O debate integra a programação da Semana Estadual de Hip Hop do Ceará, que conta com apoio da Secult Ceará.
 
 

     Com apoio do Centro Dragão do Mar, o Fórum Cearense de Hip Hop segue com a Semana Estadual de Hip Hop do Ceará 2023 e traz, nesta sexta-feira (1º), a partir das 19h, no auditório do Dragão, a roda de conversa “Eventos de Graffiti e a Igualdade de Gênero”. Com mediação da artista e educadora Quel Santos, as artistas e produtoras culturais Sara Beneduce (@cumbucor), Narah Adjane (@projetoruela) e Ana Clara Mendes (@maisquerosa) debatem a necessidade de uma presença mais ativa de mulheres nessa importante expressão da cultura Hip Hop. O acesso é gratuito e livre, limitado à capacidade do local. 


Sobre as participantes


Quel Santos é artiste e arte educadora que se debruça nas temáticas afrodescendência, gênero e sexualidade. Teve seus aprendizados acumulados pelas vivências em espaços culturais e pela graduação em Licenciatura em Artes Visuais no IFCE. Atuante desde 2014, faz seu caminho pelas intervenções urbanas, educação formal, contação de histórias e produção cultural. Também idealizou o projeto de arte urbana, com foco no público LBTQI+  e mulheres (cis ou trans), denominado Mais que Rosa.

     Sara Beneduce é cearense, mãe, cria do 3° setor, educadora, multiplicadora e produtora sociocultural. Entusiasta de ações sociais que visam a promoção e democratização da arte, cultura, educação e lazer, criou no ano de 2018 o projeto CumbuCOR, que vem atuando na vila de pescadores da praia do Cumbuco (Caucaia, CE), onde artistas e comunidade criam uma conexão, através da vivência de uma experiência afetiva e humanizada.

Narah Adjane é artista visual, arte-educadora e produtora cultural. Formada em Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE, trabalha com design gráfico, ilustração, graffiti e com pesquisas no campo da Arte Urbana. Idealizadora e coordenadora do Projeto Ruela, realiza junto ao coletivo movimentações culturais nas periferias de Fortaleza-CE.

Ana Clara Mendes é multiartista e eterna aprendiz da cidade, de tudo que a corrói ou nela se sobrepõe. Formada no curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, enxerga na arte uma maneira de rasurar os poderes opressores e traçar caminhos subversivos. Por meio do desenho e da palavra, sua poética visual provoca fissuras tácitas em silenciamentos ocos.

Sobre o Dragão do Mar


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM),

Serviço: [Semana Estadual do Hip Hop do Ceará 2023] Roda de Conversa “Eventos de Graffiti e a Igualdade de Gênero”, com Narah Adjane, Ana Clara Mendes e mediação de Quel Santos
Data: 1º de dezembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre. Duração: 120 min.