Didda Carneiro e um dos pratos do novo cardápio, Risoto de Polvo.

O Esquina Brasil, espaço que vem se consolidando em Fortaleza com uma intensa e diversa programação artística e cultural, agora se destaca também pela gastronomia. Isso porque o restaurante conta, a partir deste mês de setembro, com a gastronomia do restaurante Nega Teresa, assinada por Didda Carneiro. A consultora e chef assumiu a cozinha do empreendimento, que já está com o novo cardápio disponível ao público.

O menu foi totalmente reformulado para que todos os gostos e preferências possam ser atendidos de forma elegante, colocando em valor insumos, temperos e sabores. Uma gastronomia que reflete a vasta experiência da chef e sua habilidade de combinar tradição e inovação culinária. “Trago para o empreendimento experiências europeias, quilombolas e indígenas da minha carreira. Participei de grandes eventos culturais no Brasil e fora dele. Meus pratos contam histórias, como o Arroz de Hauça, que está no cardápio. Um prato típico dos Hauças ou Malês, povo que chegou escravizado em Salvador e fez a primeira revolta contra a escravização, a Revolta dos Malês”, explica a chef, entusiasta da cozinha ancestral e afetiva.

A inspiração para o novo cardápio também vem das suas vivências pessoais, especialmente do tempo que passou com sua avó Teresa, no Rio de Janeiro, uma figura chave para sua formação culinária. “Não segui clichês e nem regras. Só senti o que deveria estar no cardápio. E sou muito criativa no que diz respeito a pratos. Penso em texturas e cores e defino a proteína. Em seguida começo a montar a receita. Testo umas 3 ou 4 vezes até encontrar o que quero”, conta Didda.

Para ela, o toque especial do cardápio está nas técnicas que trouxe de suas viagens pelo mundo. Além do Rio de Janeiro, a chef Didda Carneiro passou temporada em São Paulo, Irecê e Iraquara, na Chapada Diamantina, até que o destino a levou à França. As culturas de lugares como Itália, Marrocos e País Basco também foram exploradas, sempre com o foco voltado para a gastronomia.

As experiências de Didda em cada local resultaram em uma combinação de ingredientes e técnicas. “Como estudei muito tempo fora do país, eu também utilizo nos pratos técnicas de preparo, cortes e cocção francesa e molhos asiáticos para marinadas e molhos, criando uma culinária que une diferentes culturas. Exemplos dessas combinações são os pratos ‘Coração com alho-poró sobre musseline de batata’, ‘Pato confitado com laranja Bahia’, ‘Pudim de Capim Santo’, entre outros”, comenta.

No cardápio, entre as opções de petiscos, destacam-se o vinagrete de polvo confitado com torradas e os mini acarajés desmontados, permitindo que o cliente os monte à sua maneira. Nos pratos principais, tem ‘Risoto de polvo com legumes confitados e castanha’, ‘Spaghetti Vegetariano com abobrinha, pesto e limão siciliano’, além da tradicional Feijoada aos sábados e domingos. Para a sobremesa, as sugestões incluem queijadinha morna com sorvete de tapioca e pudim de capim-santo.

Didda Carneiro

Chef de cozinha e consultora de Gastronomia, Didda Carneiro tem formação pela École de Cuisine Bonneveine e AFPA, na França. Ela possui vasta experiência internacional, com passagens pelo Villa Khariessa, restaurante do Grupo Rotary e Lions Clube da França, pelo Restaurant Garage e o Restaurant Gusto, ambos situados em Martigues, também na França. Além disso, fundou o Café Bahia, focado em cozinha brasileira e provençal. Didda também realizou especializações no País Basco, na Itália e em Marrocos.

Sua marca, Nega Teresa Soul Food, é uma homenagem à sua avó e irmã, figuras essenciais em sua vida pessoal e profissional. A proposta de Didda é oferecer uma “cozinha sem fronteiras”, com pratos cuidadosamente elaborados, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação final.

Esquina Brasil

Com um ambiente acolhedor em uma charmosa casa avarandada, o Esquina Brasil vem se consolidando como um ponto de encontro vibrante em Fortaleza, unindo pessoas de diferentes estilos e culturas. Inaugurado em abril deste ano, o espaço investe na diversidade de sua programação musical, oferecendo shows de MPB, samba, blues e forró.

O Esquina Brasil está aberto de quarta a domingo, com horários variados para atender a todos. Na quarta e na quinta-feira, de 17h à meia-noite. Às sextas-feiras, o espaço funciona das 17h às 4h, enquanto aos sábados, abre das 12h às 4h. Aos domingos, o horário é de 12h à meia-noite. Já o restaurante Nega Teresa está aberto das 17h à meia-noite. Ainda neste mês de setembro, o Esquina Brasil começará a oferecer também serviço de almoço, ampliando suas opções para os clientes.

SERVIÇO

Esquina Brasil – Gastronomia e Cultura: Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres, Fortaleza/CE. Site: www.esquinabrasilfortaleza.com.br/ Redes sociais: @esquinabrasilfortaleza