Com formações de até 120h/a com direito a bolsas, 26 formações do sertão às regiões litorâneas serão realizadas no programa Ceará Criativo.

 

Programa de circulação de caráter formativo que tem por objetivo a execução do Programa de Ações Formativas em Arte e Cultura em Municípios do Ceará, o Ceará Criativo – Movimenta Ceará é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com execução da Assum Preto Produções. Com itinerância em dez municípios cearenses, o programa realizará 26 formações do sertão ao litoral cearense em quatro meses de desenvolvimento.

 

O Ceará Criativo consiste na realização de ciclos formativos em Acaraú, Caucaia, Guaramiranga, Icapuí, Maranguape, Quixadá, Russas, Salitre, Senador Pompeu e Tururu.. Para cada município, serão realizadas 120h/a de cursos voltados para os criativos, em diversas linguagens, além de cada cidade receber um curso voltado para produtores culturais, gestores e pessoas trabalhadoras da cultura, com carga horária de 40h/a. No total, todos os municípios receberão a carga horária básica de 160h/a de formação. Para além dos cursos, também serão realizadas atividades complementares como oficinas e workshops.

 

Bolsas de estudo de R$ 200 serão ofertadas a cada 30h/a cursadas, totalizando o máximo de 120h em cada município – ressaltando que apenas as pessoas que atendam os pré-requisitos de presença serão contempladas. Para participar nos cursos, as pessoas interessadas deverão se inscrever por meio de oportunidades no Mapa Cultural do Ceará que serão criadas periodicamente e divulgadas no site e redes sociais da Secult Ceará.

 

PRIMEIRAS AÇÕES: SENADOR POMPEU

O Sertão Central é a primeira região a receber as ações do Ceará Criativo. Senador Pompeu está com duas formações em andamento desde o dia 2 de maio, beneficiando 40 pessoas. Os cursos são “Prática de desenho e entalhe em madeira direcionado para a arte regional” com Mestre Valmirez Argemiro Gonçalves e “Em viés: Programa de formação em escultura contemporânea em diálogo com a cultura popular (escultura em argila)” com Bosco Lisboa encerraram nesta sexta-feira (10/5) culminando na exposição “Esculturas em argila e em madeira” que ficará disponível para visitação até 17 de maio no Departamento de Cultura de Senador Pompeu.

 

Visando atender gestores e produtores culturais de Senador Pompeu, o curso “Elaboração de projetos: escrita e execução”, com Rejane Reinaldo está com inscrições abertas no Mapa Cultural do Ceará até 15 de maio. A formação é gratuita, conta com 40 horas/aulas e 40 vagas disponíveis. Os encontros estão previstos de acontecer nos dias 17 e 24/5, das 18h às 22h, 18 e 25/5, das 8h às 12h e 14h às 18h, 19 e 26/5, das 8h às 12h e 14h às 16h, e 21/5, 14h às 18h (virtual), na Sede do Departamento da Cultura, localizada na R. Antônio Soares, 246 – em frente à Estação Ferroviária de Senador Pompeu.

 

OPORTUNIDADE EM QUIXADÁ

Ainda no Sertão Central, Quixadá é a cidade seguinte a receber o ciclo formativo. A cidade dos monólitos recebe o curso “Novas Mídias – Vídeo Mapping: Explorando a paisagem de Quixadá”, ministrado por Taís Monteiro e Tuan Fernandes. A formação tem faixa etária de 16 a 29 anos e acontece na  no Laboratório de Informática da Escola de Ensino Fundamental José Jucá (Rua Epitácio Pessoa, 1351, Centro, Quixadá), entre os dias 13/5 a 8/6.

 

Ainda em Quixadá, acontece o curso de Introdução à Produção Executiva, com Ravena Monte, voltado para gestores e produtores culturais. A formação acontece em formato híbrido, com encontros presenciais nos dias 11, 12, 18 e 19 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Centro Antônio Conselheiro (Av. Plácido Castelo, Nº 1938 – Centro), e encontros online nos dias 25 e 26 de maio, das 14h às 18h. As inscrições já estão disponíveis no Mapa Cultural do Ceará e seguem abertas até 15 de maio.

 

SOBRE OS PRÓXIMOS CURSOS PREVISTOS PARA CADA MUNICÍPIO

As inscrições serão divulgadas em breve no site da Secult Ceará e nos perfis de Instagram @secultceara e @ceara.criativo

 

CIDADE

CURSO

MINISTRANTE

MÊS

Maranguape

Programa de Música Popular e Contemporânea – O som da floresta

Amanda Nunes

Junho e Julho

Produção Executiva de Projetos Culturais

Camila Guerra

Junho e Julho

Caucaia

Criação Contemporânea em Artes Visuais

Ana Cecília Soares

Junho e Julho

Produção Executiva de Projetos Culturais

Rejane Reinaldo

Junho e Julho

Acaraú

Rendas do Mar: oficina de design de produtos. O ponto da renda e o ponto da  rede de pescaria como uma interface criativa

Epitácio Mesquita

Junho

Economia Criativa: interfaces para venda online nas redes sociais – Gestão de vendas e divulgação de produtos

Ali Nacif

Junho

Guaramiranga

Criação e Manuseio de instrumentos de música de Tradição Popular como afirmação identitária

Vanildo Franco

Julho

Sonora Transversal: Jazz e a música popular nordestina

Moacir Bedê

Julho

Elaboração de projetos: escrita e execução

Juliana Tavares

Julho

Russas

O Teatro Contemporâneo e a Cultura Popular: uma performance

Cláudio Magalhães e Lua Ramos

Julho

Aderecistas

Ruth Aragão

Julho

Produção executiva de projetos culturais

Ravena Monte

Julho

Tururu

Curso de iniciação à Capoeira

Beterraba Angola

Julho

Festa da percussão: curso de iniciação

Aldiana Frota

Julho

Salitre

Artes Integradas: criação e manuseio de instrumentos de percussão

Leno Farias

Agosto

Artes Integradas: moda e acessórios afrobrasileiros – uma proposição criativa

Neide Rodrigues

Agosto

Elaboração de projetos: escrita e execução

Juliana Tavares

Agosto

Icapuí

Prosa em Curso: estudos de elaboração da escrita sobre o mar

Alan Mendonça

Agosto

A fotografia da natureza como instrumento para a Educação

Beto Skeff

Agosto

Elaboração de Projetos Culturais: estratégias para gestores e produtores

Monique Sousa

Agosto