Entre as formações está a “Oficina – Palhaçaria: o primeiro Traço”, com a argentina Caterina Stefanoff do Latin Duo, realizada em parceria com o Festival Vaia. Todas as atividades podem ser conferidas no link que está disponível no perfil do FICC no Instagram: www.instagram.com/festivalcircoceara

Foram prorrogadas até sexta-feira, dia 25 de outubro, as inscrições gratuitas para as atividades do Programa de Formação Luz no Picadeiro do 10° Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC, que vai acontecer entre 28 de outubro e 19 de novembro de 2024, em Fortaleza, Itapipoca e Paracuru. Os interessados podem realizar a inscrição através do formulário online, que está disponível no perfil do festival no Instagram: www.instagram.com/festivalcircoceara

O Programa Luz no Picadeiro é um eixo de formação e informação da 10ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará, que busca valorizar a tradição circense e explorar novas possibilidades de técnicas com intuito de fortalecer os processos de produção, capacitação e instrução de artistas circenses cearenses.

A programação, que faz parte do 2° circuito do festival, conta com oito oficinas, sendo seis em Fortaleza, uma em Itapipoca e uma em Paracuru, ministradas por artistas circenses nacionais (Tocantins e Rio de Janeiro) e internacionais (França, Colômbia e Argentina). Haverá também uma residência artística e um encontro com os artistas convidados do programa, para debater sobre “Rotas Internacionais: Circulação de grupos da América Latina na Europa”.

O 10º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, através do Edital Mecenas. Patrocínio da Rede Itaú, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem ainda o apoio da Tuboarte e da França, através de seu Consulado em Recife e de sua Embaixada no Brasil e tem parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Theatro José de Alencar, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, bem como a Escola Pública de Circo, parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). É uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES FORMATIVAS POR CIDADE

EM FORTALEZA

Residência – Acrobacia de solo e portes acrobáticos (em duo e coletivo): com Compagnie ZeC (França), de 28 a 31/out. Local: Escola Pública de Circo da Vila das Artes, das 14h às 18h (15h/a). 14 vagas.

Seminário – Trajetos Mambembes: História e Memória do Circo de Lona no Ceará: com Mestre Círio Brasil, Mestre Sr. Brandão, Ana Vieira, Camila Guerra e Thyago Ribeiro, dia 04/nov. Local: Espaço Cultural Bruta Flor Arte e Invenção, das 14h às 17h. (3h).

Oficina – Arte e Cidadania no Circo: com Marcela Pultrini do Circo Só os Kacos (Tocantins), dia 04/nov. Local: Espaço Cultural Bruta Flor Arte e Invenção, das 14h às 17h (3h/a). 20 vagas.

Oficina – Mano a Mano: com Marisa Andrea Khudyakova Coriat da Escola de Circo Profissional Guistrion, dias 04 a 06/nov. Local: Escola de Circo Guistrion, das 19h às 22h30 (10h/a). 10 vagas.

Oficina – Pendule-se (mastro pendular): com Juliana Zucoli (Rio de Janeiro), dias 05 e 06/nov. Local: Escola Pública de Circo da Vila das Artes, das 14h às 17h (6h/a). 5 vagas.

Oficina – Palhaçaria e manipulação de objetos: com Paula Malik (Colômbia), dias 06 e 07/nov. Local: Escola Pública de Circo da Vila das Artes. Horário: 14h às 17h (6h/a). 20 vagas.

Oficina – Suspensão Capilar: com Ile Munay (Argentina), dias 07 e 08/nov. Local: Escola Pública de Circo da Vila das Artes, das 9h às 12h (6h/a). 10 vagas.

Oficina – Palhaçaria: o primeiro Traço: com Caterina Stefanoff – Latin Duo (Argentina), dias 18 e 19/nov. Local: Universidade das Artes, das 18h30 às 21h30 (6h/a). 20 vagas.

ENCONTRO – Rotas Internacionais: Circulação de grupos da América Latina na Europa: dia 05/novembro. Local: Sala Branca da Vila das Artes, das 14h às 17h (3h/a). Convidados: Josefina Gardey (Argentina), Paula Malik (Colômbia), Caterina Steffanof (Argentina), Nacho Rey (Argentina), Rodrigo Müller (Argentina), Jéssica Arpin (Suiça) e um representante do Circo Puntino (Itália). Mediação: Ângelo Márcio.

EM ITAPIPOCA

Oficina – Handstand (parada de mão): com Nacho Rey e Josefina Gardey (Argentina), dias 11 e 12/nov. Local: Casa de Teatro Dona Zefinha (Itapipoca). Horário: dia 1 à noite (das 19h às 22h) e dia 12 de manhã, das 9h às 12h (6h/a). 20 vagas.

EM PARACURU

Oficina – Jogos de equilíbrio e malabares: com Guga Morales (Rio de Janeiro), dias 09 e 10/nov. Local: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Ferreira da Silva (Paracuru), das 9h às 12h (6h/a). 15 vagas.

SERVIÇO

10° Festival Internacional de Circo do Ceará – Programa Luz no Picadeiro – de 28 de outubro e 19 de novembro de 2024, em Fortaleza, Itapipoca e Paracuru. Inscrições gratuitas prorrogadas até 25 de outubro (sexta-feira). Link no perfil do festival no Instagram: www.instagram.com/festivalcircoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com.