A mídia tem destacado, com frequência, casos de pessoas que sofreram sérias consequências devido ao uso de medicamentos falsificados. Na maioria das vezes, esses remédios são adquiridos pela internet, em sites populares de comércio eletrônico. O preço consideravelmente mais baixo em comparação às farmácias tradicionais acaba atraindo muitos consumidores.

Um dos principais alvos de falsificação são os medicamentos para controle de diabetes, como o Ozempic, que também vêm sendo utilizados para emagrecimento. O aumento da demanda por esse tipo de produto tem impulsionado a produção de versões falsificadas. Além de não apresentarem a eficácia prometida, os medicamentos falsificados podem causar sérios danos à saúde, resultando em complicações graves.

“O apelo do preço mais acessível oferecido online faz com que muitos consumidores adquiram, sem saber, medicamentos falsificados. É importante que se verifique a credibilidade do site de venda e que se desconfie de preços muito abaixo dos praticados na farmácia. Comprar medicamentos em farmácias autorizadas é a garantia de que você está adquirindo produtos seguros e regulamentados, protegendo sua saúde e evitando os riscos associados a medicamentos falsificados”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma).

A Organização Mundial de Saúde recomenda que, ao suspeitar da autenticidade de qualquer medicamento, seu uso seja interrompido imediatamente, e que as autoridades competentes sejam notificadas.

Sobre a Rede de Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 21 lojas próprias, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em nove municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Dra. Laura Paiva e Dr. Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.