O Hospital Unimed Fortaleza, o maior hospital do sistema Unimed Brasil e referência nacional em procedimentos de alta complexidade, foi tema de uma sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará nesta segunda-feira, 23. A homenagem ocorreu em reconhecimento aos 25 anos do hospital, que se destacou durante a pandemia de Covid-19 pelo atendimento aos pacientes e pela montagem de um hospital de campanha em tempo recorde.

A sessão, realizada no auditório João Frederico Ferreira Gomes, foi deferida a partir de requerimento do deputado estadual Osmar Baquit, com subscrição do deputado Daniel Oliveira, e conduzida pelo deputado Diassis Diniz.

Durante a solenidade, a diretoria da Unimed Fortaleza foi homenageada, como o presidente da operadora, Dr. Marcos Aragão, e os diretores Flávio Ibiapina (Administrativo-Financeiro), Fabrício Martins (Comercial), Fernanda Colares (Recursos Próprios) e Francisco de Assis (Provimento em Saúde). Também estiveram presentes a Dra. Ana Lúcia Nocrato, primeira diretora geral do hospital, o médico intervencionista Dr. Nilson Mendonça Filho, superintendente do Samu Ceará, além de autoridades, diretores e colaboradores.

Na ocasião, Dr. Marcos Aragão ressaltou a trajetória do hospital e sua relevância para o sistema de saúde do estado. “É uma honra compartilhar este momento tão simbólico na trajetória da Unimed Fortaleza e do Hospital Unimed Fortaleza. Para mim, o significado é ainda mais sublime, pois estou sendo o porta-voz de amigos que contribuíram para a construção dessa história. A Unimed Fortaleza tem na sua essência a vocação para cuidar das pessoas e este caminho começou lá atrás, com a visão vanguardista do então presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Darival Bringel, que fundaram as bases do que futuramente se tornaria o maior hospital do sistema Unimed em todo o país”, afirma Dr. Marcos Aragão.

O presidente da Unimed Fortaleza também anunciou a estruturação do eixo cardiológico e neurológico do hospital, que oferece atendimento 24 horas com médicos especialistas, sendo o único no estado do Ceará, tanto na rede pública quanto privada, a contar com cardiologistas e neurologistas disponíveis em tempo integral. Atualmente, o hospital dispõe de 27 especialidades de plantão e sobreaviso para atender os pacientes com o suporte necessário.

A cerimônia marcou o reconhecimento da trajetória e da importância do Hospital Unimed Fortaleza para a saúde no Ceará e no Brasil.

 

 

Hospital Unimed Fortaleza estrutura eixo cardio-neuro para agilizar atendimento de alta complexidade

 

A Unimed Fortaleza estruturou o novo eixo de emergência cardio-neuro do Hospital Unimed Fortaleza, voltado ao atendimento de pacientes com doenças cardiovasculares e neurológicas, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Essas patologias, entre as principais causas de mortalidade, exigem respostas rápidas, uma vez que o tempo é fator crucial para o desfecho positivo do paciente.

A criação do novo eixo permite a identificação e o tratamento imediato de doenças de alta complexidade, o que garante melhores resultados para os pacientes. A estratégia coloca o cliente no centro do cuidado, reforçando a missão do hospital em oferecer assistência de excelência. Além de beneficiar os pacientes, a nova estrutura também melhora as condições de trabalho para os profissionais de saúde, que agora contam com um ambiente adequado para lidar com casos críticos, promovendo um ciclo de atendimento mais eficaz.

Com a estruturação do eixo cardio-neuro, a Unimed Fortaleza reforça sua vocação para o tratamento de pacientes com doenças graves, ajustando sua rede de atendimento para otimizar o direcionamento desses casos.  “A expectativa é que, com o tempo, os clientes compreendam melhor o funcionamento da rede, utilizando o hospital para atender a esses perfis específicos e de maior complexidade.”, afirma Dr. Jair pereira, coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Unimed.

Primeira operadora brasileira a alcançar a Acreditação Ouro em toda a sua rede

A Unimed Fortaleza tornou-se a primeira rede de saúde no Brasil a receber a acreditação internacional Ouro do programa Qmentum International (QGA), um processo que avalia a qualidade do atendimento e a segurança do paciente em toda a rede. Referência nacional em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Unimed Fortaleza possui certificação nível Diamante, a mais elevada certificação do sistema de avaliação.  O equipamento conta com um corpo clínico de excelência, time de resposta rápida para atendimento de urgência e emergência, além do centro de imagens e laboratório.

Além disso, o Hospital Unimed Sul alcançou o nível Platinum, atestando a excelência em gestão e cuidado com o paciente. A certificação demonstra a conformidade da rede com os padrões exigidos, reforçando o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento à saúde.

Mais sobre a Unimed Fortaleza

 

Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e cerca de 4 mil médicos cooperados.

A cooperativa possui uma ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Oncologia Pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno. A rede própria conta, também, com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.

Serviço
Hospital Unimed Fortaleza

Av. Visconde do Rio Branco, 4000
Funcionamento: 24h
www.unimedfortaleza.com.br
Instagram @unimedfortaleza