Fortaleza, 12 de abril de 2024, a 4ª edição do Intersolar Summit Nordeste se encerrou na última quinta-feira (11) com mais de 5.000 visitantes e 100 empresas expositoras do setor, gerando negócios significativos e proporcionando conhecimento aos profissionais da área.

Intersolar Summit Brasil Nordeste encerrou na quinta-feira (11) sua quarta edição, em Fortaleza, com mais de 5.000 visitantes, consolidando-se como evento referência na região. Ao longo de dois dias, o presente e o futuro da energia solar foram discutidos no congresso e nos minicursos com a presença de 25 palestrantes renomados do setor. Foram abordadas temáticas relevantes como as perspectivas do setor de energia solar, hidrogênio verde, armazenamento de energia, mobilidade elétrica, dimensionamento de sistemas de armazenamento de energia, instalação de estações de recarga para veículos elétricos e as oportunidades para o integrador no mercado livre de energia solar e na mobilidade elétrica. Além disso, a feira, que contou com 100 expositores e empresas líderes do setor, facilitou transações comerciais e networking, expandindo a rede de contatos dos participantes.  O evento foi organizado pela Aranda Eventos e Congressos de São Paulo (SP) e pela Solar Promotion International GmbH de Pforzheim, Alemanha.

Após dois dias intensos de troca de conhecimentos, networking e grandes negócios, o Intersolar Summit fechou com resultados que superaram as expectativas dos organizadores. “Estamos muito contentes com os resultados dessa edição do Intersolar Summit Brasil Nordeste. Tivemos discussões de alto nível em nossos painéis, geração de conhecimento nos minicursos e diversos negócios em nossa feira. O evento mostra o protagonismo do Nordeste brasileiro na transição energética. Esperamos seguir contribuindo nessa jornada, que gera benefícios para toda a sociedade”, destacou Dr. Florian Wessendorf, diretor-geral da Solar Promotion International  GmbH.

Os expositores destacaram o sucesso e a importância do evento Intersolar Summit Brasil Nordeste para suas empresas e relataram o engajamento de um mercado bem-sucedido, lançamentos de novos produtos, negócios e parcerias significativas durante os dois dias do evento.

Para Samuel Costa, gerente de contas da Sungrow o evento teve uma importância significativa para a empresa e viabilizou muitos negócios. “Para nós é um evento muito importante, principalmente na região Nordeste, que é uma região na qual temos uma boa penetração de mercado. A feira este ano foi muito boa, tivemos vários negócios e lançamos novos produtos também para quem teve a oportunidade de participar do evento conosco. Temos uma parceria de longa data com a Aranda nesses eventos e estaremos presentes também tanto na feira de São Paulo quanto na do Rio Grande do Sul”,

Thiago Varanda, diretor comercial da Aldo Solar, também elogiou o evento, afirmando “O evento foi sensacional. Tivemos uma interação maravilhosa por meio de uma ativação que realizamos em parceria com a Growatt. Só com essa ativação tivemos mais de 1.000 participantes. Varanda ainda destacou “Conseguimos uma grande reativação do mercado do Nordeste e Norte, nossos segundo e terceiro mercados, respectivamente. A Aldo Solar estará no Intersolar South America, em São Paulo, e na Intersolar Summit Brasil Sul.”

Carlos Rafael Chalá, coordenador comercial da Serrana Solar, destacou a satisfação de já estar em sua terceira participação no evento, observando: “Estamos em nossa terceira participação na Intersolar Summit Brasil Nordeste e somos sempre muito bem recebidos. O evento foi muito bem organizado com público superando as expectativas. Os minicursos e palestras tiveram bastante engajamento”. E afirmou “Para nós foi um grande prazer estar aqui novamente

Quem também ficou satisfeito com o evento foram os participantes, como a engenheira Simone Lindoso. “Eu fiquei bem impressionada com os temas que foram apresentados no congresso e com o tamanho da feira. Acho que o Ceará está muito bem no ramo, tanto da energia solar quanto do hidrogênio verde. Os assuntos discutidos nos painéis foram super relevantes, como a questão das baterias e sistemas de armazenamento e do Bess como complemento da energia solar e do hidrogênio verde, temas que devem ser bem mais discutidos daqui pra frente”, sintetizou Lindoso.

