Mestre Luthier Saulo Dantas Barreto, formado pelo prestigiado Instituto Internacional de Luteria de Cremona, na Itália, será o responsável pela Escola de Luteria Tradicional da Tapera das Artes, que inicia suas atividades com curso profissionalizante totalmente gratuito. A iniciativa terá duração de 4 anos e é voltada para jovens de 15 a 29 anos da rede pública de ensino. As inscrições ficarão abertas até 03 de maio, podendo ser realizadas por meio de formulário disponível na bio do Instagram (@taperadasartes_).

A Tapera das Artes, Organização Social da Sociedade Civil (OSC) de Aquiraz, conhecida por seu pioneirismo no ensino musical voltado para a cidadania e o empoderamento juvenil, oferece uma rara oportunidade de aprimoramento com um curso completo de Luteria.  A formação contará com bolsas de estudo e está programada para acontecer na Escola de Luteria da Tapera das Artes, situada em Aquiraz (CE).

Com o apoio da PetroReconcavo, a Tapera das Artes adquiriu as ferramentas e materiais específicos, comprados em loja italiana especializada em Cremona, possibilitando que cada aluno possa ter o seu kit individual de trabalho, e assim organizar as atividades pedagógicas da escola com mais profissionalismo.

Esse projeto da Escola de Luteria é parte do programa artístico cultural da Tapera das Artes mais abrangente, via Lei Federal de Incentivo Cultural Rouanet, através da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, que inclui um plano anual com atividades pedagógicas permanentes para 2.500 crianças e adolescentes alunos de escolas públicas e também oficinas profissionalizantes em música, artes visuais, artes cênicas, dentre outras.

 “Para os jovens selecionados, a Escola de Luteria oferecerá aos jovens luthiês, além da formação profissional, diálogos artísticos de altíssimo nível, na construção, restauração e manutenção de instrumentos musicais de cordas friccionadas dentro de uma programação que permite uma jornada de aprendizado de imersão humana com visão internacional, e assim estarão prontos para as exigências do mercado mundial”, destaca Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Instituição.

O curso terá duração de quatro anos e uma carga horária total de 3.200 horas/aula, sendo 800 horas por ano, numa formação que promete realmente ser uma jornada enriquecedora e transformadora. A seleção para o curso será realizada em duas etapas criteriosas: a primeira consistirá na avaliação das experiências prévias em trabalhos manuais, conhecimento musical e motivação do aluno. A segunda etapa incluirá um teste prático de habilidade manual, além de redação e uma entrevista detalhada. Ao todo, 14 participantes serão selecionados para mergulhar no mundo da música, aprendendo com os melhores especialistas e explorando seu potencial criativo.

A luteria experimental, coordenada por Fernando Sardo, existe na Tapera das Artes há 10 anos, contemplando ateliers de cordas, sopros e percussão, que dispõe de loja física no Centro Cultural, Quiosque na Loja da Acal Home Center da Desembargador Moreira e em processo a implantação também de uma loja virtual. Já a linha tradicional é coordenada por Saulo Dantas Barreto.

Uma Escola feita à mão

“Só os melhores violinos do mundo são feitos à mão, seguindo procedimentos muito antigos e refinados. Mesmo nos dias atuais, essa técnica centenária não foi superada por toda a tecnologia que se dispõe. Por esse motivo, o violino e os instrumentos de sua família são considerados no mundo todo como símbolos incontestáveis de excelência. Seguindo esse raciocínio, nós da Tapera das Artes estamos montando uma Escola de Luteria em todos os seus aspectos com o mesmo carinho e dedicação com que os luthies de antigamente construíam seus instrumentos”, diz Ritelza. Da moderna infraestrutura às ferramentas, sejam construídas aqui sob medida, sejam importadas da Itália, do alto nível dos professores à grade escolar completa, passando pelo número reduzido de vagas, a qualidade e o perfeito equilíbrio de todos os elementos como se fossem ingredientes de um verniz de Stradivarius.  A verdadeira tradição da luteria é a inovação. Como um delicado instrumento de corda, a Escola de Luteria de Aquiraz está sendo construída à mão para você”, reflete  Saulo Dantas Barreto.

Sobre o artista

Saulo Dantas Barreto é um renomado luthier formado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona, na Itália. Com uma carreira de trinta anos no mercado musical nacional e internacional, sua formação acadêmica está centrada na história da luteria brasileira e na pesquisa. Ele também é bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua dissertação é considerada o primeiro texto acadêmico sobre a história da luteria brasileira, especialmente focada nos instrumentos do quarteto clássico (violino, viola e violoncelo). Barreto é reconhecido como pioneiro no Sistema 72, um método de construção de instrumentos usado por importantes luthiers dos séculos XVII, XVIII e XIX, como Amati, Stradivarius e Cerutti.

Sobre a Tapera das Artes

Celebrando 41 anos de existência em 2024, a instituição Tapera das Artes transcende seu papel tradicional de escola. Emerge como um verdadeiro centro de aprendizado contínuo, onde a música não é apenas uma disciplina, mas uma ferramenta essencial na construção da cidadania e no fortalecimento da autoconfiança dos jovens.  Localizada em Aquiraz, a Tapera das Artes se destaca por sua diversidade, oferecendo 14 diferentes oficinas musicais em sua grade curricular, beneficiando aproximadamente 1.500 alunos, a maioria proveniente de famílias de baixa renda e escolas públicas da região.

 

Serviço:

Curso profissional gratuito de Luteria
Inscrição: até 03 de maio

Link de inscrição: https://forms.gle/Euvh935ck97N7sHX7

informações: (85) 98921.0943 ou no Instagram da Tapera das Artes (@taperadasartes_).