A LAURB (Instituto de Urbanismo Ecossistêmico) trabalha diariamente desenvolvendo metodologias participativas e co-criando soluções únicas destinadas a comunidades periféricas. A MOPLIC é uma das iniciativas do Instituto, que busca transformar o cenário do descarte irregular de plásticos em oportunidades sustentáveis para comunidades e cidades.

O projeto incentiva a coleta de plástico descartado para transformá-lo em mobiliários urbanos em diversas periferias de Fortaleza. Sob demanda, a produção é feita utilizando impressão 3D e garantindo o aproveitamento total dos materiais.

O primeiro mobiliário foi apresentado no Beco Céu, na comunidade do Inferninho, localizada no bairro Vila Velha. A peça trata-se de um Banco Alveolar e foi constituída com 83kg de plástico, equivalente a  98 garrafões de água ou 1660 garrafas pet. O design da peça foi assinado pela Head de Tecnologia da LAURB e co-founder da MOPLIC Shaiane Viana.

A ideia da LAURB é comercializar réplicas exclusivas desses mobiliários para reverter e financiar as atividades do Instituto nas comunidades. “Nossa ideia é avançar com esse projeto e poder beneficiar outras comunidades com os mobiliários”, explica Danielle Nina Távora, urbanista e idealizadora da LAURB.

Para saber mais sobre o LAURB, acesse o site oficial do projeto somoslaurb.tilda.ws e siga o instagram @laurb___.

SOBRE A LAURB

A Laurb (Instituto de Urbanismo Ecossistêmico) desenvolve estudos, projetos, planos e intervenções urbanas objetivando cooperar na construção de comunidades resilientes com processos de participação cidadã, educação urbana e ambiental.