Her Code se posiciona como primeira marca de fragrâncias femininas da América Latina a abordar o prazer feminino como território.
Após quatro anos de pesquisa, O Boticário identificou que o território de prazer feminino ainda é cercado por muitos tabus e decidiu se apropriar deste tema a fim de criar um ambiente acolhedor e livre de paradigmas para que as mulheres vivam todas as possibilidades do seu prazer. É neste contexto que Her Code, nova marca de perfumaria feminina do Boticário, faz sua estreia no mercado.
Her Code chega ao portfólio de fragrâncias femininas do Boticário como um lançamento estratégico, que aproxima a marca das consumidoras ao aprofundar um debate sobre prazer – de forma pioneira no mercado latino-americano de perfumaria feminina. “A estratégia para o lançamento de uma nova marca passa por diversos processos de inovação e Her Code carrega pioneirismo de ponta a ponta, passando pelas características do olfativo amadeirado, a tecnologia embarcada no produto que traz o sistema NFC – Near Field Communication – território e em toda a narrativa de comunicação. Tudo começou com base na escuta e pesquisa com nossas consumidoras, que começaram há quatro anos e se estenderam até julho deste ano. Ao entendermos os inúmeros tabus sociais que envolvem o tema, vimos o potencial de apostar no prazer enquanto causa, olhando para o território com responsabilidade e de forma genuína”, explica Bruna Buás, Diretora de Marketing de Boticário.
Para comunicar o lançamento, a marca – que é referência em perfumaria há 46 anos – aposta em uma estratégia 360º, criada pela AlmapBBDO, que inclui um filme protagonizado por Luana Piovani, um hub de conteúdos proprietários e ativações digitais em quatro capitais brasileiras.
Com lançamento no dia 25 de setembro, a campanha estreia com filme conceito, veiculado em TV aberta e redes sociais, protagonizado pela mulher Her Code, Luana Piovani – que enquanto figura feminina, se propõe a quebrar estigmas de gênero, tabus sociais e assumir o protagonismo da sua trajetória, inclusive no que diz respeito ao prazer. “Quando pensamos em uma mulher icônica que sempre quebrou tabus e mostrou a força das mulheres, logo nos conectamos com a Luana e ficamos muito felizes de tê-la conosco neste momento tão marcante para a perfumaria nacional”, completa a executiva.
Assista aqui ao filme.
Com conceito criativo e estratégia 360º liderados pela AlmapBBDO – que também idealizou as ativações digitais que antecederam o lançamento – a campanha traz o mote “O prazer é todo meu”. Com uma atmosfera inebriante e viciante, assim como a fragrância, o filme traz cenas intimistas da atriz, que representam a jornada da mulher explorando e vivendo todas as camadas do seu próprio prazer.
“Ver o lançamento de Her Code é uma alegria para a Almap que esteve junto com O Boticário desde o pensamento dessa marca. Nas nossas pesquisas, as mulheres nos falavam que queriam uma marca que entendesse que a mulher pode ser protagonista do seu próprio prazer, uma faceta feminina altamente negligenciada ao longo da história. A sociedade paternalista construiu a ideia do homem como o personagem principal do jogo do prazer e a mulher como coadjuvante nesse processo. Her Code, ao contrário, legitima, dá nome e comemora a liberdade feminina de buscar e viver o seu próprio prazer. É essa potência que trazemos para a campanha de lançamento de Her Code e que irá pautar as conversas da marca com as mulheres brasileiras”, comenta Rita Almeida, Head de Estratégia da AlmapBBDO.
Cadeados pelo Brasil
Para aquecer o lançamento, na última semana, Boticário espalhou cadeados gigantes em pontos icônicos de diferentes capitais: Parque Lage (RJ), Edifício Niemeyer (BH) e Rua dos Pinheiros (SP). Os cadeados – que remetem à embalagem do produto e incentivam que as mulheres se abram para o prazer – foram inseridos digitalmente em vídeos de em pontos estratégicos com alto fluxo de pessoas, para instigar o público por meio da CGI como Fake Out Of Home (FOOH).
