Profissões ligadas a tecnologia estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

 

A área de tecnologia é uma das que mais cresce quando se fala em mercado de trabalho, tanto em relação número de vagas, quanto à remuneração. Em pesquisa divulgada em 2023 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi apontado que as profissões de desenvolvedores de softwares e aplicativos foram umas das mais valorizadas, com salários médios acima de R$ 9 mil e 39% de crescimento.

 

Para 2024, essa tendência deve continuar. Um recente levantamento realizado pela Forbes, publicado em dezembro de 2023, apontou que a tendência da inteligência artificial puxa cargos e habilidades como desenvolvimento, análise de dados e gerenciamento de sistemas.

 

O desenvolvedor Betho Costa, que já atua na área há 33 anos e hoje é CTO – Chief Technology Officer (Diretor de Tecnologia) da empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos de mobilidade urbana, 704 Apps, comenta que as pessoas, vendo esse movimento de mercado, estão cada vez mais migrando de área, devido ao número de vagas e os benefícios que as profissões ligadas a tecnologia trazem.

 

“Quando comecei, era uma área pequena mas que nós já sabíamos que ia crescer. A cada dia que passa se depende mais da tecnologia para, basicamente, viver. É difícil pensar em algo hoje que não precise de tecnologia. Você quer sair de casa, comer, comprar algo ou até trabalhar, está com o celular na mão abrindo algum aplicativo”, afirmou o diretor de tecnologia.

 

Alguns dos atrativos da área, que engloba diversas profissões diferentes, são os salários acima da média nacional; liberdade geográfica, que, na maioria dos casos, permite que o funcionário realize o trabalho de qualquer lugar que esteja, sem um ponto fixo; o grande número de oportunidades e vagas disponíveis; e ainda o fácil acesso a capacitação, com grande número de cursos e escolas focadas em tecnologia.

 

Ainda de acordo com Betho, um fator que acelerou esse movimento de mercado foi a pandemia. “Na pandemia, as pessoas não saiam de casa e passaram a precisar ainda mais da tecnologia para os afazeres do dia a dia”. Betho explica que a 704 Apps, que desenvolve aplicativos de transporte e delivery, teve um grande aumento de demanda no período, com a sociedade se adequando às novas tendências, que permaneceram mesmo após a pandemia.