Projeto idealizado pela companhia, que é referência na arte da palhaçaria no Estado, busca resgatar e preservar o circo-teatro, a partir de espetáculos e oficinas gratuitas. Além disso, no dia 22 de novembro, às 12h30, tem apresentação gratuita com o grupo na Praça do Ferreira
Companhia referência na arte da palhaçaria e improvisação teatral do Ceará, o K’Os Coletivo, entra em cena mais uma vez com a sua proposta de levar a tradição dos circos de lona, tão populares entre o século XIX e a década de 1960, para espaços públicos e educacionais de Fortaleza. A partir do dia 20 de novembro de 2023, o grupo dá início ao projeto “Circuito Palhaçaria nas Escolas”, que tem o objetivo de promover o resgate e a preservação de um dos gêneros mais importantes do circo brasileiro, o circo-teatro, entre o público de todas as idades, mas, principalmente, entre crianças e jovens da capital cearense.
A ação vai acontecer em 12 escolas de Fortaleza, contemplando todas as Regionais da Cidade, incluindo o Instituto Felipe Smaldone, que realiza atendimento educacional e de reabilitação a crianças e adolescentes com deficiência auditiva ou surdez. Uma das atividades do projeto é a apresentação do espetáculo “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria”, cujo cenário é um picadeiro e uma tenda, que aqui representa a lona dos circos de antigamente. Em cena, a Palhaça Tramela, o Palhaço Pinguelão e o Palhaço Pipiu fazem uma releitura de números clássicos, com muito improviso, risada e diversão. Após a encenação, os atores participam de um bate-papo sobre arte, circo e história com a plateia.
“O ‘Circo do K’Os-Os Clássicos da Palhaçaria’ é uma grande homenagem ao circo brasileiro, com a reprodução de reprises clássicas circenses. Para os mais velhos, é a lembrança dos tempos passados, em que o circo era a grande atração da noite, muitas vezes, a alegria do ano! Para os jovens, é uma forma divertida de saber mais sobre essa tradição. Entendemos, assim, que o passado pode fazer parte do presente e também do futuro”, explica Aline Campêlo, atriz, palhaça, produtora Cultural e integrante do K’Os Coletivo.
Além disso, o espetáculo será apresentado ao público geral, também de forma gratuita, na Praça do Ferreira, no dia 22 de novembro, às 12h30.
Ação formativa
O projeto “Circuito Palhaçaria nas Escolas”, contemplado pelo “IX EDITAL DAS ARTES DE FORTALEZA 2022 – Categoria Circo”, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, também vai realizar a oficina “A Graça é Sua O Riso é Nosso”, no dia 20 de novembro, de 8h às 11h, voltada para os estudantes com idade entre 6 e 14 anos, do Instituto Felipe Smaldone. “Queremos disseminar a pesquisa na área do circo-teatro, para que esse gênero possa sempre ser conhecido e cultivado, principalmente entre as crianças e adolescentes”, finaliza Aldrey Rocha, um dos fundadores do K’Os Coletivo.
Sobre o K’Os Coletivo
Criado em 2006, o grupo trabalha com multilinguagens, incluindo circo, teatro, literatura e música, apresentando espetáculos cênicos, contações de histórias e intervenções artísticas. Desenvolve também ações formativas (workshops, oficinas e intercâmbios) e realiza circulações, além de criar roteiros audiovisuais, textos literários e dramatúrgicos. As atividades do grupo são destinadas a público multigeracional.
SERVIÇO – Projeto “Circuito Palhaçaria nas Escolas”
PRIMEIRAS AÇÕES:
– Dia 20 de Novembro, de 8h às 11h – Formação no Instituto Felippo Samaldone
– Dia 21 de Novembro, às 9h – Espetáculo Circo do K’Os + Bate-papo
– Dia 22 de Novembro, às 12h30 – Espetáculo Circo do K’Os na Praça do Ferreira (Ponto de apoio Cineteatro São Luiz).
Grátis