A campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de novos casos da doença no Brasil para o ano de 2025 é 71.730, correspondendo a um risco de 67,86 casos a cada 100 mil homens, tornando-se um dos tipos de câncer mais comuns na população masculina do país.

O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve na próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga. Em estágios iniciais, a doença costuma ser assintomática, mas, à medida que avança, pode apresentar sintomas como dificuldade em expelir a urina, necessidade frequente de urinar, especialmente à noite, sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada, sangue na urina ou no sêmen e dor óssea.

“É fundamental que os homens estejam atentos a esses sinais e procurem um médico urologista para avaliação. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e pode aumentar em até 99% as chances de cura”,  alerta o Dr. Mário Vilâny, oncologista da Oto CRIO.

Uma das principais preocupações dos homens diagnosticados com câncer de próstata é o impacto do tratamento sobre a fertilidade. “Existem diversas opções terapêuticas disponíveis, e a escolha do tratamento mais adequado dependerá do estágio da doença e das características individuais de cada paciente. É importante conversar com o médico sobre as possíveis consequências e alternativas para preservar a fertilidade, como a criopreservação de espermatozóides”, explica Mário Vilâny.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é feito por meio do exame de toque retal e da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). “É recomendado que os homens a partir dos 50 anos realizem esses exames anualmente, principalmente aqueles com histórico familiar da doença ou com fatores de risco”, afirma o especialista.

Prevenção

Embora não exista uma forma de prevenir completamente o câncer de próstata, alguns hábitos podem ajudar a reduzir o risco, como  evitar o tabagismo e o consumo de álcool, manter uma dieta equilibrada e com baixo teor de gordura, praticar exercícios físicos regularmente, manter o peso ideal e controlar doenças crônicas.

“Incentivamos todos os homens a participarem ativamente da campanha Novembro Azul, procurando um médico para realizar os exames de rotina e adotando um estilo de vida saudável”, finaliza.

Sobre a Oto CRIO – Oncologia

Fruto da união da Rede Oto com o Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO, a Oto CRIO, foi criada para oferecer excelência e eficiência ao paciente oncológico, com equipe multiprofissional qualificada, estrutura de qualidade e tecnologia de ponta. O núcleo oncológico da Rede Oto conta com atendimento clínico em consultório, quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia, boxes individuais de medicação e salas de infusão, garantindo máximo conforto e segurança durante o atendimento.