Com forte estratégia de crescimento no aplicativo de mensagens e foco na proximidade com o consumidor, empresa conquista mais de 350 mil assinantes em apenas três meses de canal.

Os canais de WhatsApplançados em setembro de 2023 pela Meta, vieram para ampliar as possibilidades de interação com o consumidor. Com a nova ferramenta, grandes marcas enxergaram a possibilidade de expandir a presença no aplicativo de mensagens mais popular do mundo, de acordo com a Similarweb, e fortalecer a conexão com o público por meio de conteúdos interativos e experiências.

 

O Boticário foi uma das primeiras empresas a investir neste novo recurso e, em apenas três meses de atividade, tornou-se a marca de beleza com maior número de seguidores em um canal de transmissão no WhatsApp do Brasil. Ao contrário do canal de vendas, onde o consumidor consegue adquirir os produtos da marca, o objetivo deste novo formato é manter o público informado sobre as principais notícias sobre a empresa e apresentar tendências de autocuidado, beleza  e bem-estar.

Atualmente, a comunidade criada pelo Boticário conta com mais de 350 mil usuários na plataforma e uma média de crescimento de mil seguidores por dia – taxa quase duas vezes maior que a média do segmento. Apenas nas últimas duas semanas, o canal registrou um aumento de 233% no número de participantes – aproximadamente dez mil novos usuários por dia – após divulgação intensa nos perfis proprietários em outras redes sociais.

Sylvia Branco, Gerente Sênior de Comunidades, Conteúdo, Mkt de Influência e Imprensa de O Boticário e Quem Disse Berenice, conta que os números foram conquistados por meio de uma estratégia de  conteúdos exclusivos e priorização dos consumidores que fazem parte deste grupo, com avisos antecipados sobre promoções, lançamentos e dicas de presenteáveis.

“O WhatsApp é uma plataforma muito importante para a estratégia de relacionamento entre marca e consumidor. Estamos falando de um aplicativo de altíssima penetração entre a população brasileira e que está presente no celular de milhões de pessoas, entregando instantaneidade na comunicação. Além de peça fundamental para a omnicanalidade da marca, por meio da venda de produtos e atendimento ao consumidor, agora também nos ajuda a estreitar os laços com nossos botilovers, comunidade de apaixonados pela marca que se sente privilegiada de receber informações exclusivas e fica ansiosa por atualizações sobre Boti”, destaca a executiva.

As publicações são feitas diariamente e dão destaque ao portfólio robusto do Boticário, com mensagens curtas e links que direcionam para o site oficial e outras redes sociais da gigante da beleza, e recebem aproximadamente duas mil curtidas cada. A maioria das mensagens contam com perguntas ou provocações divertidas aos usuários, para estimular reações e cliques nos links compartilhados. Em fevereiro, o canal foi uma das principais fontes de tráfego orgânico do Boticário – atrás apenas de Instagram e Facebook – totalizando 4% de todas as sessões orgânicas do mês.

Sylvia ressalta que, além de gerar conversão, a plataforma também ajuda a conhecer as preferências do consumidor: “Para nós, é muito importante entender o que interessa nosso público e o que eles buscam consumir no canal do Boti. É assim que identificamos nossos pontos fortes para continuarmos em um ritmo acelerado de crescimento, conquistando engajamento orgânico e qualificado. O Boticário coloca o consumidor no centro em cada um dos movimentos que realiza e com este projeto não poderia ser diferente. Temos uma preocupação genuína em estarmos cada vez mais próximos e proporcionar uma experiência única aos seguidores”.

Com uma das melhores taxas de adesão entre as marcas do mercado nacional de beleza, Boticário pretende continuar investindo no canal e mira em objetivos cada vez maiores: “É muito gratificante alcançar esses feitos pois mostram que todo o empenho do nosso time está dando resultado. Nossa meta agora é chegar a 1 milhão de seguidores e, em breve, nos consolidarmos como a marca mais seguida, entre todos os segmentos, do país”, conclui a executiva.

A busca constante por inovação faz com que a gigante da beleza esteja sempre antenada às novidades do mundo digital, acompanhando tendências e novos formatos de diálogo com os consumidores. Além do canal no WhatsApp, O Boticário está presente em todas as redes sociais e acumula mais de 30 milhões de seguidores – sendo 11 milhões no Instagram, 15 milhões no Facebook, 234 mil no Twitter, 2 milhões no Youtube e 4 milhões no TikTok – tornando-se a marca de beleza mais seguida da plataforma e vencedora do TikTok AD Awards na categoria “Vai pra For You caramba”, pelo melhor uso de formato, e indicada em outras cinco categorias. A estratégia de redes e comunidade da marca é tão forte que foi eleita como a mais mencionada ou indicada por influencers, de acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, em parceria com a YouPix.

Sobre O Boticário   

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    Fontes:

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.  **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.