Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea do Ceará ofertam, gratuitamente, exposições, ações educativas e contação de histórias infantis relacionadas às datas comemorativas.

 

     Desde o início do mês de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar, vem ofertando uma ampla e diversificada programação gratuita que celebra a cultura, arte, estética e identidade das pessoas pretas, quilombolas e dos povos de terreiro. No Museu da Cultura Cearense (MCC) e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), Museus que integram Centro Dragão do Mar, a programação especial alusiva às efemérides do Dia Nacional da Umbanda (15/11) e da Dia da Consciência Negra (20/11) acontece entre os dias 17 e 19 de novembro de 2023, com roda de conversa virtual, visita mediada, exposições e contação de histórias para a criançada. As atividades somam-se à agenda de mobilização integrada em fortalecimento da cultura negra do Festival Afrocearensidades.

Ações educativas

     Nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, o YouTube do Dragão transmitirá uma conversa ao vivo sobre “Mulheres Negras em museus: a presença da mulher negra em espaços de liderança”. Raquel Caminha, historiadora e diretora do Museu do Ceará, Yasmine Martins, museóloga do Museu do Ceará, e Magda Mota, coordenadora de acervo do Museu da Cultura Cearense dialogam sobre a importância da identidade e representatividade das mulheres negras no campo da atuação cultural nos equipamentos de cultura do Estado do Ceará. Quais são os desafios que o corpo negro vivencia em espaços que historicamente são eurocentrados e qual a importância do protagonismo das mulheres no processo de decolonialidade desses espaços. 

     No sábado (18), em alusão ao Dia Nacional da Umbanda, comemorado no dia 15 de novembro, a partir das 16h, o MCC realiza uma visita mediada à exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”, que será conduzida pelo babalorixá Valdo de Iansã, do Terreiro Preto Velho da Mata Escura – Ilê Asè Oju Oyá.  Serão disponibilizadas 30 vagas, mediante inscrição via formulário bit.ly/inscricoesnomcc

     No domingo (19), a partir das 16h, na sala 2 da exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”, no MCC, o Projeto Dandara traz a contação “Histórias na Sombra do Baobá”, onde apresenta performances com contos africanos, literatura infantil preta, construção de brinquedos e brincadeiras africanas. O espetáculo é dirigido ao público infantil de todas as idades. Serão disponibilizadas 20 vagas mediante inscrição no local por ordem de chegada. 

Exposições

      No Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), segue em cartaz a exposição imersiva “Terra de Gigantes”, com concepção e curadoria de Daniel Lima. Nascida das memórias dos parques temáticos, a exposição traz uma verdadeira experiência imersiva para o público. A Mostra traz performances, textos, músicas, entrevistas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas no Brasil. 

       No Museu da Cultura Cearense (MCC), “Festa, Baia, Gira, Cura”, de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, o público é convidado a imergir no universo das religiões de matriz afroindígenas. A exposição nasce a partir da historicização dos terreiros e dos festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àsé Ojú Oyá, localizado no bairro Bom Jardim, dirigido por Pai Valdo de Yansã, juntamente da produção artística do antropólogo, fotógrafo e macumbeiro Jean dos Anjos, que há aproximadamente vinte anos documenta, através da fotografia e escritos, a história dos terreiros de Umbanda no Ceará. 

PROGRAMAÇÃO

17 de novembro (sexta-feira)

18h – Live “Mulheres Negras em museus: a presença da mulher negra em espaços de liderança”, com Raquel Caminha (Museu do Ceará), Yasmine Martins (Museu do Ceará) e Magda Mota (MCC)
No Youtube do Centro Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre

18 de novembro (sábado)


16h – Visita mediada à exposição “Festa, Baia, Gira, Cura” com babalorixá Valdo de Iansã
Nas salas da exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”, no MCC
Acesso gratuito mediante inscrição via formulário bit.ly/inscricoesnomc. 30 vagas. Classificação: 16 anos 

19 de novembro (domingo)

16h – [Infantil] Contação de Histórias “Histórias na sombra do Baobá” com Projeto Dandara
Na Sala 2 da exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”, de Jean dos Anjos, no MCC
Acesso gratuito e livre, mediante inscrição no local por ordem de chegada. 20 vagas.

De quarta a domingo

Exposições “Terra de Gigantes” no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e “Festa, Baia, Gira, Cura” no Museu da Cultura Cearense
Visitações diárias gratuitas e livres, das 9h às 18h (último acesso 17h30), de quarta a sexta, e das 13h às 18h (com acesso até as 17h30) aos sábados, domingos e feriados. 


 Festival Afrocearensidades


O Festival Afrocearensidades continua a celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará com uma programação intensa e diversificada do Governo do Ceará. Por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult), o Festival segue com ampla programação distribuída pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e outras instituições parceiras. Além da capital, outros nove municípios realizam ações somadas às mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Serviço: [Festival Afrocearensidades] Dia da Consciência Negra e Dia da Umbanda nos Museus do Centro Dragão do Mar
Dias 17 a 19 de novembro de 2023 (sexta a domingo)
Horários diversos
Local: No Museu da Cultura Cearense e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará)
Mais informações: (85) 3488.8621 ou site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)