O evento integra as celebrações do Mês do Médico realizado na última quinta-feira (24), às 19h, no Teatro RioMar Fortaleza.

Como parte das comemorações do mês do Médico, celebrado em 18 de outubro, a Unimed Fortaleza lançou o livro Hospital Unimed, 25 anos, na última quinta-feira, 24, no Teatro RioMar Fortaleza. A publicação marca a trajetória de crescimento e evolução do Hospital Unimed Fortaleza desde sua inauguração, em 1999. Ao longo de 120 páginas, o livro apresenta os principais marcos e desafios enfrentados pela instituição, evidenciando o compromisso contínuo em proporcionar um atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes.

Com depoimentos de pacientes e gestores, a publicação apresenta projetos e iniciativas que reforçam a inovação tecnológica e a humanização no hospital, traçando uma linha do tempo que reflete as conquistas da instituição nas últimas duas décadas e meia.

De acordo com o presidente da Unimed Fortaleza, o livro é um reflexo do empenho da cooperativa em cuidar das pessoas e reafirma sua missão ao longo desses 25 anos. “O Hospital Unimed Fortaleza representa um marco na nossa história. Desde o início, tivemos a vocação de cuidar das pessoas e, com o hospital próprio, pudemos garantir um atendimento de excelência, sempre em busca de inovação e qualidade. Esse compromisso se fortaleceu com os investimentos que fizemos para modernizar e integrar nossas unidades”, afirmou.

Desde sua fundação, o Hospital Unimed Fortaleza tem se consolidado como uma referência em saúde, com infraestrutura moderna que hoje ocupa 30 mil metros quadrados. O hospital começou com 30 leitos e, ao longo dos anos, ampliou seus serviços para atender diversas especialidades, incluindo áreas clínicas, cirúrgicas, cardiológicas, neurológicas e serviços de diagnóstico, além de pronto atendimento 24 horas. Atualmente, o equipamento conta com 27 especialidades, 305 leitos, 57 leitos de UTI, um corpo clínico de excelência formado por cerca de 3 mil profissionais, time de resposta rápida para atendimento de urgência e emergência, além de centro de imagens e laboratório.

A história do hospital também inclui momentos desafiadores, como a pandemia de COVID-19, quando, em 2020 e 2021, a unidade precisou expandir rapidamente com a construção de hospitais de campanha para atender à crescente demanda. Esse período evidenciou a capacidade de resposta e adaptação da Unimed Fortaleza diante de situações críticas.

A publicação é uma realização do grupo O Povo, com projeto gráfico de Renata Viana, textos de Amanda Araújo, Ana Rute Ramires, Letícia do Vale e Lucas Casemiro; revisão de Vitória Raulino e ilustrações de Carlus Campos.

O evento de lançamento do livro Hospital Unimed, 25 anos será uma oportunidade para celebrar não apenas a história e os avanços do hospital, mas também para homenagear a cultura cearense por meio da música. O evento incluirá a apresentação musical Meu Nordeste, em que artistas interpretarão canções de ícones da música cearense, como Belchior, Fagner, Ednardo, Fausto Nilo e Amelinha. Entre os artistas convidados estão o diretor musical Mimi Rocha e os cantores Nayra Costa, Claudine Albuquerque, Juliana Barreto e Pedro Frota. A abertura do evento ficará a cargo do Coral Unimed, composto por cooperados e colaboradores, sob a regência do maestro e pianista Tony Maranhão e da maestrina regente Célia Cortês.

Novos investimentos e conquistas

Nos últimos anos, a Unimed Fortaleza intensificou seus investimentos, buscando oferecer mais eficiência e qualidade no atendimento. Em 2024, a rede obteve uma importante conquista: a operadora tornou-se a primeira rede de saúde no Brasil a receber a acreditação internacional Ouro do programa Qmentum International (QGA), um processo que avalia a qualidade do atendimento e a segurança do paciente em toda a rede. Referência nacional em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Unimed Fortaleza possui certificação nível Diamante, a mais elevada certificação do sistema de avaliação.

Em setembro, a operadora estruturou o novo eixo de emergência cardioneuro no Hospital Unimed Fortaleza, voltado ao atendimento de alta complexidade para doenças cardiovasculares e neurológicas, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Essas emergências, entre as principais causas de mortalidade, exigem respostas rápidas para garantir melhores desfechos aos pacientes. O novo eixo permite diagnóstico e tratamento imediatos, melhorando os resultados clínicos e otimizando o trabalho dos profissionais de saúde. A iniciativa reforça o compromisso do hospital com a excelência no cuidado de doenças graves.

 

Mais sobre a Unimed Fortaleza

 

Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e cerca de 4 mil médicos cooperados.

A cooperativa possui uma ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed Fortaleza, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Oncologia Pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno. A rede própria conta, também, com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.