Abrindo conversa sobre prazer
A estratégia apropriação do território de prazer feminino começou há cerca de três meses, com uma série de conteúdos editoriais em veículos que conversam com o público feminino – além do lançamento de um videocast proprietário da marca “O prazer é todo Dela”, criado e assinado pela PROS Agência e comandado por Marcela Ceribelli, que recebeu três convidadas para debater o tema de forma acolhedora e intimista. A fase de aquece contou, ainda, com um estudo quantitativo que ouviu mais de 2 mil mulheres, entre 18 e 65 anos, para colher insights sobre como as mulheres brasileiras com vida sexual ativa se relacionam com prazer.
Os debates sobre o prazer feminino enquanto pauta transversal são muitos – passam pelos inúmeros tabus sociais, a insegurança em relação ao próprio corpo, uma cultura repleta de paradigmas, mas sobretudo, pela liberdade enquanto maior aliada nessa jornada. É neste contexto que Boticário lançou o seu primeiro videocast, “O Prazer é Todo Dela”, comandado pela CEO e Diretora Criativa da Obvious, Marcela Ceribelli. O videocast explora as principais barreiras que as mulheres encontram para serem, literalmente, protagonistas do próprio prazer – discutindo temas como sexualidade feminina, liberdade e autoconfiança, que devem ser exercitados em diferentes estágios da vida de mulheres sexualmente ativas.
O videocast foi lançado no canal do YouTube da marca e teve como primeira convidada Marcela McGowan, ginecologista especializada em sexualidade – que, junto a host do programa, vai abordar como temática a melhor preliminar que existe: a autoconfiança. O segundo episódio do videocast, recebeu Larissa Cassiano, ginecologista e terapeuta sexual, para um papo sobre libido. Chalize Andrade, terapeuta orgástica e educadora sexual, fecha o vídeo em uma conversa acolhedora sobre o protagonismo que todas as mulheres devem exercitar para se satisfazer plenamente. “Abrimos nossa série falando sobre o impacto positivo da autoconfiança no prazer feminino. É fundamental promovermos conversas sobre como a relação com nossos corpos é necessária para o início do prazer, que começa muito antes dos momentos íntimos”, explica Marcela Ceribelli.
Com o intuito de endossar o tema prazer feminino e torná-lo proprietário da marca, também no período pré-divulgação, o Boticário encomendou a pesquisa Prazer e Mulheres conduzida pela Think Eva, consultoria que promove soluções para as desigualdades de gênero, que ouviu mais de duas mil mulheres, de 18 a 60 anos, de todas as regiões do Brasil e traz, com exclusividade, uma perspectiva sobre o prazer feminino, revelando o impacto de tabus sociais – das imposições de gênero aos padrões de beleza – no comportamento de mulheres brasileiras com vida sexual ativa. Revelando que 6 em cada 10 mulheres não dedicam tempo suficiente para explorarem e vivenciarem este prazer. As principais justificativas atribuídas à resposta são stress, sobrecarga causada pelas múltiplas jornadas e falta de informação a respeito do assunto.
Fragrância conectada
A tecnologia é a principal aliada do Boticário em toda a estratégia desta campanha, o NFC (Near Field Communication) é um recurso de troca de dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos, e que pode ser utilizado para diversas finalidades. Neste caso, o método conecta a fragrância ao hub de conteúdo, abrindo as portas para o Her Code Hotel , criado pela Druid Creative Gaming, um espaço online e seguro para as mulheres se informarem sobre o prazer. Em um primeiro momento, as mulheres serão recepcionadas no lobby pela apresentadora Luana Piovani, que irá direcioná-las ao cadastro. Neste mesmo espaço, a especialista Laura Müller irá conduzir o diálogo e informar sobre a importância do autoconhecimento na jornada prazer feminino. Para a experiência ficar completa, o hub será composto conteúdos com as especialistas Penélope Nova, Marcela McGowan, Charlize Andrade e Ingrid Vaz, além de materiais proprietários do Boticário e a pesquisa sobre o prazer feminino na íntegra.
O tour virtual pelo Her Code Hotel, propõe uma série de descobertas em cinco ambientes que permitem experiência fluida de navegação, com conteúdos que conduzem a consumidora à jornada envolvente de naturalização e incentivo do seu prazer. No lobby, a entrada do hotel, as hóspedes farão seu cadastro e receberão as boas-vindas da mulher Her Code, Luana Piovani. O bar será o local em que o tema será naturalizado com rodas de conversas e com papo sobre autoconfiança. Já no jardim será falado sobre a fragrância, ASMR sensorial de embalagem convite a uma experiência de respiração. No SPA, assuntos super relevantes ganharão pauta em conversas como libido, áreas erógenas e autoestima em relação ao corpo. Por último, e não menos importante, o quarto será o momento privativo para explorar tópicos mais quentes com convite a práticas terapêuticas sobre autodescoberta de corpo.
