Na tarde de ontem (25), o governador Elmano de Freitas recebeu as equipes campeãs da edição local da Taça das Favelas, considerado o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Os times Bela Vista (equipe Feminina) e Jardim União (equipe masculina) conversaram com o governador sobre a conquista e sobre a importância do esporte como ferramenta de inclusão social. Também estavam presentes o presidente da Central Única das Favelas (Cufa Ceará), Francisco Wilton dos Santos (Piqqueno), e Daniel Braga, presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira. A Cufa e a FCNB são responsáveis pela competição.
A final da Taça das Favelas ocorreu no último dia 21, na Areninha Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza, impactando diretamente oito mil jovens e crianças e, indiretamente, entre 25 e 30 mil. O torneio tem por objetivo promover a inclusão social de centenas de jovens por meio do esporte, influenciando positivamente a realidade dessas pessoas. Para participar da competição, um dos principais critérios é que os atletas residam em favelas do Estado do Ceará e em cidades próximas à Fortaleza, Crateús, Sobral e Juazeiro do Norte.
“A Taça das Favelas é mais do que uma competição esportiva; é um símbolo de inclusão social e empoderamento. Ela representa a oportunidade de jovens talentos emergirem, rompendo barreiras e construindo novos futuros. Além do futebol, a Taça une comunidades, promove cidadania e fortalece a autoestima”, destaca Piqqueno.
Sobre a Cufa
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (Cufa) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários, promovendo a integração e inclusão social.
Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete de Rua, e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.