O congresso mais uma vez destacou o potencial do Nordeste do Brasil no setor de energia solar e seu papel na transição energética, destacando a integração do solar com outros serviços como digitalização e hidrogênio verde, bem como as condições vantajosas da região para o desenvolvimento de energia solar e eólica. Como apontou Delfina Pontes, Superintendente de Soluções Inteligentes da Neoenergia: “O grande mérito do evento foi entender que o segmento de energia solar pode agregar valor a este produto, que é a marca registrada do Brasil, com outros serviços como digitalização, mobilidade, armazenamento e hidrogênio verde”. Da mesma forma, Markus Vlasits, diretor da NewCharge, enfatizou que “sem dúvida, é um evento âncora para energias renováveis, especialmente fotovoltaica, no Nordeste. Temos expositores de diversos segmentos. Dessa forma, os visitantes podem conhecer, se familiarizar e trazer para seus negócios as principais tendências do setor.”

Do ponto de vista do Governo, Joaquim Rolim, Secretário de Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), observou que “é um evento de grande relevância para o Estado do Ceará, para o Nordeste e para o Brasil. Continuaremos dando a atenção que este evento merece. Gostaria de parabenizar os organizadores pelo evento. Estamos honrados e felizes por tê-lo recebido novamente.” Jurandir Picanço, Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), destacou que “o congresso mostra o setor de energia solar como o principal vetor da transição energética, e a maior parte do hidrogênio verde será produzida por meio desta fonte. Aqui no Nordeste, temos uma excelente condição diferenciada porque podemos combinar geração solar com eólica. E essas duas fontes combinadas criam um ambiente único no mundo para este modelo de negócio.”

Dr. Rodrigo L. Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) enfatizou que “a fonte solar fotovoltaica já é a segunda na matriz energética do Brasil, e o Nordeste desempenha um papel fundamental neste trabalho. Portanto, estamos trabalhando junto ao governo federal, agências reguladoras, estados e municípios para garantir que esta fonte continue crescendo e ajude o Brasil na transição energética.”

Intersolar Summit Brasil Nordeste contou com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), NewCharge, Sindienergia – CE, Clean Energy Latin America (CELA), Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol), Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Instituto Cadeia do Zinco (ICZ) e Litro de Luz. O evento tem como parceiros o Movimento Solar Livre, Centro de Cooperação e Informação Brasil – Alemanha no Ceará (CCIBAC) e Embrapi-CEAR/UFPB. Os parceiros de mídia foram Canal Solar, Fotovolt, Eletricidade Moderna e Busca Solar.

INTERSOLAR SUMMIT BRASIL NORDESTE – O PRINCIPAL EVENTO DO SETOR SOLAR BRASILEIRO POTENCIALIZANDO OS NEGÓCIOS FV NO NORDESTE

 

Intersolar Summit Brasil Nordeste – O principal evento do setor solar brasileiro potencializando os negócios FV no Nordeste – foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza, CE, de 10 a 11 de abril de 2024, enfocando as áreas de fotovoltaica, produção FV e tecnologias termossolares, bem como hidrogênio verde.

O Nordeste brasileiro é o grande destaque no setor de energias renováveis, com excelentes condições para a geração de energia renovável solar e eólica, além de uma infraestrutura de logística ideal para a produção de hidrogênio verde. Outro grande ativo do Nordeste é o compromisso do Estado do Ceará em juntar a universidade, o governo e a indústria no esforço de fortalecer as energias renováveis.

O evento teve palestras e mesas redondas com a presença de autoridades e especialistas convidados, possibilitando interações e debates com o público.

A missão do Summit é trazer informações aprofundadas, permitir oportunidades de contatos de alto nível, expandir o uso de tecnologias FV a níveis regional e nacional, fortalecer o setor FV brasileiro e demonstrar o potencial do hidrogênio verde produzido com energia solar no nordeste brasileiro.

Em 2024, o Intersolar Summit Brasil Nordeste recebeu mais de 5.000 visitantes E contou com 100 empresas expositoras que exibiram seus produtos.

Com eventos em quatro continentes, a Intersolar é o principal ciclo de feiras e congressos do mundo para o setor solar.

Organizadores: O Intersolar Summit Brasil Nordeste é organizado pela Aranda Eventos & Congressos Ltda, de São Paulo, e tem como coorganizadores a Solar Promotion International GmbH, de Pforzheim, e a Freiburg Management and Marketing International GmbH.