No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta sexta-feira (17), o Grupo Cobap, com sede em Maracanaú (CE), destaca-se como um exemplo inspirador de comprometimento ambiental e eficiência logística. Ao longo dos últimos anos, sua iniciativa de logística reversa tem sido fundamental na retirada de impressionantes 29 mil toneladas de resíduos sólidos das ruas do Ceará anualmente.
Por quase quatro décadas, o Grupo tem sido uma referência na produção de embalagens sustentáveis na região, fornecendo caixas de papelão ondulado 100% recicladas, de forma personalizada, para mais de 180 empresas de 12 segmentos.
“O diferencial da Cobap reside na sua abordagem inovadora da logística reversa, um modelo que integra efetivamente a sustentabilidade em seu processo produtivo. Com uma produção média de 2,4 mil toneladas por mês, a Cobap se destaca como um dos líderes no mercado nordestino de embalagens sustentáveis, adotando um ciclo de produção totalmente sustentável”, afirma Renata Correia, CEO do Grupo Cobap.
Logística Reversa
A matéria-prima utilizada pela Cobap é 100% reciclada, proveniente de aparas de papel e papelão coletadas pela Pacel, empresa irmã do Grupo. Por meio de parcerias com associações de catadores, redes de supermercados, shoppings e indústrias, a Pacel retira ao ano 29 mil toneladas desses resíduos das ruas do Ceará, contribuindo significativamente para o meio ambiente. Os resíduos sólidos são coletados pela Pacel, que funciona como um centro de coleta e reciclagem de papelão. Depois de coletado, o material passa por seleção e separação das impurezas e é preparado para reuso.
Além disso, a iniciativa proporciona uma fonte de renda para cerca de 2 mil famílias, por meio dos agentes recicladores, impulsionando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento da região.
Renata Correia destaca, ainda, que a iniciativa tem um impacto social importante, proporcionando uma fonte de renda para aproximadamente 2 mil famílias por meio dos agentes recicladores. “Esse apoio à economia local impulsiona o desenvolvimento da região, tornando a Cobap não apenas uma líder na indústria, mas também uma parceira essencial para o progresso da comunidade”, diz.