Daniel Silva, Diretor Pedagógico.jpg

O avanço tecnológico tem transformado profundamente diversos setores da sociedade, e a educação não é exceção. Nos últimos anos, o debate sobre o uso da tecnologia em sala de aula tem se intensificado, destacando a necessidade de alinhar inovação com uma abordagem pedagógica que priorize o desenvolvimento humano. Para educadores do Colégio Darwin, a chave para esse alinhamento está na integração cuidadosa de ferramentas tecnológicas ao projeto pedagógico, garantindo que a modernização da educação mantenha o foco nas pessoas.

Segundo o Diretor de Marketing e Finanças, Mardônio Neto, responsável pelas inovações do Colégio Darwin, “a formação continuada dos educadores e a participação em eventos especializados, como o recente ExpoEduc, são fundamentais para que os gestores de educação estejam em contato constante com novas soluções e plataformas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem”. Essa perspectiva evidencia a importância de se manter atualizado frente às inovações tecnológicas e pedagógicas.

No Colégio Darwin, uma das iniciativas que têm se destacado é a adoção da Trilha Edu, uma ferramenta que, segundo Daniel Silva, Diretor Pedagógico, “vem transformando a forma como nossos alunos aprendem disciplinas como Matemática, Física e Química.” A Trilha Edu não é apenas um aplicativo educacional, mas sim um componente central na metodologia de ensino do Colégio. Utilizando inteligência artificial (IA), a ferramenta oferece um tutor virtual personalizado que auxilia os alunos a superar desafios específicos e a consolidar conhecimentos de forma significativa.

“O grande diferencial da Trilha Edu está na sua capacidade de proporcionar um acompanhamento individualizado, respeitando o ritmo e as necessidades de cada aluno”, afirma o Prof. Anderson Garrido. “Essa personalização permite que nós, professores, possamos direcionar esforços de maneira mais eficaz, apoiando o desenvolvimento pleno de cada estudante.”

A equipe de educadores acredita que o uso responsável e estratégico da tecnologia pode ampliar significativamente o suporte a professores e alunos, favorecendo uma educação que valoriza as individualidades e potencializa o aprendizado. No entanto, como destaca Mardônio Neto, “é crucial que mantenhamos o foco nas pessoas e nas suas necessidades, garantindo que a inovação tecnológica sirva sempre ao propósito de uma educação humanizada.”