Evento ofereceu serviços de saúde e acesso à cidadania, além de muita diversão para crianças e adolescentes.
O acesso à cidadania, saúde e diversão foi a marca do IAC Social, realizado no último sábado (06) na Associação Escola de Campeões, em Caucaia (CE). Promovido pelo Instituto Aço Cearense (IAC), o evento teve cerca de 500 participantes da comunidade de Camurupim e outras do município.
Ao longo da manhã, o evento prestou diversos serviços de saúde, como atendimento médico com clínico geral, dermatologista e oftalmologista, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, aplicação de flúor, massagem terapêutica e testes rápidos de HIV e sífilis. O público presente também recebeu orientações sobre Cadastro Único, direito autista e temáticas relacionadas ao emprego.
A presidente do Instituto Aço Cearense, Rosemeire Matos, destacou a consolidação do evento e importância para a comunidade. “A cada ano, o IAC Social se multiplica. Ganhamos novos parceiros e ampliamos a prestação para uma comunidade carente, que precisa do nosso olhar, cuidado e atenção. Vejo o quanto cada pessoa aqui valoriza esse momento e saio sempre maravilhada com os benefícios que se consegue possibilitar”, destaca.
Maria Kelle Lopes, moradora da comunidade, veio ao evento e utilizou os serviços de saúde. Ela destacou a organização do IAC Social. “Essa foi a primeira vez que compareci e gostei bastante. Aproveitei para medir minha pressão e verificar a glicose. Consegui realizar uma consulta de oftalmologista para minha filha. É muito bacana receber essa ação pertinho de casa”, explicou.
Além dos serviços, as crianças e adolescentes tiveram muita diversão com música ao vivo, contação de história, pinturas faciais, no papel e gesso, pula-pula, pipoca, competição de karatê e sorteios de cestas básicas.
Edna do Ó Feitosa já participou do IAC Social outras vezes. No último sábado, levou os dois filhos para aproveitar as opções de lazer. “Minhas crianças fazem parte de um projeto social e sempre fico atenta para a data do evento. Eu acho muito importante participar porque as crianças se divertem, a gente se diverte. É um programa que agrada toda a família”, explicou.
O evento teve a parceria de profissionais voluntários e instituições parceiras, que disponibilizaram recursos e conhecimentos para garantir o sucesso das atividades realizadas. Uma das voluntárias foi Kellen Andrade, colaboradora da Aço Cearense. “Já sou voluntária em outras ações há 17 anos, mas essa foi a primeira vez que participei do IAC Social. Trocar essa energia com as crianças me deixa energizada e feliz. Eu digo que quando o voluntário se dispõe para ajudar, na verdade ele não está ajudando, ele está sendo ajudado”, destacou.
O IAC Social segue em outros estados esse mês. Nos dias 12 e 13 de julho, o evento será realizado no Pará e em Tocantins, os outros estados onde estão localizadas as empresas do Grupo Aço Cearense, do qual o Instituto Aço Cearense faz parte.