Projetos nas linguagens de Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Performance, Teatro e Contação de Histórias que forem selecionados ocuparão os espaços do centro cultural entre agosto de 2024 e março de 2025.
As inscrições para a terceira edição do Cena Ocupa, convocatória de ocupação artística dos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais ligados à Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, chegam aos seus últimos dias. Serão selecionadas até 70 propostas nas linguagens de Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Performance, Teatro e Contação de Histórias, entre agosto de 2024 e março de 2025. Gratuitas, as inscrições devem ser efetuadas até as 23:59 deste domingo (23), na página do Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.
Artistas com idade mínima de 18 anos, naturais do Ceará ou residentes no estado há pelo menos dois anos, têm até este domingo (23) para enviar seus projetos, que serão avaliados por profissionais de comprovada experiência e notório saber em cada área.
Para a superintendente do CDMAC, Helena Barbosa, a convocatória se apresenta como importante instrumento para a transparência nos processos de seleção dos projetos artísticos que ocupam os diferentes espaços do Centro Dragão do Mar, consolidado, ao longos dos seus 25 anos, como espaço privilegiado para a difusão da potente e plural cena artística cearense, contribuindo para a formação de plateias em diferentes linguagens. Para a gestora, vale destacar a participação das classes artísticas nesse processo de construção colaborativa do documento, a partir da escuta ativa de sugestões, em momentos como o “Dragão em Diálogo”, encontro que reuniu artistas para discutir propostas em torno da convocatória Cena Ocupa 2024/2025, no último dia 23 de maio.
Novidades
A adesão dos agentes culturais e o compromisso do CDMAC em conciliar soluções viáveis para atender às reivindicações dos artistas tem resultado em importantes avanços, que concorrem para o amadurecimento dos programas e melhores condições para a execução das propostas. A exemplo disso, entre as novidades do Cena Ocupa 2024/2025, o fortalecimento das políticas de cachê, de interiorização e acessibilidade. Viabilizadas a partir do plano de sustentabilidade do CDMAC e de seu programa de pautas, que culminou em expressivo incremento nos investimentos, as mudanças incluem aumento de cachês, incentivos para projetos do interior e acessibilização do documento em Libras.
Além de reajuste no valor de cachês, também houve aumento no valor da ajuda de custo, sendo metade dela concedida antes da apresentação, para propostas oriundas do interior do estado, e alguns programas foram reconfigurados, seja no formato ou na quantidade de apresentações, o que também favorecerá uma maior adesão de propostas de artistas e grupos para além da capital. Os programas voltados às linguagens cênicas Circo, Teatro e Dança também foram reconfigurados, sendo ampliadas as possibilidades de espaço de exibição, as categorias Números Circenses e Entre Performance agora contarão com o dobro de apresentações/ativações, o que estimulará a formação de plateias nessas linguagens.
Além de proporcionar melhores condições para a realização dos projetos, as medidas visam estimular uma participação mais diversa dos proponentes. “Entendemos que, dessa forma, conseguimos ser mais plurais e assertivos em nossas ações. Acreditamos que a arte é uma importante ferramenta política e que ela só cumpre efetivamente seu papel quando há pluralidade de grupos e de ideias participando da cadeia produtiva e expondo suas obras”, afirma Helena Barbosa.
Curador, doutorando em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do Fórum de Performan(CE), que no contexto do “Dragão em Diálogo” formalizou sugestões para o documento da Convocatória 2024/2025, o artista Eduardo Bruno expressa satisfação com o resultado desse intercâmbio: “Acho que tem sido muito rico o diálogo, essa escuta, e que a gente tem muito a comemorar, enquanto trabalhadores do campo da Performance. A importância do Cena Ocupa é ímpar, pois tem sido um dos únicos instrumentos de seleção que pautam a Performance, e isso faz com que a linguagem ganhe força no Ceará, e não dependa apenas dos festivais, que é o que tem levado a linguagem a cabo, então isso é, para nós, parte importante de uma política pública para a Performance. A valoração do cachê, equiparado ao valor do cachê destinado a outras linguagens também é um diferencial, pois acabou tornando-se comum a prática de destinar um valor reduzido, com a lógica de que é uma linguagem mais barata de se construir, o que não é verdade, pois, assim como todo trabalho desenvolvido, o valor econômico envolvido impacta diretamente nas possibilidades de execução da proposta.”, afirma o artista.
A seleção
Após a análise dos projetos, entre 25 de junho e 04 de julho, o resultado preliminar será divulgado no dia 8 de julho de 2024, no site do Dragão do Mar, do IDM e na página da Convocatória no Mapa Cultural do Ceará. Recursos de contestação do resultado poderão ser enviados nos dias 9 e 10 de julho, sendo o resultado lançado até as 23h59 do dia 12 de julho de 2024.
Dúvidas relacionadas à inscrição de propostas deverão ser enviadas por e-mail para convocatoria.cdmac@idm.org.br e serão respondidas de segunda a sexta, das 9h às 17h, durante o período de inscrição.
Cronograma
Inscrições: até 23/06/2024
Avaliação das propostas: 25/06/2024 a 04/07/2024
Resultado preliminar: 08/07/2024
Envio de recursos: 09 e 10/07/2024
Resultado final: 12/07/2024
Período de execução: agosto/2024 a março/2025
Serviço: Convocatória de Ocupação do Dragão do Mar 2024/2025
Inscrições: até 23 de junho de 2024
Link da Convocatória e Inscrições: https://mapacultural.secult.
Tutorial sobre como realizar sua inscrição: https://cultura-ceara.gitbook.
Divulgação do Resultado Preliminar: 8 de julho de 2024 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Envio de recursos: dias 9 e 10 de julho de 2024
Resultado final: 12 de julho de 2024
Apresentação dos trabalhos selecionados: de agosto de 2024 a março de 2025
Dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará: bit.ly/dúvidamapacultural (retornos das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o último dia de inscrição)
Mais informações: convocatoria.cdmac@idm.org.br