As lideranças terão a missão de divulgar o campeonato e outras causas sociais e educativas, como a campanha contra a dengue.
A edição 2024 da Taça das Favelas dá o seu pontapé inicial com a abertura das inscrições para as lideranças, que moram em favelas do Ceará, participarem do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. As lideranças terão a missão de ajudar na divulgação da competição em sua comunidade, além de atuarem em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) na disseminação de outras informações de interesse local, como campanhas contra a dengue e de arrecadação de alimentos.
“Queremos usar o alcance que a Taça das Favelas possui para ajudar as comunidades em questões que vão muito além do futebol. Nossa ideia é que essas lideranças atuem como informadoras e formadoras de opinião, utilizando sua credibilidade para causas sociais e ambientais”, destaca Piqqueno, presidente da Cufa Ceará. “Se a liderança quiser, ela pode se inscrever para jogar na competição, mas isso não é uma obrigatoriedade”, complementa Piqqueno.
Os interessados devem residir em favelas do Ceará. As inscrições podem ser realizadas no site www.cufaceara.com.br. “Como a Taça não é só futebol e sim um fator de integração social, a organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, em todos os estados que recebem o projeto, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde o cuidado com a alimentação até educação financeira”, explica o presidente da Cufa Ceará.
Os jogos terão início em julho, com previsão para a semifinal estadual ocorrer no dia 31 de agosto e a final estadual em 21 de setembro.
Sobre a Taça das Favelas
Com o objetivo de gerar inclusão, integração social e oportunidades para meninos e meninas moradores de comunidades e periferias, a Taça das Favelas promete movimentar os campos da capital e cidades sede na edição deste ano. A Taça das Favelas é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. A expectativa é que participem mais de mil comunidades em todo o estado, envolvendo mais de 20 mil atletas
A primeira edição da Taça das Favelas foi realizada em 2012 e, além da premiação, o torneio serve também para revelar talentos das comunidades. A competição é realizada pela Central Única das Favelas (Cufa), Nacional e Ceará, e pela Frente de Assistência à Criança Carente (FACC).