O DFB Digifest 2020, edição virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, realiza de 28 a 31 de julho o DFB LiveModa, que apresentará 16 desfiles de forma 100% online, com conteúdo transmitido no canal do Youtube do evento. A ação tem como intuito promover a moda autoral, renovando e incentivando o trabalho e a autoestima de criadores e marcas parceiras neste momento de dificuldade.
Na line up, grandes nomes que já estavam confirmados na edição física e que são consagrados estilistas e marcas do trade da moda autoral: Bruno Olly; Ivanildo Nunes; Lindebergue; Coletivo (Bruno Queiroz + Catarina Mina + Gisela Franck + Bikiny Society); Vitor Cunha; Almerinda Maria; Rendá por Camila Arraes; Ronaldo Silvestre; Kalil Nepomuceno; Baba, Marina Bitu e Thereza Montenegro, sendo as duas últimas estreantes no evento.
As gravações dos desfiles acontecerão nos dias 18 e 19 de julho, na F3 Produções, realizando todos os cuidados e protocolos de segurança para o cast de modelos e as equipes de produção, beleza e técnica. “Os desfiles são o ponto alto do no DFB e não poderíamos deixar esse momento de fora da nossa edição digital. Neste ano, queremos promover um conteúdo de qualidade, mas sempre reforçando todos os cuidados com a saúde de todos. Teremos uma equipe reduzida, com horários preestabelecidos que devem ser seguidos rigorosamente por todos os participantes, preservando sempre as regras de distanciamento”, comenta o diretor geral do DFB, Cláudio Silveira.
As marcas e criadores receberão um convite virtual, que serão distribuídos como nas edições anteriores. “Nossa intenção é reproduzir ao máximo a experiência de um desfile real no DFB, como se a apresentação fosse física e ao vivo. O casting será de modelos profissionais das duas principais agências do estado, a RC Model Agency e Wide Models”, comenta Cláudio. No último dia do evento, dia 31 de julho, às 20 horas, serão revelados ainda os vencedores do Concurso dos Novos, MoveModa e Prêmio DFB Digital.
O DFB DigiFest tem como maior intuito transportar o clima de criatividade e inovação do DFB Festival para o universo das redes sociais. O evento também está doando, junto com a Enel, 200 mil máscaras de longa proteção a domicílios em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. Outra ação social, o projeto Marmita Chic reúne, até 31/07, oito restaurantes da nossa culinária autoral para criar pratos comercializados com preços promocionais e parceria com o aplicativo de delivery James, a Coca-Cola, a Granja Regina e a Mallory.
Nos dias 17, 18, 24 e 25 de julho, o evento conta ainda com o Pitstop Contra a Covid-19, que realizará 1.000 exames grátis para a população, em uma espécie de drive-thru instalado no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata. Com cadastramento e agendamento do horário dos testes realizado somente no dfhouse.com.br, a iniciativa é uma correalização DFB DigiFest/Enel, realização da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph Saúde), com patrocínio da Qair, apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, e do Instituto Iracema, apoio do Senai, Sistema Fiec e Laboratório Régis Jucá, englobando os sindicatos têxteis do Estado: SindRoupas, SindConfecções e Sinditêxtil.
Confira a line-up dos desfiles DFB LiveModa:
Terça, 28/07
19h – Bruno Olly
19h30 – Ivanildo Nunes
20h – Lindebergue
Quarta, 29/07
19h – Coletivo: Bruno Queiroz / Gisela Franck / Bikiny Society
19h30 – Vitor Cunha
20h – Almerinda Maria
Quinta, 30/07
19h – Rendá por Camila Arraes
19h30 – Ronaldo Silvestre
20h – Kallil Nepomuceno
Sexta, 31/07
19h – Marina Bitu
19h30 – Thereza Montenegro
20h – Baba
O maior encontro da moda autoral da América Latina
O DFB Festival foi criado, em 1999, para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda no Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com o avanço das edições, o Evento abraçou fortemente ações de formação, economia criativa e inovação.
Na edição 2019, o DFB Festival instalou uma estrutura de 27.000m2 nas areias do Aterro da Praia de Iracema, por onde passaram 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, feira de design com 60 expositores, 12 palestras e workshops, além de uma mostra gastronômica reunindo 21 bares e restaurantes.
Celebrando a inclusão de Fortaleza no ranking de Cidades Criativas: Design, outorgado pela Unesco, o DFB Festival 2019 gerou 3.655 postos de trabalho, diretos e indiretos, além da participação voluntária de 132 alunos de 11 instituições de ensino dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, representando as graduações de Design de Moda, Hotelaria, Produção de Eventos e Publicidade & Propaganda.