A maioria dos jovens enxerga o acompanhamento da saúde mental como principal hábito para uma vida saudável; estudo foi realizado com 1.408 homens e mulheres, com 18 anos ou mais, das classes ABC.
Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Neo Química, marca líder no mercado brasileiro de medicamentos em unidades vendidas¹, mostra que 52% dos jovens no Brasil entre 18 e 29 anos associam saúde e bem-estar ao equilíbrio emocional, e para 17% esse é o principal significado de saúde e bem-estar frente à alimentação saudável e dormir bem. Além disso, os jovens enxergam o acompanhamento da saúde mental como principal hábito para uma vida saudável, com 16% das menções, empatado com hidratação adequada e alimentação saudável.
O estudo também apontou que ter saúde aparece em 3º lugar (11%) como principal sonho para os jovens, ficando atrás ter casa própria (28%) e ter um negócio próprio (27%). Um em cada quatro buscam informações sobre bem-estar e hábitos saudáveis na rede social TikTok, sendo que, no total, 16% dos brasileiros de modo geral usam o meio para encontrar esse tipo de informação. Outro destaque da pesquisa é que 70% dos jovens consomem, mesmo que raramente, vitaminas ou suplementos alimentares – para 66%, a melhoria na saúde em geral e aumento de energia foram as razões para iniciar o consumo.
“Os dados dessa pesquisa comprovam uma crescente preocupação da população brasileira com a saúde neste período pós-pandemia. Os jovens brasileiros estão nos mostrando que saúde vai muito além do físico – é sobre equilíbrio emocional, prioridades reais e escolhas conscientes. Essa geração, marcada pela pandemia, ressignificou o conceito de bem-estar, trazendo a saúde mental para o centro da conversa. Mais do que nunca, vemos um movimento claro: cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Isso revela uma mudança de paradigma poderosa, onde a saúde se torna um pilar para sonhos maiores e mais conectados com a realidade”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Saúde na classe C
A pesquisa foi realizada com brasileiros de diversas faixas etárias e classes sociais ABC, mostrando que saúde é um dos maiores desejos da classe C brasileira, com foco em práticas de autocuidado e prevenção: 1 em cada 5 relatam que ter saúde é seu maior sonho, 87% dizem que a preocupação com a saúde aumenta ao longo do tempo, e 30% associam saúde e bem-estar a condições financeiras.
Sobre o consumo de vitaminas e suplementos, 91% dos brasileiros da classe C acreditam que a utilização de vitaminas e suplementos são importantes para uma vida saudável, sendo que 7 em cada 10 (71%) consomem, mesmo que raramente, vitaminas ou suplementos alimentares. Destes, 81% percebem melhorias de saúde após o início do consumo de vitaminas ou suplementos alimentares e 52% notam grandes melhorias de saúde.
“Uma quantidade equilibrada de vitaminas pode trazer benefícios para o corpo, ajudando no fortalecimento de músculos e ossos, reforço da imunidade, entre outros benefícios. Afinal, elas são moléculas orgânicas necessárias para o funcionamento adequado do organismo, e há casos em que realmente a suplementação ou a reposição podem ser necessárias. Mas é sempre importante buscar orientação médica”, orienta o Dr. Márcio de Queiroz Elias – CRM 82558/SP, gerente médico da Neo Química.
Metodologia
A pesquisa nacional do Instituto Locomotiva foi realizada para aprofundar o entendimento de qualidade de vida e bem-estar para a população brasileira, mapeando hábitos e cuidados no contexto pós-pandemia e indicando caminhos que podem contribuir com o bem-estar da população.
O estudo foi desenvolvido em duas etapas: qualitativa e quantitativa. Na primeira, foram formados seis grupos de discussão online, compostos por homens e mulheres com mais de 25 anos, das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, pertencentes às classes sociais B e C. Na etapa quantitativa, foi realizada uma pesquisa digital com 1.408 pessoas maiores de idade, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais, o que significa que os resultados podem variar dentro dessa faixa.
Referências:
- IQVIA PMB MAT UNID AGO’24 – visão laboratório
Sobre a Neo Química
Ao longo de 65 anos de história, a Neo Química se consolidou como uma das principais marcas de medicamentos do setor farmacêutico brasileiro. Com um portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, e líder neste mercado em unidades vendidas¹, a marca está presente em mais de 99% das farmácias do país². Sob a assinatura “Sua saúde é nossa vocação”, a Neo Química entende que a saúde é uma condição individual e amplia o conceito de saúde indo além da ausência de doenças e do uso de medicamentos: foca também na prevenção, no cuidado e no bem-estar físico, mental e social.
¹ IQVIA PMB MAT UNID NOV’2024, visão laboratório.
² IQVIA Retail Insights MAT NOV’2024.
Sobre o Instituto Locomotiva
O Instituto Locomotiva trabalha para mostrar que existem pessoas e histórias por trás de cada número. Olhamos a fundo para a população que vive, consome e sonha no Brasil, para que nossos números tenham história e identidade. Com isso, transformamos resultados de pesquisas em conhecimento e estratégia, ampliando as possibilidades de empresas, instituições e organizações, contribuindo para a construção de identidade entre elas e seus públicos e gerando indicadores capazes de fomentar o debate público. Nosso trabalho é sermos porta-vozes da população e um farol para os dados que realmente importam.