“Os ambientes são inspirados nas fases de Her Code, co-criados junto às especialistas, portanto os conteúdos exploram olfato, tato, paladar e visão. A pesquisa que encomendamos para a Think Eva nos mostrou um cenário no qual a falta de informação é o maior obstáculo para que as mulheres se tornem donas do próprio prazer. Como marca entendemos a importância de promover um debate sem tabus, acolhedor, intimista e, ao mesmo tempo, educativo sobre esta temática”, explica Bruna.
Ficha Técnica – Her Code
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: Névoa
Produto: Her Code
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores Executivos de Criação: Rafa Gil e Rodrigo Almeida
Criação: Daniell Rezende, Estephanie Bressan e Isabella Ege
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Juliana Henriques e Bruna Rocha
Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Amanda Lopes Moutinho e Pedro Miranda
Planejamento: Rita almeida, Daniela Ferrari, Maria Eduarda Menezes, João Calasans
Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Thiago Gonzales, Camila Lopes, Patrick Novais e Leticia dos Anjos
Art buyer: Tereza Setti
Diretor de arte: Fábio Girardi
Fotógrafa: Nicole heiniger
Beleza: Jake Falchi
Styling:Fabiana Leite
Set Designer: Greta Cuneo
Casting: Sonny SDC&P
Produção executiva: Diego Domingos SD mgmt
Pack: Estúdio Boreal
IMAGEM:
Produtora de Imagem: MyMama Entertainment
Direção: Ariela Dorf
Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad
Assistente Criativo: Yago Sagrado
Produção Executiva / Diretor de Coordenação: João da Terra
Coordenadora de Produção: Camila Abade
Produção Executiva de Atendimento: Pati Caldas
Atendimento Jr.: Rafael De Paula
Diretor de Fotografia: Pepe Mendes
Diretor de Arte: Luana Demange
Direção de Produção: Latino
1° Assistente de Direção: Tati Senna
2° Assistente de Direção: Marcela Prado Alvarenga
Assistente de Coordenação: Juci Santos
Chefe de Elétrica: Bruno Homem de Mello
Chefe de Maquinária: Claudio Soares (DU)
Operador de Câmera 2° Unidade: Ana Valente
Operador de Câmera Phantom: Eduardo Duque (Pimenta)
1° Assistente de Câmera: André Keller
2° Assistente de Câmera: Julia Lacerda
2° Assistente de Câmera 2° Unidade: Gabriela Lopes Akashi
Video Assist: Maria Milca Piskulich
Assistentes de Direção de Arte: Fernanda Franco da Cunha
Produtor de Objetos: Vanessa Utimura
Assistentes de Objetos: Marcelo Augusto de Miranda
Produtores: Kika Carvalho
Assistente de Produção: Juliana Souza
Contra-regras: Marcelo Augusto de Miranda | André Castilho | Antônio Rogério Andrade Costa
Produtor de Locação: Ale Rocha
Assistentes de Locação: Fabiana de Freitas Pacheco
Produtora de Figurino: Dulce Bernardi (equipe LP)
Make e Hair: Rafa Senna (equipe LP)
Pesquisa: Julia Pellizzer
Coordenação de Pós-Produção (MyMama): Fezão Barbieri
Montadora/ Editor: Ariela Dorf e Raphael Tarso
Finalização: Gleice Licá
Assistente de Finalização:Rafa Vásquez
VFX:Warriors
Color: Clandestino
ÁUDIO:
Produtora de som: Antfood Music & Sound Design
Direção de Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Lins
Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Lins, Lucas Baldin, Luis Bergmann e Vinicius Nunes
Coordenação de produção: Fernando Ianni e Monique Munhoz
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pablo Homem de Mello
Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Mais e Bruna Buas Pazos
#OndeTemAmorTemBeleza
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar, LinkQ Online, campo realizado durante o mês de dezembro de 2021. Total no Brasil: 2.000 lares.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.