Na Praça do Ferreira, às 15h, a atração é “Kdeiraz”. Na calçada do Theatro José de Alencar, às 17h30h, tem “L’Homme V.”. A Bienal continua com atividades até sábado (26), com programação em Fortaleza, Pacatuba e Juazeiro do Norte. Acesso gratuito.
“L’Homme V.” um espetáculo de Vincent Warin – Cie 3.6/3.4. Foto: ©Studiomarks.
Tem espetáculos ao ar livre nesta quarta-feira (23) na 3ª Bienal Criança em Fortaleza. Na Praça do Ferreira, às 15h, Natália Mendonça e Josefa Pereira, de Portugal, apresentam “Kdeiraz”, peça de dança para crianças de todas as idades que se utiliza da experimentação de jogos cênicos com o intuito de problematizar o uso excessivo da cadeira no nosso cotidiano. Em cena, as performers deparam-se com cadeiras comuns e fantásticas e ficam curiosas por descobrir quais as possibilidades de brincadeiras que cada uma, com a sua forma e personalidade, pode propor. Aqui, a cadeira é protagonista nessa viagem e a grande propulsora de experimentações sem fim! Na quinta-feira (24), o espetáculo estará no Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU), em Pacatuba, e na sexta (25), no Cuca Barra, ambos também às 15h.
Na calçada do Theatro José de Alencar, nesta quarta e quinta (23 e 24), às 17h30h, a Cie 3.6/3.4, da França, apresenta “L’Homme V.”, uma performance acrobática e de dança para BMX e violoncelo. Desde que começou no BMX e se tornou campeão francês e vice-campeão mundial, Vincent Warin desenvolveu uma pesquisa artística através da virtuosa exploração dos movimentos e da relação que pode existir entre um homem e uma bicicleta, entre um homem e uma máquina. Ele ajudou a levar o BMX para o campo da arte, dança, circo e teatro. A vinda da companhia à Bienal Criança é resultado de uma relação bilateral da Bienal de Dança com a França, que deverá se estender com outras ações em 2025, ano do Brasil na França.
Parte integrante da VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par, a 3ª Bienal Criança teve início no dia 11 deste mês. De lá pra cá, já realizou atividades em Trairi, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza. Além da capital, até sábado (26) terá passado também por Juazeiro do Norte e Pacatuba. Ao todo, esta edição abrange mais de 90 atividades entre apresentações artísticas, oficinas, workshops, seminário, mostra de vídeos e visitas guiadas. Tudo com acesso gratuito.
QUEM FAZ
Apresentada pelo Ministério da Cultura e a Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par – Bienal Criança é uma realização da Indústria da Dança e do Governo Federal – União e Reconstrução, tendo como patrocinadores Energia Pecém e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Complexo do Pecém, Governo do Ceará por meio da Cegás, da Secretaria da Cultura do Ceará, do Instituto Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes e Theatro José de Alencar. O projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança, em Paracuru; do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos, em Pacatuba; Coletivo Ramas; Prefeitura de Pacatuba; Prefeitura de São Gonçalo do Amarante; Prefeitura de Trairi; Prefeitura de Fortaleza; Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte; Rede CUCA; CEDECA Ceará; Centro Cultural Banco do Nordeste; Rede Ibero-Americana de Videodança; L’Abri; e Universidade Federal do Ceará (UFC). A Bienal Criança integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede FACE.
SERVIÇO
VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par – 3ª Bienal Criança – De 11 a 26 de outubro de 2024 em Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Fortaleza, Pacatuba e Juazeiro do Norte. A programação completa pode ser consultada no site www.bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: contato@bienaldedanca.com. Toda a programação tem acesso gratuito.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA SEMANA EM FORTALEZA
23/OUT (QUARTA-FEIRA)
9h e 15h – Cuca Mondubim: “A Viagem de um Barquinho” – Percurso de Criação do Pavilhão da Magnólia
15h – Cuca José Walter: “Rara” – No Barraco da Constância tem!
15h – Cuca Jangurussu: “Lança” – Corpo Artístico Jovem de Dança da Vila das Artes
15h – Cuca Pici: “Água Viva” – Percurso de Criação de Clarice Lima, Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes
15h – Praça do Ferreira: “Kdeiraz” – Natália Mendonça (Portugal)
17h30 – Calçada do Theatro José de Alencar: “L’Homme V.” – Vincent Warin – Cie 3.6/3.4 (França)
24/OUT (QUINTA-FEIRA)
15h – Cuca José Walter: “Lança” – Corpo Artístico Jovem de Dança da Vila das Artes
15h – Cuca Jangurussu: “Rara” – No Barraco da Constância tem!
15h – Cuca Mondubim: “Pien” – Resultado da Residência Artística de Alexandre Américo e Pedro Vitor com CTD Escola Porto Iracema das Artes
15h – Cuca Pici: “João Preguiça” – Cia Prisma de Artes
17h30 – Calçada do Theatro José de Alencar: “L’Homme V.” – Vincent Warin – Cie 3.6/3.4 (França)
19h – Theatro José de Alencar: “FAVELA: O Boom do Vixxi!” – Centro Cultural Bom Jardim
25/OUT (SEXTA-FEIRA)
15h – Cuca José Walter: “Pien” – Resultado da Residência Artística de Alexandre Américo e Pedro Vitor com CTD Escola Porto Iracema das Artes
15h – Cuca Jangurussu: “Fica Comigo” – Ateliê do Gesto (GO)
15h – Cuca Mondubim: “Rara” – No Barraco da Constância tem!
15h – Cuca Pici: “Napoleão” – Pavilhão da Magnólia
15h – Cuca Barra: “Kdeiraz” – Natália Mendonça (Portugal)
18h – Teatro Dragão do Mar: “R.Encontros” – Resultado da Residência Artística de Fanny Vignals com o Studio de Dança Aline Rodrigues; e “Meu Lugar” – Solo de Fanny Vignals (França)
19h – Theatro José de Alencar: “Volúvel” – Centro Cultural Bom Jardim; e “Ondas de Fuga” – Vila das Artes
26/OUT (SÁBADO)
17h – Teatro B. de Paiva: “Ondas de Fuga” – Vila das Artes
18h – Teatro Dragão do Mar: “Fica Comigo” – Ateliê do Gesto (GO)
* VISITA GUIADA: 20 minutos antes de cada apresentação nos equipamentos da Rede CUCA
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA SEMANA EM PACATUBA
23/OUT (QUARTA-FEIRA)
15h – Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU): “Mistérios de Fim-Fim” – Fátima Macedo
24/OUT (QUINTA-FEIRA)
15h – Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU): “Kdeiraz” – Natália Mendonça (Portugal)
26/OUT (SÁBADO)
18h – Praça Mais Infância: “Pien” – Residência Artística de Alexandre Américo e Pedro Vitor com CTD Escola Porto Iracema das Artes
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA SEMANA EM JUAZEIRO DO NORTE
24/OUT (QUINTA-FEIRA)
15h – CCBNB Cariri: “O Barquinho e o Seu Pescador” – Evan Teixeira (CE)
25/OUT (SEXTA-FEIRA)
15h – CCBNB Cariri: “Mistérios de Fim-Fim” – Fátima Macedo (CE)