Com acesso gratuito, no auditório do Centro Dragão do Mar, o bate-papo discutirá questões em torno da catalogação de acervos em museus.

     Nesta quarta-feira (28), às 19h, no Auditório do Dragão, o Museu da Cultura Cearense (MCC) realiza uma roda de conversa sobre “Desafios da Preservação em Museus – Catalogação de Acervos”. Participam do bate-papo a assessora do Museu, Valéria Laena, a diretora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Graciele Siqueira, e a diretora do Museu do Ceará, Raquel Caminha. O acesso é gratuito e livre.

     Em pauta, serão discutidas limitações que permeiam o processo de manutenção de acervos museológicos, questões como recursos financeiros, capacitação e treinamento de equipes, criação de bancos de dados, software, pesquisa, parcerias e colaborações nos processos de catalogação de acervos.

     “Será um momento oportuno para provocar reflexões sobre a necessidade de uma política de documentação do acervo e sua importância para garantir a preservação material e imaterial, a sistematização de conteúdo e a pesquisa das coleções museológicas”, reforça Valéria Laena.

Sobre o Dragão do Mar

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço: Roda de conversa “Desafios da Preservação em Museus – Catalogação de Acervos”, com Valéria Laena, Graciele Siqueira e Raquel Caminha

Data: 28 de agosto de 2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre. Acessível em Libras.