Além de atividades especiais abertas ao público, o “Novas Perspectivas Vila/Casa/Cinema”, programa do Cinema do Dragão, da Casa Amarela e da Vila das Artes, iniciará em agosto formação com duração de quatro meses.
Fruto de parceria entre o Cinema do Dragão, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, e a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, o “Novas Perspectivas – Vila/Casa/Cinema”, programa de formação em curadoria para cinema, segue com inscrições gratuitas abertas até domingo (21). São ofertadas 20 vagas para jovens e adultos maiores de 18 anos com interesse na área, estudantes de cinema e comunicação, profissionais do audiovisual, críticos de cinema, curadores de mostras e festivais, educadores e pesquisadores. As pessoas interessadas devem efetuar inscrição pelo link https://caeo.ufc.br/
O curador e programador do Cinema do Dragão, Fabio Rodrigues destaca o ineditismo da iniciativa coletiva da formação: “Tendo sido concebido numa proposta de vizinhança formativa entre esses três importantes equipamentos, a alcunha ‘Vila/Casa/Cinema’ pode ser lida, portanto, como um avizinhamento entre as instâncias envolvidas e uma proposta de criação de uma comunidade de aprendizado em cinema marcada pela troca, pelas vivências, pelo diálogo contínuo e pela experimentação no campo da curadoria e programação.”
Com duração de quatro meses, somando 228 horas-aulas, a formação iniciará em agosto, com atividades formativas noturnas presenciais e virtuais, sendo eles: 1) Fundamentos da curadoria, 2) Metodologias curatoriais; 3) Posições estratégicas; 4) Materialidades da Curadoria em Cinema; 5) Curadoria, democratização e desenvolvimento de contextos; 6) Orientação das propostas curatoriais. Os encontros serão semanais e ocorrerão de forma presencial na Vila das Artes, no Cinema do Dragão ou na Casa Amarela Eusélio Oliveira, conforme calendário a ser informado às/aos/es selecionadas/os/es.
O “Novas Perspectivas – Vila/Casa/Cinema” atua em quatro frentes principais: o “Foco Curatorial”, que traz curadoras para apresentar programas de filmes acompanhados por uma fala pública; Laboratório com módulos semanais de aulas na Vila das Artes; Ateliê composto por tutorias sobre as mostras em desenvolvimentos pelas estudantes; e o Festival que exibirá em ciclos as mostras de filmes concebidas pelas estudantes durante o percurso formativo. Ao longo do programa, cada estudante receberá tutoria individual para desenvolver sua proposta de mostra, que será integrada à programação da Casa Amarela Eusélio Oliveira em 2025.
Fabio Rodrigues ressalta que “além de ampliar a formação acadêmica e profissional dos estudantes, o programa visa enriquecer o cenário cultural de Fortaleza, fomentando novas perspectivas curatoriais e promovendo interação com programadores, profissionais da exibição e pesquisadores da área.”
Nos dias 12 e 13, o Cinema do Dragão sediou a primeira edição do “Foco Curatorial”, com exibição gratuita e bate-papo gratuitos com a curadora e pesquisadora Janaina Oliveira, a primeira brasileira e sexta latino-americana a realizar a curadoria do 66º Flaherty Seminar, que é um dos mais importantes encontros em torno do cinema documental (ou de não-ficção) do mundo. Na ocasião, Janaina apresentou o programa 5 da seleção do Flaherty Seminar de 2021, inédito numa sala de cinema do Brasil, com trabalhos de artistas negros de diferentes continentes, e exibiu dois filmes do coletivo Sudanese Film Group (SFG), ‘Jamal’ (‘A Camel’)’ (Sudão, 1981) e ‘Jagdpartie’ (‘Hunting Party’) (República Democrática Alemã, 1964), ambos dirigidos por Ibrahim Shaddad, e os curtas ‘Missing Time’ (Reino Unido, 2020), de Morgan Quaintance, e ‘The Paul Good Papers’ (Canadá, 2012), dirigido por Deanna Bowen. No dia seguinte, a curadora comentou sobre o programa apresentado e a curadoria do Flaherty, bem como sua trajetória e pensamento sobre curadoria em cinema.
Sobre o “Novas Perspectivas Vila/Casa/Cinema”
Fruto de uma colaboração entre a Casa Amarela, a Vila das Artes e o Cinema do Dragão, o “Novas Perspectivas Vila/Casa/Cinema” é um programa formativo que se destina a desenvolver habilidades de curadoria e programação em 20 alunos, reservando 50% das vagas para as ações afirmativas. Os participantes passarão por módulos teóricos e práticos, abordando desde fundamentos da curadoria até estratégias de acessibilidade e engajamento comunitário, culminando na criação de 20 mostras de cinema.
Serviço: Programa de formação “Novas Perspectivas Vila/Casa/Cinema”
Data: Inscrições até o dia 21 de julho de 2024 (domingo)
Horário: Até 23h59
Local: Os interessados devem realizar a inscrição por meio do link disponibilizado pela Casa Amarela Eusélio Oliveira (https://caeo.ufc.br/pt/