“Loveless Story” será disponibilizada por Universa, em parceria com o Instituto Gloria, e é baseada no estudo de uma criminologista britânica que analisou cerca de 400 casos de mulheres mortas por parceiros ou ex-parceiros. A ação é assinada e idealizada pela Artplan, e cada episódio explora um alerta, até o crime fatal.

Em 2023, aproximadamente 85 mil mulheres e meninas foram intencionalmente assassinadas em todo o mundo, uma média de 232 mortes diárias, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O dado reflete a gravidade do feminicídio, uma violência que, em sua maioria, ocorre no ambiente doméstico e é cometida por companheiros ou familiares.
Para alertar sobre essa realidade e oferecer uma ferramenta de identificação para quem está vivendo situações de risco, Universa, a plataforma feminina do UOL, em parceria com o Instituto Gloria, plataforma de transformação social que combate o ciclo de violência contra mulheres e meninas, acaba de lançar Loveless Story.
Narrada por Luana Piovani, atriz e ativista pelo direito das mulheres e crianças, a produção conscientiza sobre os sinais de relacionamentos abusivos e o “cronograma do feminicídio”, identificado pela criminologista britânica Jane Monckton Smith, em um estudo de 2019.
A pesquisa analisou 372 casos de mulheres assassinadas por parceiros ou ex-parceiros e revelou um padrão temporal de oito estádios comuns entre os agressores. Além disso, constatou-se que mais de 80% das vítimas de feminicídio foram mortas por homens com quem se relacionavam.
A audiossérie Loveless Story acompanha essas oito etapas mapeadas por Smith ao longo de oito episódios, contando a história fictícia de Eduardo e Julia, um casal cuja relação começa de forma aparentemente romântica, mas segue um ciclo de violência que culmina em um desfecho trágico.
“Uma proposta de audiossérie tem uma capilaridade muito maior que qualquer ação que nós possamos tomar enquanto Estado. A capacidade de um áudio série acessar muitas mulheres faz disso uma ferramenta muito potenteEntão, sim. Propostas como da Loveless salvam vidas”, comenta Natália Tenório, delegada de polícia há 13 anos, que atualmente trabalha na Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo com a política de enfrentamento, na gerência de proteção à mulher.
“Deixar claro para nós, mulheres, o próximo passo é fundamental, a única forma de sairmos de um contexto de violência antes de sermos mortas pelo único fato de sermos mulher”, diz Cristina Castro, CEO do Instituto Gloria.
Para Paulo Samia, CEO do UOL, é essencial que a audiossérie seja amplamente divulgada para alcançar o maior número de pessoas e causar impacto: “Desde seu lançamento, Universa tem se dedicado à cobertura do direito das mulheres, com reportagens e iniciativas que informam, valorizam e conscientizam milhares de brasileiros diariamente. Com Loveless Story, esperamos que não apenas o UOL, mas também outros veículos de imprensa, criadores de conteúdo e plataformas sociais apoiem e divulguem o projeto para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas possíveis”, explica.
Débora Moura, Head de Diversidade & Inclusão da Artplan, reforça que a escolha do formato de audiossérie surgiu da necessidade de transmitir a complexidade do cronograma do feminicídio de forma acessível à população. “Queremos que a narrativa envolva e conscientize, utilizando a arte de contar histórias para gerar reflexão e ação”, conta ela. “O fato de que 71% do público de true crime no Spotify é feminino reforça a importância de criar conteúdos que não apenas informem, mas também alertem sobre sinais muitas vezes ignorados”, finaliza.
A audiossérie estará disponível nas principais plataformas de áudio, dentro dos programas de Universa: Acessíveis, Desculpa Alguma Coisa, Desculpa o Transtorno, Maria Vai com os Outros, Sexoterapia e Universa Talks. Além disso, uma campanha 360º será produzida para ampliar o alcance da inciativa, abrangendo mídia online e offline, divulgações nas plataformas do UOL e a participação de talentos da marca, como Titi Müller, Maria Ribeiro e Cristina Fibe.

 

Se você ou alguém que conhece está em situação de risco, disque 180 para falar com a Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita e anônima.
Confira o primeiro episódio em: Link
Confira o vídeo de divulgação da ação: Link

Artplan

Sob liderança do sócio e presidente Antonio Fadiga, a Artplan é uma das maiores agências brasileiras com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui mais de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A CEO Gláucia Montanha está à frente do escritório de São Paulo, enquanto os diretores-gerais Ana Paula Sanchez e Duda Moncalvo lideram as unidades do Rio de Janeiro e de Brasília, respectivamente. Desde 2016, está no ranking das 10 agências melhores avaliadas por seus próprios clientes, de acordo com Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios do Meio&Mensagem, com lugar no pódio do ranking por nove vezes, e é a 3ª colocada do Ranking das Agências Cenp-Meios 2023. Certificada dez vezes pelo Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil, comandado pelo presidente executivo Rodolfo Medina.