Uma pesquisa realizada durante a tradicional Romaria de São Francisco de Assis, em Canindé, revelou que 91,29% dos devotos recomendam o evento. A pesquisa foi conduzida pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé.

 

“Foram feitas mais de 40 perguntas aos romeiros, todos com o apoio da nossa secretaria e de 11 pesquisadores, alunos do curso de Turismo do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé. Perguntamos sobre o perfil do visitante, o perfil do romeiro, de onde ele vem, quais locais visitou, a motivação da viagem, quantas vezes já veio, tempo médio, o meio de transporte que ele utilizou para chegar no Ceará, para os que vieram de outros estados, e como chegou a Canindé”, detalhou Socorro Bastos, secretaria municipal de Turismo.

 

A romaria, que atrai um grande público todos os anos, figura entre as mais importantes do calendário religioso nacional. A pesquisa demonstrou que os cearenses representam a maioria dos visitantes, com 47,18%, seguidos pelos piauienses (21,31%), maranhenses (10,56%) e pernambucanos (5,46%).

 

Dos participantes entrevistados, cerca de 20% revelaram que essa foi sua primeira visita à romaria em 2023, enquanto 80% afirmaram que frequentam Canindé todos os anos.

 

A religiosidade foi apontada como a principal motivação para a viagem, indicada por 61,52% dos entrevistados, enquanto aproximadamente 23,41% mencionaram que a influência de parentes ou amigos foi decisiva nesse aspecto.

 

Quanto aos meios de transporte, a pesquisa da Setur-CE revelou que o ônibus foi o mais utilizado, por 66,20% dos entrevistados, seguido por carros (19,20%), vans (7,40%) e motocicletas (6,40%).

 

A média de permanência dos romeiros em Canindé foi de três dias, e durante esse período, os visitantes gastaram, em média, R$ 611,34. A maior parcela desse valor foi destinada à hospedagem, seguida por alimentação, transporte, entretenimento e compras.

 

Quanto aos pontos turísticos mais visitados, a Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé liderou a lista, com cerca de 90,20% dos romeiros entrevistados declarando ter visitado o local. Em seguida, apareceram a Estátua de São Francisco (73,70%), a Praça dos Romeiros (61%), e o Zoológico (59,20%). A Casa de Milagres (55,90%), o Museu Regional São Francisco (42,50%), e a Via Sacra e Igreja do Cristo Rei (23%) também atraíram os devotos.