A transformação digital tem guiado mudanças em diversos setores, a exemplo da saúde. Com inovações que vão desde a telemedicina até a inteligência artificial aplicada ao diagnóstico, as healthtechs, startups focadas em desenvolver soluções tecnológicas para esta área, são as responsáveis por redefinir como os cuidados médicos são prestados.
De acordo com a Distrito, plataforma de inovação, estima-se que no Brasil existam quase 1,4 mil healthtechs em operação, com prestação de serviços diversos, na parte de gestão, saúde e telemedicina. Apesar do crescimento, o brasileiro ainda tem ressalvas em relação ao uso da inteligência artificial. Dados da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado online, apontam que 69,5% dos brasileiros preferem ser mais cuidadosos sobre o uso de IA em serviços médicos e de saúde, ficando atrás apenas da educação.
Apesar da cautela, as startups de saúde vêm mostrando a capacidade de melhorar expressivamente os serviços médicos através da tecnologia. No Ceará, alguns negócios têm se destacado no segmento. Conheça algumas dessas healthtechs:
Straloo
A startup é especializada em reabilitação de lesões ortopédicas, bem-estar no trabalho através de práticas ergonômicas e telemedicina. Com a solução é possível minimizar procedimentos desnecessários, com algoritmos que identificam sinais de risco e geram alertas para gestores.
MedFlow
Plataforma de suporte à tomada de decisão clínica baseada em care pathway e low-code. O Medflow ajuda operadoras, hospitais e clínicas a organizar e padronizar as condutas com tecnologia e evidências científicas
Idun
Com o uso de inteligência artificial, a iDun é uma plataforma de gestão de dados de saúde inteligente, que unifica Gestão Ocupacional, Sinistralidade e Absenteísmo e todos os dados que envolvem a saúde dos colaboradores. Ela armazena, integra e unifica informações de saúde.
HealthDev
Especialista em Desenvolvimento de Sistemas de registros de Saúde e Interoperabilidade, a HealthDev atua com a plataforma de jornada digital do paciente, o SaúdeHD, que combina Empatia, Tecnologia e IA.
Cirurgia Autorizada
Plataforma de gestão de guias cirúrgicas e equipe médica em uma rede de relacionamento com fornecedores de materiais cirúrgicos e hospitais. A empresa é focada em diminuir desperdício dentro da área cirúrgica através da gestão da agenda cirúrgica do cirurgião.
Residentes no NINNA Hub, as startups encontram no espaço um ambiente de conexão com o mercado, como destaca a analista de startups, Mayara Santiago. “Somos facilitadores da transformação digital que tem impactado o segmento da saúde. Atuamos ao lado das startups contribuindo para que elas apliquem suas soluções junto ao mercado, atendendo também às necessidades das corporações. É um trabalho que acelera a integração dessas inovações”.