Nesta terça-feira (25), foi realizado o evento NM2Business – Nosso Meio to Business, edição “Especial Fundadores”, no auditório do BS Design, em Fortaleza, que reuniu grandes nomes do mundo empresarial para compartilhar suas trajetórias, desafios e cases de sucesso.

 

A programação teve início às 8h30, com a apresentação da jornalista Alana Araújo. O fundador e presidente do Grupo BSPAR, Beto Studart, abriu a série de palestras compartilhando sua trajetória profissional e como transformou suas ideias em realidade.

 

Segundo o empresário, ele sempre entendeu que “a aparência abre portas, e o conteúdo, consolida.” A trajetória profissional de Beto como gestor começou com pequenas atividades, ele trabalhou vendendo camarões e até foi proprietário de uma frota de táxis por um tempo. No entanto, aos 23 anos, ele assumiu a presidência da empresa Agripec Química e Farmacêutica. Após a venda da Agripec, o cearense não quis descansar e fundou a marca BSPAR, que investe no setor imobiliário por meio das empresas BSPAR Incorporações e BSPAR Construções, ambas sinônimos de qualidade e sucesso entre os clientes. A palestra foi mediada por Fernando Hélio Brito, fundador do Nosso Meio.

 

Em seguida, Fernando Rodrigues, fundador do grupo Makro Engenharia, apresentou sua palestra compartilhando a visão por trás da criação da empresa, apresentou dados, resultados e perspectivas futuras. “Eu sempre tive isso muito certo na minha mente: eu tenho que vencer, não posso recuar! E para quem quer vencer só existe um caminho: trabalhar. Eu trabalhei muito na minha vida, e passei isso para todos os meus filhos, porque acredito que esse é um valor que devemos ter”, comentou.

 

A programação continuou com Renata Abreu e Renan Aguiar, fundadores da San Paolo, que apresentaram suas estratégias e números, experiências no mundo dos negócios e sobre o modelo de sócios em suas lojas. Renata conta que a marca tentou vender franquias, mas que, após uma primeira experiência ruim, não mantiveram essa ideia. Para trabalhar com essa proposta de parceria, eles criaram um modelo de sócios-operadores, baseado no modelo do também fundador Afrânio Barreira (Coco Bambu), que tem como objetivo estar mais próximo do cliente e ter mais autonomia. “Hoje a gente trabalha com sócios-operadores na ponta. A gente acredita nessa ideia de ter um dono na ponta”, conta Renan. Eles contaram que um dos sócios atuais começou como estagiário da marca e conhece todos os processos que envolvem a logística, produção e backstage do produto. Hoje ele está na Bahia e participou da abertura de nove lojas no estado.

 

Na sequência, Antônio José de Freitas Melo, fundador da Normatel, subiu ao palco para compartilhar sua trajetória profissional e cases de sucesso que o deixaram orgulhoso da jornada empresarial. A palestra foi mediada por Helaine Oliveira, jornalista do Grupo Otimista. Antônio conta que o nascimento da Normatel veio de uma ideia do seu pai, ao trazer diversos produtos de construção para pronta entrega em Fortaleza. Ao se unir com o seu atual sócio, Cláudio Brasil, em 1978, os negócios alavancaram. Na divisão das responsabilidades administrativas, os filhos dos sócios estão à frente das diretorias da empresa, mas em uma administração geral, Antônio prioriza a parte comercial e Cláudio a Engenharia. Para os empreendedores, o fundador destaca uma palavra como dica: credibilidade. “Eu sempre faço uma coisa como se fosse a última coisa que eu fosse fazer na minha vida. Faça bem feito, o preço é o mesmo”, conclui.

 

O Painel Sucessores foi mediado por Guilherme Pequeno, sócio da Gomes de Matos Consultores Associados, e contou com a participação de Carolina Bichucher, gerente de marketing e segunda geração à frente da franquia do McDonald’s no Ceará, e Ivan Bezerra Neto, diretor executivo e terceira geração à frente da TBM – Têxtil Bezerra de Menezes e Filati Malhas. Os convidados puderam compartilhar suas experiências profissionais e discutir como é estar à frente de uma empresa familiar.

 

Carolina contou os principais desafios de estar nesse universo e, inclusive, chegou a duvidar da sua capacidade de ingressar no meio. “Eu entrei pensando que ia conhecer um negócio totalmente engessado e acabei descobrindo algo apaixonante e pegando o gosto”, diz. Ivan também fala sobre os obstáculos que vivenciou nessa jornada e pontua que conquistar o respeito da equipe foi um dos principais na sua carreira. “A partir do momento em que eu comecei a ganhar essa confiança da equipe diretora, tudo começou a se encaixar e funcionar melhor”, conta.

 

A fundadora da marca Catarina Mina, Celina Hissa, apresentou sua forme de trabalhar com foco no propósito e em quem produz, que foi mediada por Julião Júnior, jornalista e apresentador do Jornal da Jangadeiro. Celina compartilhou sua jornada empreendedora, falou sobre sua visão de negócios e como teve a ideia de trazer transparência aos consumidores e parceiros, abrindo os custos da empresa. A fundadora também ressaltou a preocupação da marca com as pessoas que estão envolvidas no processo produtivo. “É importante que as pessoas entendam a história de quem fez, a história por trás do produto e por trás da marca. Não é sobre o produto, é como a gente cria e conta as histórias. É sobre isso”, compartilhou.

 

A última palestra foi apresentada por Carlo Porro, fundador e CEO da Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas do Brasil e maior exportadora de melão do mundo. A palestra foi mediada por Inácio Aguiar, jornalista e editor de política do Sistema Verdes Mares. Carlo compartilhou os principais diferenciais da Agrícola Famosa em relação a outras empresas do mesmo ramo e como se atualiza sobre as tendências do mercado e busca inovação para a empresa. Carlo contou sobre os desafios diários que um empreendedor enfrenta em sua jornada, afirmando que, em diversos momentos, pensou que tudo fosse dar errado, mas que aprendeu trabalhando e persistindo em seu negócio. “O que faz o empreendedor são esses momentos difíceis. É conseguindo passar por esses obstáculos que se chega lá. Quem persiste não pode ser derrotado”, afirmou.