A capital cearense foi palco da Sobracil 2024, maior evento da América Latina que trata de tendências e inovações do setor de cirurgias minimamente invasivas e robótica.

 

Na ocasião, também foram realizados o 17º Congresso Brasileiro de Videocirurgia e o 6º Congresso brasileiro e latino-americano de cirurgia robótica.

 

No total, participaram 2.051 congressistas, além dos conferencistas e convidados internacionais (Uruguai, Argentina, Chile, EUA, Portugal, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha), com várias especialidades cirúrgicas: bariátrica, digestiva, coloprocto, urologia, ginecológica, torácica, pediátrica e cabeça e pescoço. O evento contou com a exibição de trabalhos científicos, exposição de patrocínios, networking e muito mais.

 

O Instituto de Pesquisa e Ensino IDOR/Rede D’Or participou como patrocinador e o Hospital São Carlos realizou cirurgias que foram transmitidas ao vivo durante os dias do evento. “Contamos com cirurgias bariátricas, endometriose e hérnias. Foi muito importante repassar nossa expertise para os participantes do evento”, disse o diretor do Hospital São Carlos/Rede D’Or, Francisco Monteiro.

 

De acordo com o médico, o evento foi o maior em número de participantes e no maior número de expositores. “O Sobracil 2024 superou todos os recordes, inclusive o número de cirurgias ao vivo transmitidas para o evento. As oito cirurgias foram feitas no Hospital São Carlos, sendo quatro robóticas e quatro de videolaparoscopia, realizadas por cirurgiões de outros países, de outros Estados do Brasil e cirurgiões do corpo clínico no HSC. Foram escolhidos casos interessantes e de alta complexidade”, relatou o médico.

 

O HSC e a Rede D’Or também marcaram presença com um estande de exposição. Na noite de quarta-feira, o Hospital São Carlos promoveu um evento no restaurante Vasto com especialista em cirurgia bariátrica, com o conferencista Dr. Fábio Almeida, titular da SBCBM, CBC e Sobracil. O organizador foi o Dr. Luiz Moura, do Hospital São Carlos.