Janeiro é conhecido como o mês da renovação e da busca por novos hábitos. Para quem deseja melhorar a saúde, o “Janeiro seco” pode ser uma boa opção. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma pausa ao corpo após as celebrações que, muitas vezes, envolvem consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
De acordo com a professora de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Roberta Freitas, o “Janeiro seco” pode trazer diversos benefícios para a saúde, tanto a curto quanto a longo prazo.
“Um dos principais benefícios a curto prazo é a melhor hidratação e menor retenção de líquidos. Com a ausência de álcool no organismo, também temos uma recuperação muscular mais eficiente, proporcionando melhorias notáveis no desempenho”, destaca.
Em relação aos benefícios a longo prazo, a profissional reforça que são diversos. “Podemos citar a melhora na aparência da pele, qualidade de sono, redução de doenças hepáticas, como a gordura no fígado, bem como de outras que acometem o sistema gastrointestinal, como a esofagite e a gastrite. Outro benefício muito importante é que pode impactar diretamente na melhora da saúde mental”, conclui.