Reforçando o compromisso com práticas de ASG em sua atuação no mercado imobiliário, a construtora Mota Machado se tornou a primeira construtora do Norte e Nordeste a ter inventário de carbono divulgado seguindo metodologia GHG Protocol. A distinção é concedida a organizações que demonstram um compromisso sólido com a transparência e gestão de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que realizam a verificação e divulgam os resultados no Registro Público de Emissões do programa.

A empresa cearense foi certificada com o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol. O método tem como objetivo estimular as empresas e os governos a quantificarem e gerenciarem as suas emissões de gases na atmosfera. Esse fator reflete diretamente o comprometimento das marcas com práticas empresariais ambientalmente responsáveis.

Dentro de sua esfera de atuação, a Mota Machado investe continuamente em ações sustentáveis. Destacam-se entre suas iniciativas a economia de energia, a redução do consumo de água e a otimização dos materiais incorporados em seus processos produtivos, medidas que não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também reforçam o compromisso da empresa com a eficiência operacional e a responsabilidade corporativa.

De acordo com Cláudio Barreira, diretor de engenharia da Mota Machado, a inclusão do inventário no Registro Público do Programa GHG é uma forma de trazer um maior embasamento técnico para a política ambiental da construtora. Além disso, a prática reforça o compromisso da empresa em atuar com transparência em seus processos.

“O GHG Protocol é uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e construir um futuro mais sustentável. Entendendo essa importância, a Mota Machado passou a monitorar as emissões de gases de efeito estufa em tempo real em seus canteiros de obra. Essas práticas não são apenas responsabilidades corporativas, mas também contribuições significativas para a saúde do planeta e o bem-estar das futuras gerações”, declara.

Ao reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e os princípios de Ambiental, Social e de Governança (ASG), a Mota Machado reafirma sua posição como uma empresa consciente e responsável. Em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente é cada vez mais premente, a empresa demonstra que é possível alcançar o sucesso empresarial enquanto se mantém fiel aos valores de preservação ambiental e responsabilidade social.

Sobre a Mota Machado

Com 56 anos no mercado, a Construtora Mota Machado constrói edifícios de alto padrão a partir de inovação e qualidade de vida. A empresa, referência no segmento imobiliário, já construiu e entregou mais de 3 milhões de m². Pautando-se pelos valores de excelência e credibilidade, a política de qualidade consiste no desenvolvimento de projetos que priorizem a sustentabilidade, valorizem os colaboradores e, principalmente, atendam à qualidade e à pontualidade esperadas pelo cliente.

Conquistando pela terceira vez o Certificado Great Place to Work 2023 (GPTW) em âmbito regional e nacional, a Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina. Entre os selos obtidos pela construtora estão a de Construtora do Ano (2022 e 2023), entregue pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), que destaca a atuação da Mota Machado na construção civil; certificação ambiental Fator Verde Nível Diamante, entregue pela Prefeitura de Fortaleza, que reconhece construções com projetos e ações sustentáveis; e o Selo EDGE, da International Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial que certifica a sustentabilidade de empreendimentos. Saiba mais em: https://motamachado.com. br/.