anos de atividade. São mais de 70 anos de fomento das manifestações carnavalescas no estado, consolidada como uma das mais antigas do Brasil e a mais longeva em atividade no Ceará.

Mais detalhes sobre a Seleção Simplificado para Pesquisadores(as)/Avaliadores(as)

Os(as) Pesquisadores(as)/Avaliadores(as) selecionados(as) e aprovados(as) atuarão na produção e levantamento de dados, registro de informações, com documentação escrita e visual, junto aos projetos acompanhados, ao público, aos promotores do evento e do impacto causado na região em que ocorre a projeto do Ciclo Carnavalesco 2025, aplicando o Caderno de Pesquisa/Avaliação, de acordo com as orientações do processo formativo.

A Política de Patrimônio Cultural

O Edital constitui-se como uma ação contínua de fomento à valorização das manifestações e festividades carnavalescas do Estado Ceará. O Ciclo Carnavalesco faz parte de uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural do Governo do Ceará para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do Ciclo Carnavalesco das várias regiões do Ceará.

SERVIÇO:
Lançamento do Ceará Ciclo Carnavalesco 2025 —  “No enredo do Ciclo Carnavalesco construímos um império”

Dia: 7/02 (sexta-feira), 17h  – Theatro José de Alencar

Acesso gratuito
Formação: Seleção Simplificada dos Pesquisadores(as)/Avaliadores(as)

Dias: 10 e 11 de fevereiro – de forma virtual.