Plano prevê ações e serviços em infraestrutura e logística, turismo, segurança, trânsito, saúde e assistência.

A Festa de São Francisco das Chagas teve início no último domingo (24) e transformou a cidade de Canindé, no Sertão Central, no epicentro da religiosidade popular do Brasil. Com uma programação diversificada que inclui missas, procissões, novenas e atividades sociais, os festejos vão até o dia 05 de outubro. Reforçando o compromisso e a responsabilidade que a cidade assume com os visitantes, a Prefeitura Municipal divulgou o Plano Estratégico para garantir o suporte necessário à festa. O plano está dividido em eixos de ações e serviços que abrangem infraestrutura e logística, turismo, segurança, trânsito, saúde e assistência.

Trânsito e Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SMST) está atuando com um efetivo de 45 Guardas Civis Municipais, 45 Guardas Cidadãos e 80 Jovens Guardas Cidadãos, para proporcionar maior segurança no trânsito, controle e fiscalização na ocupação de ruas e logradouros públicos, além de apoio nos pontos turísticos.

Infraestrutura e logística

Serviços como limpeza, manutenção dos locais, fiscalização de ambulantes e camelôs englobam ações a serem realizadas antes, durante e depois do evento, envolvendo todas as secretarias e autarquias municipais.

Turismo

Foram criadas equipes de acolhimento com o objetivo de receber melhor os romeiros e visitantes, oferecendo orientação e conforto por meio de gestos, palavras e informações turísticas.

Serviços assistenciais

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), os serviços assistenciais concentram-se em ações relacionadas à orientação, acolhimento e prevenção de riscos sociais, especialmente para o público infantil. Equipes móveis serão instaladas nos pontos de maior fluxo turístico, oferecendo serviços ligados ao Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS).

Saúde e Vigilância Sanitária

Para um evento que reúne milhares de pessoas, a preocupação com a saúde e as condições sanitárias é imprescindível. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SAS) preparou uma série de ações para dar suporte à área da saúde durante o evento. Entre elas, estão o serviço de fiscalização da Vigilância Sanitária, atendimento epidemiológico, instalação de postos de atendimento provisórios e atendimento ambulatorial em toda a programação religiosa.

Todas essas ações têm como objetivo proporcionar serviços públicos de qualidade aos moradores da região e turistas, com foco no conforto, orientação, suporte e acolhimento. “Oferecer sempre o melhor é um compromisso com o desenvolvimento socioeconômico, baseado na valorização da diversidade cultural, no equilíbrio de todo o ecossistema e na sustentabilidade turística deste município”, enfatiza Rozário Ximenes, prefeita de Canindé.