O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), presidiu nesta terça-feira (13), audiência pública de seu requerimento para discutir a ampliação do Novo Ensino Médio em Fortaleza.
O debate reuniu representantes do poder público e de instituições de ensino públicas e privadas.
O presidente da Casa, Gardel Rolim, ressaltou a importância do debate. “O nosso intuito é debater e compreender sobre as questões que envolvem a implementação desse novo formato de ensino que vem sendo discutido em todo o país e impacta os estudantes de Fortaleza. Sabemos que a execução do ensino médio é do Estado, mas o papel do parlamento nesse momento é acompanhar a série de questões que envolvem o tema e a partir daí saber em que ponto a Câmara Municipal de Fortaleza pode propor e auxiliar nesse processo de orientação aos alunos”, destacou o gestor.
O Novo Ensino Médio foi determinado pela Lei nº 13.415, de 2017, com prazo de 5 anos para ser posto em prática. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), no Ceará, a implementação do novo modelo iniciou de forma gradual, em 2022, com turmas do 1º ano do ensino médio. Em 2023, o modelo começou a ser implementado para as turmas de 1º e 2º anos, com previsão de inclusão das turmas de 3º ano do ensino médio em 2024.
Em abril deste ano, o Governo Federal anunciou a suspensão do cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio, com o objetivo de ampliar as discussões e debates acerca da aplicação dos novos modelos.