O governo federal lançou recentemente a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, uma medida que visa reduzir o número alarmante de acidentes envolvendo motos, em um cenário onde mais de 50% dos motociclistas no Brasil circulam sem habilitação, segundo dados divulgados pelo Ministério dos Transportes.
A iniciativa contará com campanhas educativas, intensificação das fiscalizações e ações de conscientização que serão realizadas em todo o país. O objetivo é garantir que motociclistas entendam a gravidade de circular sem habilitação e passem a adotar uma postura mais responsável no trânsito, contribuindo para a segurança de todos. O decreto ainda determina a criação do Dia Nacional do Motociclista, que será no dia 27 de julho.
“A criação da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes é um passo importante na luta para combater a falta de habilitação entre motociclistas. Essa medida reforça a necessidade de educar a população sobre a importância da formação e da segurança no trânsito”, afirma Eliardo Martins, presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará.